FAMICOM JUMP HERO RETSUDEN
Em comemoração ao vigésimo aniversário da Weekly Shonen Jump, da Editora Shueisha, foi lançado pela Bandai em 15 de fevereiro de 1989 para plataformas Nintendo Famicom (Family Computer – versão japonesa do “Nintendinho”) um jogo de RPG crossover chamado FAMICOM História de Heróis da Jump (ファミコンジャンプ 英雄列伝, famikon janpu hīrō retsuden).
A história trata de um garoto, que lendo sua querida Weekly Shonen Jump acaba, por algum mistério digno dos clichês de Hollywood, sendo sugado para dentro do mundo da revista.
O jogador, que assume o papel do inocente menino, terá que percorrer o mundo, buscando ajuda de famosos heróis, para combater uma aliança que assombra à toda humanidade: uma super-coalizão de vilões já publicados no semanário.
Logo no pôster de divulgação percebemos muitos dos heróis e vilões desse fantástico mundo, entre eles Seiya, Arale (Dr. Slump), Goku (Dragon Ball), Tsubasa (Captain Tsubasa)…
A lista completa inclui as séries: Astro Kyūda, CAT’S EYE, City Hunter, Chichi no Tamashī, Doberman Deka, Ginga: Nagareboshi Gin, Godsider, Harenchi Gakuen, High School! Kimengumi, Hōchōnin Ajihei, Hokuto no Ken, JoJo’s Bizarre Adventure, Kick Off, Kimagure Orange Road, Kinnikuman, Kochikame, Kōya no Shonen Isamu, Moeru! Onīsan, Otoko Ippiki Gaki Daishō, Ring ni Kakero, Sakigake!! Otokojuku, Shape Up War, THE MOMOTAROH, Toilet Hakase, Tsuide ni Tonchinkan, Wingman, Yamashita Taro-kun, e Yoroshiku Mechadoc.
Jogo Passo a Passo (ou quase isso)
Voltemos ao jogo… Você é Arino, seu objetivo é reunir 16 super-heróis em sua empreitada contra Piccolo, de Dragon Ball, o mestre do mal. Você está em uma cidade de Hokuto no Ken (Fist of the North Star) e logo de cara encara um desafio com o homem-búfalo de Kinnikuman e morre!
O jogo reinicia, e nessa segunda tentativa algumas opções são abertas, você encontra novos personagens no caminho, como Kenshiro, herói de Hokuto no Ken. Com ele ao seu lado, você (Arino) derrota o homem-búfalo. Em seguida Arino ganha um “guia de como jogar” e descobre que o próximo inimigo é um Senhor Kaiô, de Dragon Ball.
O tempo passa e ele se encontra com diversos personagens ao acaso, até chegar a Corporação Cápsula e ter-se com Bulma (Dragon Ball) que o envia numa máquina do tempo à conhecer Arale, onde ganha um robô adormecido que pode o enviar de volta para o próprio mundo. Nisso, Kaori e Ryo (City Hunter) encontram Arino e o ajudam a derrotar Tao Paipai (Dragon Ball)
Tem-se então uma série de pequenas campanhas onde Arino precisará encontrar certos artefatos. Em uma delas ele acaba topando com Goku em uma floresta.
Mais a frente, Arino está na Kame House e lá encontra, o Mestre Kami! E ele pede um favor à Arino, que lhe encontre um vídeo (ao que parece, de sacanagem, lógico!). Encontra, e como recompensa recebe a nuvem voadora de Goku.
Arino então voa para o sul, onde encontra JoJo (JoJo’s Bizarre Adventure) e Taro, do mangá de beisebol Dokaben. Outra mini-saga começa com um desafio de beisebol, onde Arino não se dá muito bem.
Enfim, mais alguns percalços, chegam ao Castelo de Piccolo. Lá uma batalha cruel acaba por eliminar Taro e seus colegas. Mas, ao fim, Arino vence Piccolo. Porém, o jogo não terminou.
Os restantes dos heróis passam por uma série de desventuras e até mortes acidentais. Eis então que o Piccolo jovem, nascido de seu ovo, se revela como a causa de tudo. MAS, DO NADA, EIS QUE SURGE COMO O SALVADOR DE TUDO:
SEIYA.
(sempre ele).
Que derrota o inimigo facilmente.
O jogo praticamente acaba. Só me resta o comentário do site “The Game Center” sobre o final do jogo: “Arino clears the game with nary a scratch. Too bad the ending is rather weak, but what else would you expect from Bandai?” (Arino termina o jogo com apenas um arranhão. Pena que o final seja bastante fraco, mas o que mais você esperaria da Bandai?)
SAINT SEIYA
Deixando o jogo de lado, faço agora a lista dos personagens de Saint Seiya lá presentes:
Seiya de Pégaso (como um dos 16 heróis);
Camus de Aquário, Shura de Capricórnio, Death Mask de Câncer, Aphrodite de Peixes e Saga de Gêmeos (na área 3 – Saga inclusive é o antepenúltimo mestre do jogo);
Shiryu de Dragão (área 2), Shun de Andrômeda, Saori Kido (área 3) aparecem como NPCs que fazem contato com Arino durante o jogo.
AUTOR:
Michael Serra
COLABORAÇÃO (TEXTO E FOTOS):
Igor Knauss.
REVISÃO:
Allan Nicol
FONTES AUXILIARES:
DBZ.superpope.com.
The Game Center – CX Episode Guide.
É meio que um J-Stars Victory VS+ do passado, né?
Com certeza foi febre na época. Dá até saudades dos tempos destes gráficos, onde tudo era apenas diversão e zero cobrança rs.