Olá amigos!
Perdoem pela ausência. Queria muito ter postado algo antes, mas além das sagradas obrigações do trabalho, ainda fiquei doente nos últimos dias. Aos poucos eu continuei editando o tão prometido artigo onde analiso o The Next Dimension.Conforme avisei antes, vou comentar um pouco sobre tão esperado retorno do “Saint Seiya, The Next Dimension, Meiô Shinwa”, mas também sobre seu princípio e suas idas e vindas. Originalmente eu tinha prometido dedicar um post a isso, mas gostaria de fazer do que vou comentar algo fixo, assim como fiz quando comentei sobre os finais de Hades. Aliás, gostaria de usar aquela página como parte do que gostaria de expor e em algum momento vou citá-la.Bom, eu hesitei muito em escrever algo sobre o ND, basicamente, por esses motivos:1 – porque a grande maioria dos que se dizem fãs de Saint Seiya se prendem única e exclusivamente à premissa de que “Kurumada é o autor de Saint Seiya, então tudo que ele escreve, diz ou até rabisca é lei – ou a tão famosa palavrinha que tem circulado na internet, CÂNON”, e qualquer tentativa de falar contra essa linha é tratada como blasfêmia ou menosprezada com comentários do tipo “tem gente que só quer saber mais que o Kurumada”.
2 – porque a grande maioria dos fãs e os que nem são tanto assim de Saint Seiya, mas guardam algum interesse mínimo pela série, estão tão impressionados pelo marketing criado em cima do retorno do ND como sendo “legítima sequência de Saint Seiya”, que não toleram a mínima possibilidade de avaliar todo o contexto da publicação de Saint Seiya e do papel de Kurumada e seu ND nisso tudo.
3 – porque existem fãs que não foram capazes de compreender o filme “Tenkai-hen Josô Overture” e, contagiados pelos comentários negativos de Kurumada, torciam para ver um Tenkai-hen que fosse 100% as idéias de Kurumada (o que remete ao ponto 1 também).
4 – porque muitos fãs, por um ou outro motivo, criaram em suas mentes a idéia de que o “Saint Seiya, The Lost Canvas, Meiô Shinwa” é um rival do “The Next Dimension, Meiô Shinwa”, e qualquer tentativa de enxergar o ND e tudo ao seu redor pode também ser tomado apenas como um banal movimento a favor do LC, ainda mais para quem taxa o LC de “não-canônico”.
Eu tentei expor em outros lugares o que estou prestes a publicar aqui, mas por conta de fãs que seguem uma das (ou todas as) opções acima eu não tive bons resultados, batendo de frente com fãs mais que intolerantes. Por esse motivo e pelo fato disto aqui não ser nenhum fórum para haver debates de opiniões, caso não concordem com o que for exposto a seguir, eu recomendo que procurem os inúmeros sites, blogs e fóruns onde com certeza encontrarão quem compartilhe da idéias de que “só o que Kurumada faz é que vale” ou “o ND é que é a história legítima e o LC é só um fanfic”, “o filme Tenkai foi esmagado pelo ND” e outras coisas do tipo. Resumindo, esse tipo de comentário tem em toda parte, então me poupem. Mas fiquem à vontade pra avaliar este post com uma nota bem baixa (nas estrelinhas abaixo do post), o recado estará dado e compreendo se não tiver agradado.
De todo modo, como o ND não parou, o artigo é passível de mudanças. Posso adicionar coisas, ampliar e até repensar algumas coisas e reescrever justificadamente, afinal, algumas coisas que escrevi já pensei e repensei algumas vezes ao longo dos anos em que manifestei por aí sobre o ND. Neste ponto, dúvidas e opiniões controversas ao que escrevi, mas com algum fundamento que levante algum questionamento são realmente bem-vindas, porque afinal é algo que gera mais o que se pensar e mais o que se escrever, embora para muitos não há o que pensar e, simplesmente, o ND é lei e o resto é resto (mais uma vez, o tipo de argumento batido que não me interessa).
Depois dessa breve explanação, indico o link com o artigo que escrevi sobre o ND e minha análise geral sobre seu contexto em relação aos outros mangás de Saint Seiya:
A pagina está OFF XD
Muito boa analise.
Ainda assim, senti um quê de parcialidade em alguns comentários ao longo do texto quando você se propunha a comparar ND e TLC… Enfim, posso estar errado.
Então, se o objetivo é dar continuidade ao clássico Saint Seiya, ND é a obra q certamente mostrará isso (dificilmente isso ficara nas mãos de TLC ou EPS G, não é? XP), logo, a canonização dada a esta nas págs da Shonen Champion (ou nas demais fontes) não é nada tão fora do comum (msm existindo o jogo de marketing como auxilio XP).
Sobre algumas mudanças decorrentes no Prólogo 1, como uma leve alteração na aparência do Hades e tbm nas falas: creio que isso não tenha tanto peso para a crítica feita.
Se notar, os traços do ND parecem deixar os personagens com uma aparecia um pouco diferente da q conhecíamos no clássico (vide Saori, q às vezes, devido ao estilo do traço do mangá, fica um pouco diferente). E quanto às mudanças nas falas, não teria porque a Shueisha alterar falas do clássico por causa disso, nem muito menos elas acontecerem no anime. ND é uma nova obra, msm abordando algo q já acontecera, não interfere em muita coisa o fato de algumas cenas terem sido mostradas sob outro “ângulo”. O q importa é q a mensagem principal foi mantida: Hades lembrando-se do rosto do Seiya.
Essa parte suou mais como uma “pontada” para com os “NDetes”… XP
No mais, só teremos certeza de alguma coisa com o passar dos caps do mangá.
Não quero me delongar neste assunto, já q aqui não é o local apropriado para tal (acho eu XP), sendo q a comunidade (Orkut) do blog poderia ser utilizada para isso. =D
Bem, no momento aqui tá normal. Tenta de novo, às vezes a página pode sair do ar por excesso de acessos ao mesmo tempo. Pelo meu controle aqui, tem muita gente vendo a página, mas nem todos partem aqui do site, imagino que andaram colando o link por aí e muitas outras pessoas estão entrando ao mesmo tempo. Continue tentando que dá certo.
OLá anzo_4ever. Primeiro, obrigado por ter lido o meu artigo e ter se dado ao trabalho de comentar.
Bem, a minha proposta era analisar e levantar questões sobre o ND em relação ao resto de Saint Seiya. Porém, é impossível ser 100% imparcial. Eu tentei ser imparcial e mostrar objetivamente questões como as diferenças visuais e da história, mas como eu disse em outras ocasiões, este site/blog é minha forma de expressar meu ponto de vista também, obviamente eu não consigui engolir o ND ainda e acho que ele deixa muito a desejar em vários aspectos. Mesmo assim, tentando ser imparcial, eu não pude deixar de ressaltar o meu ponto de vista sobre fatos, e busquei ressaltar isso. Originalmente eu até pensei em tratar isso q eu escrevi como uma “crítica”, mas como eu envolvi muitos dados objetivos no que escrevi, não queria que a maioria interpretasse tudo como um tom de crítica pessoal somente.
Bom, a intenção do LC e EpG não é ser a sequência, como eu escrevi lá, eles sempre se focaram no passado mesmo. O ND é que tem essa nova proposta recentemente. Só que o que eu concluo é q a intenção do Kurumada, pode ser usar isso para tirar a linha canônica do clássico e criar uma nova pela Akita. Aí, tudo o q existe na Shueisha seria um paralelo, e do q viesse no ND em diante, seria uma nova linha. Fazendo isso, Kurumada pode mudar o foco de tudo, e dizer que tudo fora do ND, até o q tem na Shueisha, LC, EPG (e até os animes) são paralelos ao ND.
Considerando que originalmente se falava de Pégaso mitológico e agora se foca em um Pégaso da última geração e “amigo” de Hades, eu acho que há uma diferença considerável, mas enfim. E quanto às mudanças nas falas, se a intenção de Kurumada era de amparar a validade do ND como sequência, qualquer referência/alteração mostrada de alguma forma no clássico ou no anime que vinha do clássico, seria pertinente. Assim, o ND teria mais base para ser a sequência daquela linha canonica e não uma sequência com tom de paralelo. Ao longo do mangá clássico mesmo, grandes diferenças existiram da WSJ para os volumes compilados do mangá, e muitas diferenças existiram do mangá para o anime clássico, mas nessas mudanças, sempre se procurava algo para respaldar tudo isso e dar base, especialmente quando se trata de falar do passado. Não gosto de usar referências externas, mas lembro quando Star Wars lançou a trilogia dos episódios I, II e III. Aí na versão remasterizada do episódio VI, editaram a imagem do espírito de Dearth Vader sem a máscara em espírito pela imagem do jovem Anakin Skywalker (que não lembro o nome do ator). Enfim, se a intenção é dar base ao ND, ou pelo menos às intenções de Kurumada, o correto seria amarrar as pontas de alguma forma. E uma mudança sutil no diálogo não seria demais nem novidade para o mangá de Saint Seiya, e de Kurumada tem o poder, ele poderia ter feito isso.
No entanto, o que foi mostrado no ND, não foi só um outro ângulo, foi um ângulo diferente para dar margem a uma outra Saga de Hades (Meiô Shinwa), já que o futuro de Saint Seiya parte de Hades, creio q a intenção do Kurumada seja justamente mudar drasticamente essa saga de Hades para daí criar um novo futuro sem se preocupar com o q ficou na Shueisha e etc.
Na verdade, eu queria escrever um artigo só sobre os visuais do ND e a confusão que é em relação ao contexto. Há muitas e muitas diferenças, muitas vezes sutis, no visual de todos os personagens. No início, me parecia tudo mesmo sutil de diferença de traço, nada proposital para diferenciar, mas com os novos dourados, as coisas misturaram de vez.
Pois é, com certeza o ND ainda vai dar muito o que falar com os próximos capítulos. É esperar pra ver, e como eu disse, estou disposto a colocar mais coisas no q escrevi e até reescrever algo se for o caso, se algo me levar seriamente a pensar diferente.
Bom, já existem muitas comunidades, blogs, sites e fóruns que vão contra essa minha análise e minhas críticas. Eu particularmente ando sem vontade de entrar em discussões prolongadas como já fiz por aí, então eu tenho certeza absoluta que muita gente vai pegar o q eu escrevi e se contrapor, e tem gente q vai até falar mal, ofender e etc, não estou dizendo que é o seu caso, aliás agradeço por você ter se expressado com educação ou respeito, mesmo nós dois divergindo em alguns pontos. De todo modo, eu não tenho vontade em entrar em discussões sobre isso, pq na verdade já existem muitas, e se é simplesmente para discutir com as lógicas do que é ou não cânon que eu já conheço, acho que realmente eu prefiro ficar na minha, até pq já não tenho mais o tempo que eu tinha antes para grandes discussões.
Realmente, discussões desse tipo no momento nem são tão viáveis até, já que se prendem basicamente à mesma coisa, como vc disse.
Até porque o ND parou novamente num momento intrigante, quando se faz menção a Cronos e a uma possível distorção temporal. Os caps seguintes é q vão começar a responder (ou não… dependendo do Kurumada) certas indagações.
Como eu já havia dito, a análise ficou muito boa pelo teor objetivo e as informações postadas por você. Entendo o seu lado parcial no artigo… Faz parte (ainda mais dizendo q ainda não consegue “engolir” o ND). =P
Para os q acompanham e gostam da obra (como eu, por exemplo =P), o jeito é entender o lado da outra pessoa, q ainda assim conseguiu se ater à proposta do artigo, sendo o mais imparcial na medida do possível.
Sobre o Kurumada arranjar um meio p/ criar uma nova linha para o ND, deixando assim o clássico como paralelo… Pode ser q sim, pode ser q não (nem tinha pensado nisso). O nome “Next Dimension” pode dar margens para interpretações assim (sabe-se lá o q ta se passando na cabeça do M.K =P).
Retomando a questão do ângulo mostrado no Prólogo 1, não é tão diferente assim a meu ver. No clássico, como vc citou, Hades referia-se a um Pegaso mitológico; no ND não é diferente: Hades primeiro se refere ao saint mitológico e só depois diz q na encarnação anterior já convivera como um amigo dele. Assim, foi algo q o Kurumada aproveitou do clássico, abrindo essa vertente para o ND/TLC, da Guerra Santa anterior. Primeiramente vemos um Hades se referindo a alguém mitológico, mas depois o vemos aprofundar seus pensamentos, digamos assim, e lembrar-se da sua encarnação passada (essa segunda parte é o q vemos em ND), abrindo assim o leque para a história do mangá em questão.
As diferenças ficam mais por conta dos novos quadros q “reapresentam” essa passagem do clássico.
Por isso acredito q essas mudanças no mangá clássico não seriam tão necessárias assim, já q o ND, por si só, já mostra qual o momento em q Hades “relembra” do Pegaso mitológico e, posteriormente, de sua encarnação passada.
Enfim, acho q já está bom, se não vc pode achar q estou querendo puxar mais e mais assuntos… Mas não. =P
Só espero q o ND ganhe cada vez mais consistência, pois como foi dito, no inicio ele era bem introdutório, com poucas pags, deixando a desejar em algo… Mas depois q fui acompanhando todos os caps, comecei a gostar dos acontecimentos.
Acredito no potencial do Kurumada e espero q ele deixe de preguiça e melhore o seu traço, assim como aconteceu no clássico (e o q realmente me intriga é aquela data de 1990). =P
Finalizando, parabéns novamente pelo artigo! =D
Eu gosto do ND principalmente porque ele trouxe uma sensação que eu não tinha faz tempo com CDZ: não ter ideia do que vai acontecer!
Por isso torço pra que ocorra a tal viagem no tempo e quero ver mais loucuras do Kurumada XD
Não tive paciência de ler tudo 😛 muito grande e também achei bem “parcial” (dentro dessa mania dos fãs de acharem que quem gosta de um dos dois mangás tem que fazer isso diminuindo o valor do outro).
Mas soh uma coisa, é normal mangas shonen começarem com muitas páginas nos primeiros capítulos, pode ir olhar no onemanga Bleach, Naruto, Toriko.
Caro Anônimo que não teve paciência de ler tudo que escrevi, em primeiro lugar, não houve a intenção do artigo de “diminuir o valor” de um ou outro, ao contrário, a intenção foi expor que tanto LC quanto ND tem o seu valor.
O fato de eu particularmente não ser um fanático pelo ND e achar que ele deixa a desejar não torna o artigo parcial no sentido de desmerecer o ND e elevar o LC.
Obviamente você não teve sequer paciência de ler o começo do tópico, pois vc se encaixa no grupo de fãs que descrevi no ponto 4, ou seja, o simples fato de falar sobre o ND sob outro aspecto é motivo para taxar tudo q escrevi de “parcial” e de uma tentativa de desvalorizar o ND em favor do LC.
Da mesma forma que vc não teve paciência de ler tudo que escrevi e criticou de forma tão vazia, não terei paciência para levar em consideração outras críticas com esse teor, que já disse desde o princípio, já as conheço bem e sei que existe vários lugares fora daqui onde elas correm soltas.
Sobre a quantidade de páginas dos mangás shônen, não é comum que mangás do gênero apresentem a mesma quantidade de páginas dos primeiros capítulos do LC. Fui lá, conferir no onemanga como me sugeriu. Bleach, por exemplo, tem mais de 50 páginas só no primeiro capítulo, a partir do 2º ele já não é como o LC, pois entra nos padrões das 20 e poucas páginas dos demais mangás. Com Naruto ocorre o mesmo, pouco mais de 50 páginas no primeiro capítulo e a partir daí 20 e poucas de novo.
Enfim, não que isso fosse relevante dentro do que eu escrevi, porque num contexto geral, os mangás de qualquer gênero não começam seus primeiro capitulos com as quantidades de páginas que o LC apresentou, e ainda mais com páginas coloridas, muito menos os mangás de Saint Seiya, nem mesmo o clássico, começaram no ritmo puxado do LC.
A questão sobre este ponto não é dizer que o LC é melhor pela quantidade de páginas que apresentou desde os primeiros capítulos, mas quis colocar que para desenvolver a história dessas páginas e para produzí-las, era preciso uma boa antecendência que o coloca em uma outra perspectiva quanto a sua origem em relação ao ND que foi publicado antes, mas com pouquíssimas páginas. Era este o ponto, mas infelizmente vc não compreendeu e nem se deu ao trabalho de ler o restante, já taxou tudo de parte de uma “mania de achar que quem de um dos dois mangás tem que fazer isso diminuindo o valor do outro”, ou seja, taxou o que eu escrevi de algo pró-LC e contra-ND, o que eu deixei bem claro desde o começo que não era a intenção.
Mais uma vez, que isso fique de exemplo sobre o tipo de comentário que não me interessa.
Antes de comentar sobre esse artigo, gostaria de parabenizar a todos que estão envolvidos neste maravilhoso site/blog sobre Saint Seiya.
Meu nome é Marcelo e sou novo por aqui, como a maioria sou fã de Cavaleiros. Até achar o Taizen, eu realmente acreditava que o Cavzodiaco era o lugar mais completo que existia para saber mais desta serie tão amada ( que erro meu hein XD) até que por um acaso eu encontrei este lugar. As matérias que vocês publicam são muito bem elaboradas, estudadas e comentadas, a analise ao contraria do que li por aqui são imparciais e muito bem feitas.
As reportagens traduzidas tem informações que eu nunca saberia se dependesse do cavzodiaco ( não diminuindo ele, pois ele ainda é um site muito bom com noticias quase diárias), as matérias sobre o prologo do céu e as coisas que eu descobri lendo elas foram de grade ajuda para me tornar um fã mais completo, fora é claro as curiosidades. Por isso quero novamente agradecer a todos os envolvidos neste projeto e que não deixem que algumas opiniões mal formuladas estraguem essa forma de nos informar.
Bem, sobre a matéria em si, achei muito bem feita, eu sinceramente não gosto nem um pouco o que o Kurumada tem fazendo com os fãs de Seiya, nem tanto pelos traços ( que não são bons na minha opinião) mas sim pela falta de coerência com sua própria obra (até agora pelo menos) como principalmente pela falta de regularidade. Todos os créditos ao Kuru por fazer seiya, mas bem que ele poderia ter um pouco mais de respeito com as pessoas que fazem ele ser o mangaka famoso que é! Os 12 primeiros capítulos de ND na minha opinião são tinta e grafite jogados fora, os capítulos além de minúsculos se perdem completamente em alguns momentos,a partir do 13 capitulo a historia muda do nada (sem uma explicação) e “recomeça” por assim dizer do inicio. Quando a historia começa e ficar boa com um enredo interessante o manga sofre mais uma pousa!!! Agora só em junho, não da para entender, fora que estas paginas publicadas até agora devem ter sido feitas desde outubro, ou seja, tempo para fazer as coisas é que não foi, havia tempo suficiente para que a publicação de ND tivesse sido semanal, ou seja, falta de respeito!
Agora, espero que em junho, quando acredito que LC tenha se encerrado (manga é claro) ND não faça feio e continue com publicações descentes.
Torço para que isso ocorra, pois afinal Tenkai tem que continuar, e de preferência, antes que eu morra XD
Era isso que eu queria dizer, e saibam pessoas envolvidas com site, que agora vocês tem mais um fã se Saint Seiya para especionar o trabalho de vocês hein 😛
Antes de ir, gostaria de saber se alguma matéria sendo planejada sobre o Lost Canvas, acho esse manga incrível e gostaria de saber mais informações sobre ele e é claro, sobre a Shiori, coisas como a fama dele, a vendagem, recepção e a animação. Espero que quando LC acabar o Kuru convide ela para uma outra saga para o universo Saint Seiya.
Muito obrigado pelo comentário Marcelo, que bom que você entendeu o espírito do artigo, que de fato não é críticar o ND e sim analisá-lo em relação aos outros mangás de SS, em especial o LC e o clássico, explorando as suas vertentes dimensionais e lançando algumas informações objetivas.
Como eu disse ao anzo_4ever, mesmo eu me propondo a fazer algo o mais imparcial possível, ainda assim é impossível ser 100% imparcial, até pq artigos nesse estilo são também uma forma de expressar o meu ponto de vista. Mas como deixei claro, o intuito não era colocar a minha opinião sobre a qualidade do ND em destaque, então o foco principal do artigo era mais objetivo e imparcial no geral.
No mais, todo mundo tem o direito de gostar do ND e tbm de não gostar. Mesmo eu, particularmente achando q o ND deixa a muito a desejar, especialmente, por ser uma obra que é do Kurumada, o que me leva a esperar bem mais do que vem sendo mostrado. Apesar disso, eu procuro agradar tanto aos que curtem, quanto aos que não curtem. Prova disso é que, apesar do meu gosto particular, eu me esforcei para criar uma página super objetiva e o mais completa possível sobre volume 1 do Next Dimension. Eu comprei o volume 1 direto do Japão e amassei ele todo para scanear várias páginas e poster só para mostrar aos fãs do ND aqui no site, sem mencionar que corri atrás de informações sobre o ND e até sobre os freelancers que trabalharam com o ND realmente deu muito trabalho para agradar mais aos fãs do ND. Então, por mais que eu tenha meus gostos e expresse eles em um ou outro momento, eu procuro sempre agradar também aos que não tem o mesmo gosto que eu.
Outra coisa, eu não curto também o Episódio G, mas sei do seu valor e sei que tem pontos positivos também, até acho que o LC só conseguiu fazer mais sucesso no mundo dos fãs por conta do EpG que já veio quebrando barreiras de um novo autor com um novo traço, o que rompeu o preconceito de muitos fãs que se apegam ao traço/roteiro do Kurumada. Por isso, já estou bolando coisas especiais sobre o EpG, que tenho certeza que os fãs e os q tbm não são tão fãs assim vão gostar.
Sobre o LC, ele no momento não é minha prioridade, pq tem uma lista imensa de coisas que estão na frente (Calendário, mais sobre os filmes, traduções diversas). Mas pretendo continuar as traduções dos especiais do anime (Cosmo Comunicado) que saem junto com os capítulos do LC. Tão logo for possível, eu vou comentar sobre os volumes e capítulos do LC, com imagens e dados, e vou tentar incluir o que vc me pediu tbm, Marcelo.
No mais, tbm estamos trabalhando numa matéria sobre os personagens do mundo Saint Seiya, algo mais geral mesmo, lá terá espaço para falar de cada um dos personagens do LC e também do ND. Mas isso tbm vai demorar um pouco, até porque, mesmo com os colaboradores valiosos que temos, muita coisa conta só comigo mesmo pra ser desenvolvida, já que o Michael anda ocupado com assuntos particulares.
Marcelo, agradeço mais uma vez em nome do site e de nossos colaboradores que ajudam a mostrar tudo o que você aqui, o site/blog é humilde, mas é feito com seriedade e respeito pelos fãs em geral. Não temos a intenção de nos compararmos a outros sites, mas esperamos fazer a diferença e trazer isso mesmo, curiosidades, informações e, especialmente, fazer o fã pensar sobre Saint Seiya em vários aspectos. Espero que continue acompanhando a gente.
allan parece que vai rolar uma viagem ai pro japão
pra mim… vc sabe onde fica o estudio do kurumada xp
sera que se eu ficar de tocaia da pra encontrar ele? kkk
o artigo ta de parebens com swmpre a taizen é nota 1000000000000!!!
Realmente eu entendo que é quase impossivel se fazer um artigo sobre algo relacionado com Saint Seiya e sendo um fã da série não transmitir nem um pouco da sua opinião pessoal, mas você ta conseguindo fazer isso muito bem.
Sobre a matéria do LC ficarei esperando ansiosamente pela publicação, afinal de contas, outros artigos é que não faltam não é mesmo?, e com as traduções dos Cosmos Comunicados ja da para ir esperando XD
Episodio G eu gosto, só que acho que a falta de informações sobre ele, e a demora nas publicações dos capitulos é que acabam deixando ele em segundo plano, apesar que em termos de qualidade ele seja incrivel, tbm estou ansioso pela publicação.
No geral, tudo relacionado a Saint Seiya me interessa, e a proposito, se conseguir achar o endereço do estudio do Kuru como o anonimo ali pediu, pode me passar tbm??? XD
kkkkkkkk
Caro Anônimo que vai pro Japão, para esclarecer, eu não vivo no Japão, pq vc disse “vou aí no Japão”. Hehehehe.
Respondendo à você e ao Marcelo, eu não lembro de ter visto o endereço do Kurumada Pro propriamente dito em nenhum lugar, mas vou dar uma olhada com calma para ver se encontro. Acho que o endereço dos estúdios dos mangakas não costuma ser revelado por aí, se vc prestarem atenção no video do Manga no Genba que eu coloquei no site, quando o pessoal do programa vai ao Kurumada Pro, eles não mostram a plaquinha com o número do lugar e nem mostram exatamente o caminho para chegar lá. Se não me engano, o estúdio dele fica em Yokohama, acho que estando lá fica fácil de encontrar se procurar se informar.
Geralmente, os mangakas recebem cartas ou qualquer contato através da editora de seus mangás. Hoje, se vocês quiserem enviar uma carta ao Kurumada ou Shiori, devem enviar ao endereço expresso toda semana nas páginas do mangá (e nas do ND quando ele sai), lá eles sempre incentivam os fãs à escreverem. Só que é muito difícil receber alguma informação do Kurumada sobre curiosidades que temos, são pouquíssimas as ocasiões em que ele tirou dúvidas de fãs sobre SS, e quando ele faz, sempre dá um jeito de falar de suas outras obras.
De todo modo, vou ver se acho o endereço do Kurumada Pro especificamente, se eu achar eu posto no blog mesmo, à título de curiosidade.
No mais, aviso que neste fim de semana tem mais perguntas e respostas do Sion de Áries. Durante a semana vou tentar postar as curiosidades do filme 2 de Saint Seiya e vou criar uma página também sobre alguma publicação japonesa (aceito sugestões) no estilo das páginas da Jump Remix, ND vol 1 e etc.
Mais uma vez, obrigado pelo apoio, é muito importante mesmo.
Legal!
Estava estava esperando as outras partes das publicações da Tokumori para saber se tinha mais do bloco em q o Shion “responde” ao fãs!
Aguardando!
=D
E por falar no mangá de ND, será que poderiam me informar onde posso comprar a edição japonesa?
Não vou aguentar esperar sair por aqui =P
Bom, eu comprei o meu direto do Japão, existem muitos sites de lojas online de lá que entregam aqui, e olha, te garanto que sai muito mais barato do que importar pela FONOMAG (que é uma loja de São Paulo que trás do Japão e costuma cobrar mais caro, até pq, como loja eles tem q lucrar em cima do “trabalho” de importar). Tem certos sites brasileiros de Cavaleiros do Zodíaco por aí que fazem a maior propaganda da FONOMAG e de outras lojas e produtos de Cavaleiros com interesses próprios, mas eu digo que, se vc tem dinheiro e um cartão de crédito que te permite fazer comprar internacionais, vale à pena tentar comprar direto do Japão, especialmente livros e mangás, sai bem mais em conta, pq, ao contrário do que dizem por aí, não há impostos sobre eles (é garantia da nossa Constituição Federal). Nem os impostos japoneses caem sobre livros e mangás importados, a gente compra ainda mais barato do que os próprios japas. Mesmo com o dólar alto e com a taxa de entrega (o que realmente pode ser naturalmente caro pela distância), o meu ND volume 1 saiu por pouco mais de R$ 30 reais (lembrando que a cotação de dolar considerada é a mais próxima do dia de fechar a sua fatura do cartão). Eu acho que a qualidade do ND é igual a dos “film books” que a Conrad vendeu, só que o ND tem uma capa com o logotipo do ND em alto relevo. E é legal comprar outras coisas originais tbm, mesmo pra quem não sabe japonês. Os artbooks de Saint Seiya, que tem mais imagens do que informações (e eu até tento traduzir tudo que é de informação que tem neles ainda) é item que agrada a todo fã em geral.
Andam dizendo que o Ring ni Kakeru vai ter novos episodios em breve
Sera que o Shingo Araki volta a trabalhar com o Kurumada nessa serie?
Não sei, mas como Araki não é a única pessoa capaz de fazer aquele tipo de traço, se ele não voltar, acho que outra pessoa pode se encarregar disso.
Nicol no artigo esta escrito que o nd é o primeiro mangá lançado a totalmente cores,mas não teve outros mangás antes dele lançado totalmente a cores?
desculpe esta postando coisas nada a ver com o assunto mas achei interessante, veja isso
http://www.geocities.jp/ranmaurusei82/ranma/ranma1808.html
ranma 1/2 fez homenagens a cdz?
Sobre o ND, pois é o próprio Kurumada disse em uma nota no próprio volume 1 que os mangás são tradicionalmente em preto e branco. Ocorre de mangás terem algumas páginas coloridas, mas que eu saiba um volume de mangá totalmente colorido só o ND mesmo. Mas se vc souber de outro na história dos mangás que tenha sido publicado todo colorido, por favor pode me informar que eu me corrijo.
Sobre o Ranma 1/2, pois é, pelo visto Ranma mostra técnicas em comum com, mas teria de saber a data de publicação desses capítulos do Ranma 1/2 pra ter certeza absoluta de quem veio primeiro
segundo a wikipedia o ranma 1/2 é de 1987 – 1996
ranma veio 2 anos depois de cdz e esse golpes em cdz aparecem logo no começo
e o que que falam nesse site?
Se a wikipédia tiver a data exata, então é isso mesmo, Ranma se inspirou em SS.
Naquela página não diz nada de mais, além dos títulos dos capítulos, o autor da página coloca os dois poemas chineses de Li Bai (ou Rihaku em japonês) que são a inspiração em torno de Shiryu.
legal hein,ranma mais um grande sucesso que se inspirou em cdz. apesar que esses golpes tambem existem no ring ni kakero,agora fica a duvida se foi de cdz ou ring ni kakero xD
“Desenhei uma nova obra de “Seiya”, totalmente colorida, na Weekly Shônen Champion que será vendida na próxima semana. Não vá perder ou se arrependerá por toda a vida. Sério!”
Huhauhauhauha… Kurumada tem cada frase pra chamar a atenção.
Gostei bastante do artigo, foi bem crítico e bem construtivo. Apesar dos pontos citados, não vi parcialide aqui, pois se fosse teriamos um artigo que diminuísse uma coisa pra exaltar outra, e o que foi exposto foi uma análise pra nivelar e dizer que todas as obras, dos mangás até o Prologo do Céu, estão no mesmo nível, independentemente da autoria, isso pra mim é imparcialidade de análise.
Bom, com relação ao lançamento ND/LC tudo leva a crer que realmente foram obras gêmeas. Nasceram juntas mesmo, pelo desenvolvimento e o incrivel número de páginas do inicio, é possível até supor que LC começou a ser produzido antes de ND, mas não publicado (As duas obras foram aprovadas juntas e seus trabalhos podem ter sido em ritmos diferentes). Outro ponto importante é que no início, as páginas coloridas de LC foram colorizadas pela Kurumada Production, logo percebe-se o traço de Shiori em cores e textura e de alta qualidade (a mesmas de ND).
http://i38.photobucket.com/albums/e140/Mallandro/saint_seiya_shiori_1b.jpg
http://www.cavzodiaco.com.br/images/lostcanvas/41/3.jpg
Kurumada trabalhava ativamente no início e orientou Shiori em tudo que ela deveria saber sobre a obra. Após isso, Shiori se referia a Kurumada como um consultor ou tutor.
Também percebe-se que o projeto Multi-Angle Dual sempre foi verdadeiro, desde sempre a idéia foi oferecer duas opções do que aconteceu. Houve até um caso curioso em que a Editora expôs a primeira capa do Volume 1 de LC junto com uma suposta capa do Volume 1 de ND (antes dos inúmeros atrasos, esta que só foi lançada anos depois com outra capa, que é a que conhecemos).
http://img93.imageshack.us/img93/6203/ap20070328121336804.jpg
Isso mostra que a conversa da “Legítima Sequencia” só surgiu com esses anuncios recentes, pois essa nunca foi a proposta original do mangá. Se assim o fosse, as cartas já estariam na mesa há muito tempo dizendo que mangá seria o quê, o que não ocorreu.
LC x ND, é a maior Guerra Santa da história. Uma birra totalmente imaginária oriunda daqueles que não possuem senso crítico de maturidade para tratar de um assunto tão simples. Acho que você foi corajoso em escrever isso, já que Saint Seiya está entupido de fãs que se encaixam em um dos 4 pontos mostrados. Mas estou satisfeito ultimamente, com o advento do anime de LC, muitos pararam pra pensar em como a obra deve ser tratada e conseguem administrar melhor as próprias opiniões sobre a dualidade LC/ND e seus respectivos laços com o clássico. As duas versões são paralelas entre si e canônicas ao clássico, e é perfeitamente possível. É um assunto que já enjoei de debater, mas deixa pra lá.
ND pra mim é uma decepção como obra e terrível como mangá. Os fãs devem SIM ser muitos exigentes e esperar uma obra ímpar de Saint Seiya, e Kurumada no papel de MESTRE mangaká e criador deve atender. Ser o MESTRE, não é ostentar um título, é mostrar que sabe o que faz e ganhar as pessoas por isso. No Japão apesar do mangá ter vendido bem (graças ao marketing mortífero) muitos fãs criticaram duramente o mangá e os fatídicos 12 primeiros capítulos, já acessei varias lojas online e em todos os sistemas de nota por estrelas numa escala de 0 a 10 davam média 4 pro mangá.
Quanto ao Tenkai-hen pra mim não tenho como esconder minha resignação, pois achei que Kurumada foi o maior mau caráter que existe, ele já tinha a intenção de fazer algo que fosse contra o que foi estabelecido. Suponhamos, que o Yamauchi tivesse seguido religiosamente as idéias de Kurumada, o filme contaria uma versão para o despertar de Seiya, que nada teria a ver com a Antiga Guerra ou voltar no tempo. De qualquer maneira, ND iria entrar com conflito de um jeito ou de outro. Isso bate bem quando Kurumada disse que um de seus maiores desejos era fazer o Tenkai com suas próprias mãos e desenhado no seu próprio traço, quem vê, pensa que ele autorizou o filme, mas com uma certa má vontade. Lembrando que não estou culpando Kumada por nada no filme, só pelo que ele fez em ND. Enfim, o mangá nunca conseguiu anular nada do anime desde épocas remotas e não é hoje que ele fará isso.
Bem, só sei que ND com apenas 16 capítulos em 3 anos já revirou o mundo de SS de pernas pro ae e promete fazer mais, então que assim seja. Tenho LC anime e mangá pra me contar o que aconteceu, numa visão que respeita totalmente o clássico, quem não curte, espere por mais um capítulo de ND. Quando se conta um Mito (a alma do projeto LC/ND) ninguém tem a verdade absoluta.
E é isso… Sei nem se isso cabe… XD
Enfim, ótimo trabalho e continue assim.
oi bons comentarios.
eu sou do tipo de fa que não se prende ao kurumadismo mas sei que a “linha principal” é a dele sendo que tambem sei que como toda historia a seus pontos de vista e tambem compreendo que pode haver realidades alternativas como o proprio kurumada descreve detalhadamente em nd(gente do futuro(pra quem ta no passado) indo pro presente) mas eu não compreendo so um detalhe disso tudo(por que as pessoas do passado em lc e o pricipal secundario se e que eu posso dizer isso do tema(o pricipal sera sempre o seiya)nos dois são iguais aos do presente e tem ate o mesmo nome no caso dos espectros) seria isso uma “reencarnação absoluta” que não podem ser >>guerreiros>> revividos pois na serie classica na saga de hades nã me lembro se é o myu que diz que eles são guerreiros da atualidade mas os guerreiros de lc se parecem muito com eles e tem a relação das “contas dos de virgem” que impedem que eles revivam mas na serie classica e dito que é só uma forma de contabilsar os espectros derrotados ufa cheguando ao ponto
o que eu não entendo e por que ha tanta contradição e se na ha me expliquem detalhadamente eu vos agradeço.
Há muito foi explicado que os Espectros são humanos comuns que foram possuídos pelas Estrelas Maléficas (MaSei), isso explica pq eles lutam sem necessidade de trainamentos e certamente pode ser a explicação para os Espectros possuírem os mesmos rostos e nomes. Com exceção de Kagaho que, ao que tudo indica é a vida passada de Ikki. Então, determinados humanos compatíveis ou predestinados as MaSei são possuídos e se tornam Espectros. No LC, foi dado um significado mais especial ao rosário, mas considerando que a explicação foi dada no passado, mesmo ela não tendo sido replicada no presente de Seiya e seus amigos, não quer dizer q essa função não exista. Há muitas coisas que são ditas ou mostradas em deteminado momento e que nunca haviam sido mencionadas em outros momentos, infelizmente, isso faz parte, mas não é motivo para ignorar de qualquer maneira.
Oi Allan, como não tinha aceitado meu comentário aqui do outro site resolvi repostar…hehe…o que você achou dos rumos que Next Dimension tomou, tipo a viagem no tempo e Cronos controlar as nuances do tempo e fazer Saori voltar a ser um bebê no futuro? No futuro a história de sempre, enfrentar Hades que é Alone e Seiya é o Tenma e atravessar as 12 casas do Zodíaco para avisar o Grande Mestre que está do lado oposto e tentou matar Atena. Dessa vez quem salva Saori é o cavaleiro de Virgem e não o de Sagitário e o cavaleiro de Virgem para acumular cosmo não fala. E sobre reencarnações o que achou de alguns espectros com nomes diferentes como Vermeer e o de de Sapo? E o que achou de Goldie que é o leão de estimação de Kayser que usa até uma armadura?
Eu vi lá. Como te falei, não respondi lá porque eu tava providenciando a mudança do site, e já tinha passado tudo pra cá, por isso era complicado puxar comentários depois de já iniciado o processo. Fez bem em ter respostado aqui. 😉
Bom, vamos lá. Até agora o ND não me impressionou, ainda acho que Kurumada não se encontrou ali e nem sei se ele sabe onde quer chegar.
É uma grande forçada de barra da parte dele vender para os fãs aquilo como a continuação do mangá original. Existe toda uma relação com a Shueisha, os direitos não são só dele, a Shueisha também os detém e para ela, e para a Toei, nada que foi feito em outras editoras, por mais que tenha o nome de Kurumada, não faz parte do seu universo Saint Seiya. Toda essa história de “canonicidade” que muitos bradam por aí, só por ter o nome do Kurumada não é bem assim. Existe o universo do anime da Toei, o universo do mangá da Shueisha e Kurumada e o universo de Saint Seiya em outros estúdios e editoras. Isso tudo eu já comentei na análise do ND, vou complementar assim que Next Dimension tiver seu próximo capítulo, até porque não ficou claro essa história do bebê, e já sabendo que Kurumada não tem um pingo de coesão com o restante do universo Saint Seiya que existe, não me espantaria se não fosse o Ryuho (acho que isso você tinha me perguntado antes lá no post do outro site).
Vou escrever mais depois, mas por alto penso que essa história do Cronos, Saori bebê e etc, é uma tentativa do Kurumada tornar os acontecimentos na série da Shueisha um universo a parte, pois a partir do momento que os personagens voltam no tempo, alteram os rumos das coisas, geram paralelismos dimensionais, Shueisha jamais vai reconhecer o ND e tudo mais que sair pela Akita, o mesmo vale para a Toei. Infelizmente, Kurumada está disposto a tudo para dar qualquer destaque ao ND, por isso deu os novos nomes aos personagens e etc, isso me lembra de quando ele deu uma entrevista dizendo que a Armadura de Atena, as Escamas de Poseidon e a Sobrepeliz de Hades poderiam muito bem ser kamui (preguiça de desenhar/desenvolver as kamui de verdade?), o que – da mesma forma que as reencarnações – era um tema abordado na própria obra e na enciclopédia oficial da Shueisha.
Quanto ao Goldie, o pet do cavaleiro de Leão, achei tosco. O leão é uma graça (gosto de animais), mas fala sério, se isso fosse no LC, EpG, anime ou qualquer outra parte da obra, a massa dos fãs já teria se inflamado. E por outro lado, lembro que achei um pouco revoltante tanto quanto achei o Jamian do clássico usar corvos para lutar. Cá entre nós, se Atena proibiu o uso de armas, devia punir com o Cabo Sounion quem envolvesse animais em suas lutas, hehehe;
Oi Allan, ainda bem que Krishna não era cavaleiro de Atena né…hehe…Yuzu também lutou um pouco com seu cachecol mas não era algo essencial e acho que todos cavaleiros de Corvo usam os animais como guias ou suas habilidades…hehe…e nos gaidens de LC tem uma personagem a mudan de pardal que luta e se comunica através de sinos com seus pardais que podem ter aparencia humanóide lutando e obedecem ela. Estou curioso com o Grande Mestre de ND já que os cavaleiros de Gêmeos já apareceram (Abel e Caim) e o Grande Mestre conseguiu criar um labirinto onde prendeu Shijima.
Pois é, vamos há casos em toda a obra em que personagens usam armas, como as Correntes do Andrômeda, os discos do Auriga, o Chicote de Camaleão e muitos outros… Enfim, é uma das incoerências que vem desde o mangá clássico, eu penso que (tentando contornar os furos como sempre faço) que em alguma época remota Atena proibia mesmo armas, mas depois de tanto tempo isso virou lenda q ninguém seguia, tipo a história dela punir quem usa a Athena Exclamation e nem no LC, no clássico, não ocorreu nada com ninguém por isso (os fins justificam os meios e fica por isso mesmo?) Enfim…
Pois é, sinceramente, eu ainda não me empolguei com essa saga das 12 casas do ND, tá certo que é uma fórmula que dá certo, tá aí Omega que vai usar isso tbm, mas Kurumada podia fugir dele mesmo se repetir, acharia mais interessante ver uma saga contra os Olímpicos e deixar essa história de guerra santa do passado contra Hades no passado mesmo.
Olá Allan. Primeiramente gostaria de lhe dizer que acho este blog maravilhoso e que torço para ele fique cada vez melhor. Gostava demais do calendário geral,você irá refazê-lo? Seria demais! Agora sobre este artigo eu nunca tinha conseguido visualizá-lo e então desisti,mas agora finalmente consegui vê-lo,e devo dizer que está muito bom e informativo,mas foge do propósito de ser uma análise e esta mais para crítica mesmo. Porem é uma boa crítica com argumentos bem sólidos. Agora uma coisa que não dá para concordar é esse lance de não aceitar o Next Dimension como continuação oficial do mangá clássico. Saint Seiya é a primeira série que vejo ter tantos conflitos com relação ao seu autor(acho que é porque Next deixa a desejar em muita coisa na opinião de vários fãs,enquanto as séries Spin-off são muito boas),porque isso não acontece com outros autores,independente dos inúmeros desdobramentos,a palavra do autor original sempre vale mais,enfim não vejo porque Saint Seiya deve ser visto de maneira diferente. Mas apesar disso eu respeito a opinião de quem não curte,e acho babaquice gostar de Next puramente por ser um trabalho do Kurumada,agora quanto a ser a continuação oficial,acho que não tem muito o que se discutir,independente de não agradar a todos ND é a continuação do mangá…
Olá, black.
Sobre o Calendário, sim, ele vai voltar, estou refazendo ele.
Como já deixei claro antes e ao longo de outros comentários, esta é minha análise e não fugi da proposta que eu mesmo estabeleci lá no começo.
Next Dimension, como o nome mesmo diz é um paralelo da história que ele começou com a Shueisha, é um outro mangá onde o autor cria uma continuação paralela, não é inferior por isso, só não interfere em nada no que a Shuisha considera e vende até hoje como o mangá clássico de Saint Seiya.
Apesar de Next Dimension ter esse viés e de não ter me impressionado ainda (de fato, sou sincero e deixo bem claro que é uma história que deixa muito a desejar, e meu crivo é bem maior por se tratar de uma obra em que Kurumada supostamente se dedica com exclusividade e não compartilha a autoria com outros). Agora levo em consideração da mesma forma que considero tudo mais que existe em Saint Seiya, tanto é que tenho a coleção completa do ND (os volumes japoneses e brasileiros).
Eu não costumo acompanhar outros mangás, então sei como comparar o que acontece em outros casos, mas Kurumada vendeu os direitos da obra para muitos outros e não se preocupou com a coesão de tudo, isso é o maior problema na minha opinião. Não vejo isso com outros mangaká, então se ele topa compartilhar a autoria com outros mangaka, e ainda existe o papel fundamental da editora que tbm detém os direitos do mangá e influi no rumo da obra, a palavra do autor não é tão absoluta assim nestas circunstâncias, para mim o contexto maior é mais relevante.
Enfim, como escrevi lá no começo, a ideia não é simplesmente dizer que o ND não é a continuação do mangá, a ideia é dizer que ele não melhor ou mais oficial que o LC, é deixar bem claro que objetivamente o ND e LC tem o mesmo peso em relação ao clássico da Shueisha, ambos sendo uma “sequência” ou uma “prequência”, continuam sendo paralelos ao clássico original que Kurumada lançou e permanece inalterado na Shueisha.
No mais, repito, estou esperando sair mais algo relevante no ND para complementar minha análise.
Bem,ao meu ver uma análise que não ressalta um único ponto positivo no assunto que está tratando está mais para uma crítica do que uma análise(e não há nada de ruim nisso)… Sobre a questão do Kurumada vender o direito da obra para outras pessoas,acredito que aconteça o mesmo com outros autores,e não acho que isso seja motivo para ele considerar o que é feito nos derivados da sua obra. A grande maioria(na verdade é um modo de falar pois eu não conheço nenhum que tenha feito diferente)dos autores de mangá(na verdade até autores de livros que viram filmes,quadrinhos etc.) não se importa com o que fazem com o seu trabalho na versão animada(ou se fazem séries paralelas),mas ao mesmo tempo eles também não se preocupam em ligar acontecimentos exclusivos dessas versões,porque como você disse no artigo,animê é animê e mangá é mangá. Enfim eu quero dizer que a partir do momento que Kurumada colocou Next como uma continuação oficial do mangá,ele se tornou isso(se bem que não dá para saber com certeza se Kurumada não planejava isso desde o início),justamente pelo fato de ser o autor da obra original quem decretou isso(e veja se Next fosse bom em unanimidade tenho certeza que não haveria contestações quanto á isso)e que argumentos como os de que Shueisha,Toei ou outros autores detem parte dos direitos e por isso o autor deveria tentar uma conexão com as obras derivadas não invalidão a legitimidade de Next em relação ao mangá clássico pois como eu disse todo autor tem de ceder parte dos seus direitos mas isso nunca fez com que um autor e sua palavra perdesse a crédibilidade como a pessoa principal por trás de uma série por não conectá-la as derivações. Enfim também dúvido(e não vejo qualquer razão para fazer isso)que Kurumada fizesse qualquer alteração no mangá clássico para ligá-lo melhor a sua continuação se ele pudésse(na verdade talvez ele até possa),mas não por Next ser algo a parte do clássico,mas sim por ele nunca ter se preocupado em ligar bem fatos,ou corrigir erros dentro de seu próprio mangá(mas veja que em Next o autor se ultiliza de imagens do mangá clássico em alguns capítulos,como no 16 e em alguns outros,logo o Next já não está tentando invalidar a idéia original como você supôs). Mas o fato de ND ser a continuação oficial não torna essa obra melhor que as outras(e nem as transforma em fanfics ou coisa parecida como dizem por aí),e isso é um fato.
Repito, minha análise se presta aos critérios que eu mesmo estabeleci, em nenhum momento apontei os reais pontos negativos que eu vejo e não me agradam, como o visual ridículo da Artemis a lá Sailor Moon, o repeteco de Hades/Espectros e as 12 Casas, e outras coisas toscas que ainda apareceram (e continuam mais e mais) desde que eu comecei essa análise. Outra pessoa antes me disse que minha análise não era objetiva, que eu colocava minha opinião nisso. E eu não nego que existe isso, pq aqui é o espaço para minha opinião, mas como falei, dentro da minha opinião estabeleci os termos para isso e meu objetivo com isso. Da mesma forma que não rasguei elogios ao ND, não fiz com relação ao LC, e minha proposta continua sendo equiparar o peso do ND ao LC, que até então tem sido alvo de críticas de verdade (bem diferentes do teor da minha análise em relação ao ND aqui).
Sim, com certeza, os mangás são frutos da relação entre o autor e a editora, mas até onde sei só Kurumada tem fragmentado tanto esses direitos, e a partir do momento que ele coloca o nome dele em outras obras e incentiva que elas existam (se não concordasse, usava de sua suposta autoridade de autor para por fim) ele deve levar em consideração. Quanto aos animes, funciona da mesma forma. O mangaka normalmente não se envolve tanto na produção, mas eles participam sim e tem interesse nisso, agora a dinâmica disso e seu nível de envolvimento depende de cada autor. O universo do anime é realmente o universo do anime, e o do mangá é o do mangá, hoje mesmo falar que Omega não deve ser considerado por causa do ND também é erro (já li por aí gente que disse isso e acredito que ainda diz), a dinâmica dos animes e mangás não se misturam, e a separação é ainda maior quando a editora por trás do projeto do anime está tão presente, como é o caso de Saint Seiya, mas outras coisas influem nisso também, o fato de TMS e Toei terem produzido animes diferentes só aumenta ainda mais a impossibilidade do clássico ou Omega se referirem ao anime do LC, por exemplo.
Em linhas gerais, Kurumada sabia o que queria, desde muito tempo ele dava sinais de que queria continuar com uma batalha contra os deuses do Olimpo. Só que tinham coisas que não estavam claras: o papel de Seika na história, o estado dos Cavaleiros de Bronze, Cavaleiros de Ouros revividos ou não, Zeus seria o grande vilão ou não… Na verdade, o teor do ND mostra que o que Kurumada tem tentado fazer é mudar o foco da obra, ao criar uma dimensão paralela e dar a ela o status de “legítima continuação”, ele quer tirar o foco da Shueisha que detem os direitos de “Saint Seiya”. Tenho sérias dúvidas se a peridiocidade do ND tenha a ver apenas com lapsos criativos do Kurumada ou se deva a essas circunstâncias da relação dele com a Shueisha e com a Toei, que investe numa linha que ignora o desenvolvimento na Akita, talvez aos poucos Kurumada perceba que precisa dar alguma coesão ou não importa o que ele “decrete” o resto do universo Saint Seiya vai continuar girando sem se importar com o ND, isso só o tempo vai nos dizer. Não é uma questão de credibilidade do autor aqui, mas de que o universo da obra é bem maior do que apenas o que ele determina num meio, quando ele mesmo fragmentou tudo. O ND é tentativa de criar um paralelo e dar a tal “canonicidade” ao que ele faz na Akita fazendo uma viagem doida no espaço tempo para modificar os fatos que aconteceram no mangá clássico, mas a Shueisha não abre mão disso e o Omega é prova disso, por isso só posso imaginar que o Kurumada esteja numa sinuca de bico.
Eu tenho uma ideia em mente para uma outra análise, mas sobre o ponto de vista da produção do mangá clássico e as circunstãncias da produção. Estou rascunhando isso, com declarações de 3 editores que trabalharam junto com o Kurumada em 3 momentos diferentes do Saint Seiya clássico. Gostaria de deixar bem aberto para quem tiver algum dado concreto sobre a dinãmica do mangá, possa contribuir e entender como as coisas funcionam e como chegou tudo até aqui.
Só estou dizendo que as duvidas com relação ao ND só existem porque o mangá não está conseguindo ser bom o bastante para agradar alguns fãs,digo se o mangá fosse incontestavelmente bom,ainda que só depois o autor tivesse pronunciado o fato dele ser continuação oficial(e vale dizer que ainda que a Akita tenha usado isso para alavancar as vendas do primeiro volume,é precipitado julgar que Kurumada não planejava tornar Next a continuação,veja que Ômega que surgiu “do nada”,na verdade é um projeto que já estava em desenvolvimento fazia algum tempo,logo não acho tão dificil Kurumada que sempre falou sobre Saga de Zeus etc nas entrevistas,já ter planejado isso desde que Next foi feito)e que ele colocasse as demais séries como algo a parte,ninguem questionaría que ND fosse a continuação oficial da série e por fim digo que o que é oficial(no sentido de ser a linha principal,eu não gosto de usar muito o termo canônico pois parece parece coisa de religião),ou não oficial não tem nada a ver com a qualidade do trabalho. Por fim você foi sutil quanto aos defeitos de Next na análise,mas eles estão lá(e não há problema nisso,o caso é que defeitos devem ser comparados com alguma qualidade para determinar se algo é bom ou ruim),e eu não falei que você tentou elevar o Lost Canvas,só que não o vi ressaltar nada de bom no Next,por isso digo que está mais para crítica. Enfim é bom lembrar que nenhum autor faz qualquer série de animê e mangá sozinho,eles sempre tem uma equipe que creio eu deve ser responsável por 20 ou 30% do que é feito em uma série(e talvez eu esteja sendo bonzinho),mas isso não tira o crédito de criação e o “poder” de determinar o que é principal do autor,e mesmo assim tudo o que aparece no mangá foi algo que o autor aprovou e é aí que está o elo entre o clássico e o Next,ambos são os mangás onde Kurumada é quem decide o que acontece(e claro que Kurumada aprova Episodio G,Lost Canvas etc,mas ele se mantém a parte disso no sentido de exigir que as coisas sejam feitas a sua maneira,ele deixa o pessoal a vontade para fazer o que quiser em outras palavras,assim como todos os outros mangakás fazem com os derivados de suas obras,o maior problema é que enquanto os derivados de outras obras geralmente são ruíns e por isso não “mobilizam” os fãs a tentarem tornar o que é paralelo uma coisa “canônica” como dizem,os derivados de Saint Seiya são tão legais e populares que uma parcela dos fãs simplesmente não consegue vêlos como algo alternativo a linha principal dita pelo autor). Por fim acho que é esperar em vão que Kurumada faça um elo de tudo que está além do mangá clássico,tenho certeza que o máximo que Kurumada vai fazer em relação a isso é dizer que as obras derivadas são distorções do espaço-tempo(e eu nem conto com isso tanto assim).
Como mencionei antes, acredito que o Kurumada tinha em mente sim o que seria uma continuação e tentou isso na própria Shueisha, mas nesse processo ele se aproximou da Akita (a partir da relação para a concepção do EpG). Só q a ideia dele pode não ter sido aprovada pela Shueisha tbm e ele levou a história a proposta para a Akita, onde talvez tivesse mais carta branca, até pq é um privilégio ter mangás publicados com páginas coloridas no Japão (as editoras inclusive pagam mais caro por cada página colorida ao mangaka), mas a periodicidade disso deve ter sido um fator determinante, pois um dos fatores de maior estresse para um mangaka são os prazos, então ter a flexibilização disso por parte de uma editora tbm deve ter pesado nas negociações. Só que o ND foi surgindo aos poucos, em vez de Kurumada jogar logo a história da Saga do Céu contra os deuses do Olimpo e etc, ele resolveu mexer com a linha do tempo para justamente trazer o foco da canonicidade para o que ele queria na Akita. Também concordo com você, acho q o termo “canonico” tem sido utilizado até de forma pejorativa, é como o termo “filler” que tbm não gosto de usar. E concordo, a qualidade do trabalho não é a questão também. Acho que, até em uma última analise, o ND agrada mais do que desagrada, embora ainda acho que muito se deva ao marketing em torno do jargão da “legítima continuação”, o mangá está saindo em outra editora que continua até hoje enaltecendo e republicando o clássico, é natural que haja todo um estardalhaço de marketing para destacar o ND nisso.
É verdade, nenhum autor faz qualquer coisa sozinho, e mais uma vez, não é questão de tirar o crédito por algo ser feito em conjunto, é uma questão de entender que se o autor coloca o nome e recebe os créditos pelo que faz e continua fazendo, todo o restante precisa ser levado em consideração também e nesse ponto é quero destacar, e esse é o foco do que tenho escrito, é que isso de “principal” só existiria se não houvesse o contexto fragmentado que existe. Tanto EpG quando LC, ou mesmo o universo do anime, se leva o nome de Kurumada e ele se manifesta sobre ele de alguma forma (e há inúmeros momentos em que a intervenção e o aval dele são manifestados seja em entrevistas ou páginas do próprio mangá), cabe a ele exercer seu suposto direito absoluto, se as coisas são conduzidas como são nos outros ramos da obra é pq ele assim permite e supostamente todo esse acompanhamento dos rumos de cada obra, supostamente, seria o que o mantém tão ocupado a ponto de gerar espaços tão longos entre cada leva de capítulos do ND. O grande desafio para um pesquisador é justamente encontrar os vestígios dessa relação do Kurumada com os estúdios, as editoras e os demais co-autores de Seiya para entender o contexto geral e oferecer elementos aos fãs para compreenderem melhor esse contexto, pq numa análise bem objetiva são os fãs que determinam os rumos da obra e até mesmo a permanência dela na editora, enquanto for algo realmente interessante (e há casos em que o próprio autor queira pôr um fim, o que não era o caso do Kurumada).
Desde o começo esperava do ND que Kurumada explorasse de vez o multiverso que ele mesmo deu vazão, esse para mim será o maior valor do ND e com certeza é algo que quero muito enaltecer como ponto positivo.
Prometo que será minha última postagem sobre esse assunto(já ficou um troço mega gigante isso.rs). Eu insisti no assunto sobre qualidade e autoria não ter nada a ver,porque vejo que muitos fãs acham que considerar Lost Canvas como um passado alternativo em relação ao mangá original diminuíria o seu valor e que por isso devem ver Next como algo alternativo para equiparar as duas séries como se ND estivesse em outro nível por ser a linha principal a ser seguida depois do mangá,embora eu sei que os que defendem a idéia de que Next também é alternativo,estão apenas contraargumentando os fãs que só consideram aquilo que Kurumada faz,a ponto de dizer que as linhas alternativas são mentiras,fanfics autorizadas ou qualquer bobagem desse tipo.
E com relação ao autor não ter mais tanto poder sobre a linha principal eu até entendo o seu ponto de vista,mas acho que o fato do Kurumada ter fragmentado o seu direito de autoria com a Shueisha ou quem quer que seja,não torna o mangá clássico algo que ele já não possa mais ligar a sua série atual,e mais uma vez digo que Next não veio para se tornar a “verdade absoluta” que é capaz de “apagar” até mesmo o que o próprio Kurumada fez no mangá clássico(inclusive como já citei Next mostra alguns quadrinhos do mangá original exatamente como são dentro de alguns capítulos como o 16 e no 36,o que mostra uma ligação ao original) e não vejo sentido no autor de uma obra não ter o direito de dizer o que é a continuação do seu trabalho,pois no fim ainda que ele tenha passado os seus direitos a muitas outras pessoas isso só é válido para empresas,organizações etc. É como uma invenção que você cria e depois vende pra mim,mas todas as pessoas sabem que você fez. Ainda que seja eu o detentor da patente e receba todo o lucro proveniente daquilo e até melhore muito o que já foi feito,as pessoas sempre verão você como o grande inventor.
Apesar da minha comparação tosca e incompleta,pois não serve para abranger completamente sobre a questão(além de simples e obvia mas não achei nada melhor para colocar.rs),acho que consegui passar a minha idéia do porque do Kurumada ser importante pelo menos a ponto de poder decidir o que seria a continuação do seu mangá,ainda que as editoras sejam diferentes,e assim como no clássico ele não era obrigado a levar em conta os eventos alternativos da versão animê ou os filmes(apesar de se aproveitar de algumas idéias de ambos como todos sabemos),não vejo isso como uma obrigação que ele tenha que cumprir agora por apoiar as outras obras e etc,o que vejo é que os direitos que ele cedeu servem para os produtores de tais obras poderem fazer as coisas como bem entenderem(e esse papo do Kurumada análisar as coisas que estão sendo feitas por outros,pra mim sempre foi pura balela e não digo isso por achar que se passasse pelo crivo dele ficaria melhor,mas sim porque Kurumada é preguiçoso pra caramba).
Bem eu sou muito fã das obras do Kurumada(além de Saint Seiya gosto de B’t X,Fuuma no Kojiro e Ring ni Kakero),mas isso não me impede de ver os defeitos dessas séries,bem como não me impede de gostar de outras e nem me obriga a aclamar Kurumada como o melhor mangaká do mundo,bem como não me faz admirá-lo como pessoa como alguns fazem,já que eu não o conheço e nem sei que tipo de pessoa ele é,apesar de eu acreditar que deve ser um cara arrogante como a maioria das pessoas se torna ao adquirir alguma fama(e digo essas coisas para que fique claro que a minha opinião sobre os assuntos sobre os quais me manifestei,não são meramente porque eu gosto da série em questão).
Finalmente gostaria de dizer que eu gostei de ver a sua opinião sobre o assunto e que é legal debater com pessoas inteligentes que tem seu ponto de vista e sabem defendê-lo e argumentar bem sobre ele,ao invés de se apegar a idéias como “tem gente que só quer saber mais que o Kurumada”(como o tipo de fãs que você citou no começo do seu artigo) e usar isso como um escudo para tentar impedir os outros de terem idéias diferentes.
Vou me logar no Taizen(se você não se importar é claro.rs),e mais uma vez eu o parabenizo pelo ótimo trabalho(que é ainda mais admirável reparando que você está fazendo tudo sozinho por aqui pelo que vejo) e te peço desculpas se tomei muito do seu tempo e garanto que não vou fazer mais postagens desse tamanho nos outros artigos em que eu for postar.rs Enfim fico deveras feliz que você irá refazer o calendário geral,foi lamentável o tanto de material que o Taizen perdeu por causa da queda do GeoCities,mas acredito que com sua paciência e talento você conseguirá refazer tudo.
Certamente, Kurumada pode usar e linkar o mangá clássico à vontade.
Como eu mesmo mostrei na análise, os quadrinhos do mangá que ele usa no ND não são o único caso em q o mangá, ou mesmo o anime dão as caras de alguma forma na página da Akita, o que não poderia acontecer é o mangá inteiro da Shueisha ser republicado pela Akita, por exemplo. Mas é curioso que Kurumada refez parte da cena da batalha contra Hades no final dos Elísios ao invés de pegar as páginas da Shueisha completas e apenas retocá-las e colori-las.
Dizer que é a continuação, ele pode dizer a vontade, do mesmo jeito que, quando toda essa fragmentação começou, ele disse que o EpG era a “prequência” do clássico. E da mesma forma, foram feitas referências ao clássicos com imagens coloridas em fichas de personagens (Seiya e cia), por exemplo. Mas de fato, há motivos para essas histórias não terem sido publicadas diretamente junto à editora que deu início à tudo.
A coisa toda não tão simples quanto isso de criar uma invenção e vender pra alguém. Primeiro, ocorre um registro legal dessa invenção e as pessoas que a adquirem não podem sair modificando e comercilizando novamente como bem entenderem. De todo não é um bom exemplo para tomar como analogia, pois os direitos autorais funcionam diferente, e no mundo dos mangás tem particularidades que nem todo mundo sabe.
Isso era algo que eu queria escrever somente na meu próximo artigo, mas vamos lá: em linhas gerais, o odisséia de um mangá começa quando um autor chega junto à editora, que por sua vez designa um profissional (um editor) primeiro verificar as ideias do autor que são apresentadas num manuscrito, ou tecnincamente chamado de “name”, o editor senta com o mangaka e dá sua opinião, isso levando em conta o público alvo e a linha da própria editora, se o mangaká não concordar com o que for pedido para ser modificado, o mangá não é aprovado e ele tem liberdade para levar a ideia para outra editora e começar de novo o processo por lá. Quando o mangaka é aceito pela editora, aí começa de verdade, e a editora participa de perto de todo o processo criativo. O termometro do mangá, o que determina se o mangá está agradando, se deve manter ou mudar alguma coisa, é dado por questionários, é o retorno dos fãs e isso até hoje é bastante considerado (aliás, os japoneses levam muito à sério isso de questionários para outros meios também – por isso que fiz tanta campanha no ano passado para quem comprou o jogo Saint Seiya Senki do PS3 que respondesse o questionário, pois isso sim ajuda efetivamente a definir as coisas pro futuro). Realmente, só quero falar mais sobre o decorrer de Saint Seiya na Shueisha e a relação da editora com Kurumada no meu próximo artigo.
Enfim, o ND não se propõe a simplesmente ser a continuação com uma saga de Zeus ou algo assim, Kurumada misturou a guerra santa passada e deixou claro que a ideia é alterar o rumo das coisas que aconteceram no clássico da Shueisha, isso acaba dando um caráter de paralelismo.
E o fato de Kurumada não se ver obrigado a considerar todos os elementos e buscar a coesão de tudo que ele mesmo deu vazão é o que tem gerado tanta confusão e até discórdia entre fãs do mundo todo. De todo modo, não há uma autonomia completa das pessoas que compartilham os direitos autorais de Saint Seiya, bem como aqueles que trabalham nas equipes de produção respectivas, se ele não faz o devido acompanhamento de tudo, aí concordo com você é preguiça e digo mais, é negligência e descaso com a obra como um todo. Acho que ele deve confiar nos outros e trabalhar considerando isso, mas não trabalhar contra, sem levar em consideração o que anda acontecendo, pelo menos no universo do mangá, do anime não espero tanto, até porque das vezes que ele interferiu mais ativamente a coisa desandou.
Não sou fã das outras do Kurumada, de fato, nenhuma me chamou a atenção então nunca tive interesse de seguir. De todo modo, defeitos existem em todos os casos, bem como as qualidades. Tem alguns mangás que aprecio, mas dificilmente tenho tempo para acompanhar qualquer um hoje em dia. Kurumada foi genial naquela época, em que criou Saint Seiya, ele foi inteligente o bastante para pensar em algo inovador numa época em que haviam tantas histórias um tanto quanto batidas, a forma como combinou elementos mitológicos, astrologia, astronomia e etc, criou uma obra cultural e intelectualmente interessante. Também não conheço Kurumada pessoalmente, tenho as entrevistas em que ele fala da carreira dele e vi que ele teve suas conquistas, não tão expressivas a ponto de torná-lo um mangaká renomado, mas o que ele criou rendeu muito a ele (um dos mangakas mais ricos ele deve ser), e ele procurou aproveitar cada oportunidade de lucrar e de promover outros de seus trabalhos através de Saint Seiya. O que é natural.
Enfim, agradeço pelo seu interesse e também gostei de seus comentários. 🙂
Fique a vontade para voltar sempre e postar quando quiser e onde quiser. É sempre bom discutir saudavelmente com pessoas inteligentes e interessadas, já fazia bom tempo que não escrevi tanto para alguém (desde que me afastei dos fóruns onde imperam os exageros e ataques pessoais na maioria dos casos em disputas que não levam a nada). Estou trabalhando ainda no Calendário Geral, mas gostaria muito de fazê-lo de forma mais colaborativa, então se tiver alguém interessado em ajudar, até porque tem coisas do mundo todo e aqui do Brasil. Estou procurando repor tudo que tinha no site antigo, muita coisa não se encontra aqui, porque estava tão desatualizado que acho que não colocar me força a atualizar. o Michael disse que vai ajudar a atualizar as coisas que ele escreveu, como a tão acessada matéria com significado dos nomes.
Mais uma vez, obrigado pelas suas palavras!
Abs.