Chimaki Kuori: Japan Expo 2016 (Canal Manga)

Entre os dias 7 e 10 do mês de julho de 2016, Chimaki Kuori, co-autora do mangá “Saint Seiya Saintia Sho” esteve no evento francês “Japan Expo 2016”. Chimaki Kuori disse muitas coisas interessantes na conferência, bem como Shiori Teshirogi que também foi ao evento, esclarecendo mais coisas sobre suas obras. Apenas em 13 de fevereiro de 2017, o canal francês Manga, trouxe uma curta entrevista com Chimaki Kuori realizada no evento em questão. Aqui trago a tradução do breve texto contido no vídeo:

Confira aqui o vídeo publicado em 13 de fev de 2017.

A série Saint Seiya, criada em 1986 por Masami Kurumada, decididamente não disse suas últimas palavras!

Depois de diferentes mangás “Episode G”, “Lost Canvas” e “Next Dimension”, um novo mangá chamado “Saintia Shô” foi lançado em 2013. Desenhado por Chimaki Kuori, este mangá honra as mulheres Cavaleiros de Saint Seiya. Nós tivemos a chance de conhecer a desenhista, que prefere permanecer nas sombras e nos brindar com desenhos muito belos.

Chimaki Kuori: Basicamente, o projeto Saintia Sho era um Saint Seiya todo novo no qual havia apenas garotas. E tinha que ser uma história em que apenas as mulheres iriam intervir. Mas depois de um tempo, a seguinte pergunta surgia: será que os fãs originais de Saint Seiya iriam amar este mundo que é um pouco diferente do que eles costumam ver? É verdade que Saint Seiya é uma série de homens de fato. E pensamos que para a série ser aceita também pela comunidade de fãs do Saint Seiya original, deveria se fazer fazer uma história que se desenrolaria em um momento que permitiria apenas que os cavaleiros originais pudessem aparecer regularmente, a fim para satisfazer a todos.

E é assim que ao longo dos tomos que Chimaki Kuori cuidadosamente consegue fazer a ligação com a série original.

Chimaki Kuori: Na verdade, é um pouco embaraçoso. Porque se você ler apenas o episódio 1, você vai perder muitas coisas. Afinal, o volume 1 sozinho não parece muito apegado ao universo de Saint Seiya. Mas, para explicar rapidamente Saintia Sho, é a história de Shoko, uma jovem que se encontrará envolvida em uma guerra divina. E nós vamos ver um pouco de como ela se viu envolvida lá. E no volume 1, aprendemos como uma simples garota se tornou o que é conhecido na verdade como uma Saintia, uma guerreira de Atena.

Através do percurso de Shoko, o mangá permite redescobrir certos personagens de Saint Seiya e trazer novos elementos às suas histórias.

Chimaki Kuori: Então fica bem entendido ser este o caso: nós aproveitamos a oportunidade para voltar aos episódios que talvez nem sempre estão muito claros e, em seguida, acrescentamos detalhes. Mas esse não é o objetivo principal. O objetivo é que os leitores se encontrem em um mundo que lhes é familiar, mas a heroína da história ainda é Shoko. E como Shoko vai derrotar seus oponentes e superar todas as provações que a aguardam. No entanto, quando os Cavaleiros originais aparecem, seus problemas também são destacados no mangá. E, de fato, nós redescobrimos um ponto de vista um pouco diferente dos eventos que ocorreram no mangá original. Este novo esclarecimento permite uma precisão. Mas este não é o objetivo principal do mangá.

Chimaki Kuori teve a difícil tarefa de criar novos Cavaleiros e ter que se diferenciar de todos os mangás e séries anteriores.

Chimaki Kuori:  Quanto às Saintia, não foi muito complicado. Porque são personagens completamente novas e eu já tinha recebido orientações gerais de Masami Kurumada, que me disse: “Bem, aqui estão, elas são 5, elas são assim.” O mais complicado foi ter de criar os Cavaleiros. Porque sendo Cavaleiros que nunca tinham aparecido na obra original, eles tinham de ser imaginados. E é verdade que temos uma lista de constelações que ainda não foram utilizadas. E ela fica cada vez mais e mais curta. Portanto, este é o mais difícil: encontrar constelações que ainda estavam livres ou que jamais apareceram nos animes e nos diferentes mangás.

O universo de Saint Seiya parece ser uma fonte de inspiração sem limites como as séries derivadas  tem se multiplicado há 30 anos.

Chimaki Kuori: Na verdade, na minha mente, a maior parte do que poderia ser adaptado já tem sido no anime original. Por outro lado, eu não tenho muita ideia sobre o que poderia pegar e refazer mais. Por isso, por enquanto, eu estou me aprofundando em Next Dimension. Sempre que há um novo capítulo, há novos personagens. E por isso estou ansiosa por cada novo capítulo do Sr. Kurumada para ver quem vai ser o próximo personagem a aparecer.

Você já pode encontrar 8 volumes de Saintia Sho, publicado pela Kurokawa. Note que o mangá em breve será adaptado em série animada.

TRADUÇÃO:
Allan “Nicol”

Fontes:
Vídeo postado no Canal Manga.

Agradecimentos:
Laïd Seghir, que gentilmente transcreveu o áudio que possibilitou esta tradução.