Olá, amigos.
Quem acompanha o twitter do site, deve ter visto que nessa semana recebi o DVD-BOX I da série de TV clássica de Saint Seiya.
Mesmo sendo um simples relançamento, eu estava ansioso por receber esse box porque nunca pude comprar os 5 boxes da série de TV lançados entre 2002 e 2003, quando aproveitaram a onda revival de Hades Santuário.
Enfim, aqui trago uma breve análise desse lançamento.
Descrição:
Número de discos: 10 (variando entre single e dual-layer)
Peso: 1030g
Código: BCBA-4450 / 4934569644503
Tempo de duração: total de 1450 minutos
Formato: NTSC
Código da Região: 2 (Japão, Europa, Oriente Médio e África do Sul apenas)
Legendas: nenhuma
Áudio: Japonês Dolby Digital Mono
Tamanho da tela: Standard
Codificação: MPEG-2
Valor 26250 ienes, Lançamento: 22/11/12
Por ser um relançamento da Bandai Visual, o conteúdo do box não é nada de extraordinário. De fato, o grande destaque anunciado como bônus foram as ilustrações inéditas desenhadas por Michi Himeno, produzidas para os dois boxes da série e também para o box com os OVAs de Hades Santuário que será lançado no final de janeiro deste ano. A ilustração é bem bonita, tem um certo lirismo, porém não diria que foi isso que me fez correr para comprar. Os antigos boxes continham a mesma quantidade de discos que vem neste e no segundo box da série, porém eles foram dispostos em menos caixas internas. Por isso, dentre as capas do passado, desenhadas pelo finado Shingo Araki e por Michi Himeno, duas delas ficaram de fora (esta e esta). Eis as capas que foram mantidas:
Essa primeira caixa conta com os 60 episódios, que compreendem do começo do arco da Guerra Galáctica até a batalha na Casa de Escorpião do arco das 12 Casas. Não percebi diferença de qualidade (talvez pessoas com mais experiência em vídeo possam me corrigir), contém a abertura (Pegasus Fantasy), títulos originais, eyecatches, encerramento (Blue Forever) e previews dos próximos episódios. Nada mais, nada de trailers, comerciais, entrevistas ou qualquer coisa que torne o box diferente das antigas versões. Aliás, o conteúdo deste primeiro box corresponde ao conteúdo do Pegasus Box, Dragon Box e parte do Andromeda Box, lançados no passado. Porém, nada de booklets com explicações e descrições dos personagens como vinha nos boxes antigos. Temos apenas um encarte com propaganda de produtos da marca Saint Seiya e Saint Seiya Omega.
Os episódios estão dispostos em 10 discos que seguem o mesmo padrão. Cada disco tem cerca de 6 episódios, mas o mais curioso é que os menus são iguais aos da versão para locação dos antigos dvds da série, as ilustrações são as mesmas.
Para finalizar, só posso dizer que quem comprou os boxes passados está bem melhor servido. Preferiria ter os boxes antigos (Acabei comprando todos os boxes antigos também ao longo dos anos que se seguiram a esta análise – Pegasus Box, Dragon Box, Andromeda Box, Cygnus Box, Phoenix Box), o conteúdo é basicamente o mesmo, mas com mais capas e com os booklets. Ainda havia uma edição limitada com bonecos da linha Saint Cloth Series. Os japoneses ficaram impressionados com o valor destes boxes relançados, e realmente são baratos em comparação aos preços dos antigos. De todo modo, isso fez quem não conseguiu comprar no passado correr para garantir o seu. Eu comprei mais pela nostalgia e por achar que a série merece ser apoiada. Sou fã confesso do anime, foi por causa dele que virei fã da obra e consigo apreciar ainda hoje o anime, mesmo com todos os seus defeitos. Continuo aguardando a chegada do segundo box para comentar, bem como o box de Hades Santuário (chegaram poucos meses depois que escrevi isso, então estou devendo as análises, mas vão sair). Deu até vontade de comentar cada episódio como venho tentando fazer com Omega. Era até uma ideia antiga, porém não sei se terei disponibilidade para tanto.
Até a próxima!
Embora eu tenha ficado desapontado quando a Bandai Visual anunciou esse relançamento da série em DVD em vez dos Blu-rays com que sonhávamos, fiz questão de comprar esses novos boxes porque, assim como você, não tive a chance de comprar os 5 boxes lançados no início da década passada.
Sempre quis ter uma versão legítima de Saint Seiya na minha prateleira, mas os DVDs da Playarte, com seus inúmeros defeitos (compressão de vídeo excessiva, eyecatches faltando, legendas com a mesma tradução cheia de erros e diálogos deturpados da dublagem, telas-títulos originais dos episódios trocadas por um “overlay” genérico horrível, aberturas originais substituídas nas sagas de Asgard e Poseidon, etc.), não serviam para mim. Porém, quando fui procurar pelos boxes japoneses originais na Amazon e eBay do Japão, fiquei chocado com os preços cobrados pelos revendedores.
Apesar da falta de livretos e algumas ilustrações, os novos boxes saem bem mais em conta. Quanto ao vídeo, dá para ver que ele já passou por uma remasterização em alta definição, mas como a série foi filmada em 17mm (diferente dos filmes, fotografados em 35mm), a imagem ficou bastante granulada e cheia de “impurezas” que ficariam ainda mais evidentes num Blu-ray. Já o áudio mono bem que poderia ser remasterizado para eliminar os ruídos e deixar as vozes e efeitos sonoros mais nítidos.
Mesmo assim, essa é a melhor versão de Saint Seiya que está disponível para fãs exigentes. Claro que se saírem Blu-rays, este trouxa aqui vai comprar tudo de novo. Ainda mais se corrigirem as cores e deixarem o céu menos esverdeado nos episódios que se passam ao ar livre. Deve ser um mal da Toei, pois a primeira remasterização de Dragon Ball Z (a dos Dragon Boxes) teve o mesmo problema.
Amigo, penso exatamente como você. Já deu para notar pelo meu post que compramos pelos mesmos motivos. E compartilho totalmente seu sentimento com relação à coleção da Playarte. Foi uma decepção. Hoje em dia, eu baixei todos os episódios em mkv com 3 audios que circulam pela internet (aliás, ótimo trabalho, não lembro agora o nome de quem fez isso, mas podiam dar uma aula pra Playarte) e também já tinha os rips dos primeiros 5 boxes do grupo francês zero-abosolu (merci, os tratamentos que fizeram com filtros melhoraram um bocado a qualidade da imagem).
Comprar esses boxes realmente satisfez a minha vontade de ter algo legítimo, faço questão de dizer que quem puder comprar o original, que compre mesmo. Trabalho de fã é ótimo, palmas para as iniciativas que mencionei antes, mas é importante apoiar o original, porque no mundo capitalista que vivemos é isso que faz a obra continuar.
Tal qual você, certamente compraria uma versão em bluray se saísse, assim como comprei os filmes clássicos quando saíram nesse formato, e não me arrependo (mesmo tendo sofrido com a tributação pesada).
Muito obrigado pela sua contribuição com mais informações técnicas! Por favor, comente mais sempre que puder!
Bem legal, embora que muito seco, mas fica a esperança de um dia remasterizarem em fullHD igual os filmes.
Só uma perguntinha. Nos boxes do “revival”, não possui também legendas em nenhum idioma? Porque me lembro que em 2008 tinha um fansub que legendou 16 episódios da série (Animestrade) e eram raws desses box’s (tinha até o preview do próximo episódio) e eles diziam que legendavam de acordo com legendas em inglês do próprio material, mas agora que esse não tem, fiquei na dúvida.
E nos filmes em fullHD? Tem legendas?
Infelizmente, nenhuma das versões em DVD já lançadas no Japão vieram com legendas.
Apenas o DVD do 5º filme, o Tenkai-hen Joso (Prólogo da saga do Céu), veio com legendas em japonês mesmo. Porém, na versão em bluray, as legendas sumiram. Nenhum dos filmes em bluray, nem um dos OVAs do LC, nem um dos episódios de Omega, vieram com legendas. Até fiquei surpreso no caso de Omega, pois o primeiro episódio teve exibição mundial com legendas em inglês, e a Crunchyroll exibi até hoje os episódios também legendados em inglês. Achei que Omega poderia inovar nisso. Mas creio que eles restrinjam isso, justamente para estimular o licenciamento da série em outros países.
Infelizmente, os japoneses não produzem pensando no mercado externo (salvo exceções). Faz pouco tempo, eu que a Bandai começou a lançar blurays de suas séries com a opção de legendas em inglês. Os filmes do estúdio Ghibli vem com legendas e até outros áudios também. Mas como mencionei, são exceções, infelizmente não é regra. Talvez eles não façam
Nossa, não sabia que eles dificultavam tanto assim pro produto não ir parar nas mãos de fãs de outros países O_O, o pior é que a Toei dificulta o seu material original (DVD’ japoneses), porém entregam e deixam as outras distribuidoras lançarem um material ruim, vide o caso de CDZ aqui pela PlayArte, tenho só Hades-Santuário deles e me arrependo muito em ter gasto dinheiro com eles (primeiro que não achei as edições com luva disponíveis, acabei comprando avulsos, segundo que as capas são feias demais as daqui, e a imagem não é original japa, já que contém as alterações do estúdio Álamo na abertura e encerramento, uma imagem escura, legendas maioria das falas dubtitles, tem um erro no final do áudio do episódio 8 – inclusive no áudio em japonês – muito ruim mesmo).
Infelizmente pra pessoas como eu que necessitam de uma legenda BR, me resta o download, pois com produto ruim eu não contribuo mesmo!
Nicol, vc poderia fazer esse tipo de review também pros filmes em blu-ray, já que no site “oficial” não dá detalhe de nada como você fez nesse, seria interessante ver as imagens que vem dentro e etc., por favor, pense nessa possibilidade ;D
Ok, farei a review dos blurays dos filmes tbm. 😉
E aí Allan,parabéns pela aquisição.
Tento também comprar tudo o que sai de original das séries que gosto e com saint seiya ( minha preferida ) não foi diferente. Porém os que tenho, são os da playarte mesmo.
Tenho todos os episodios baixados em qualidade muito superior, porém pelo apelo ao original, os comprei. Tanto que nem abri os originais ainda…
Faz parte!
Continue a comentar sobre Omega, venho acompanhando, me decepcionando menos do que gostando… gosto do seus comentários pois você me parece um fã lúcido, o que é bem raro.
Abraços!
Pois é, eu me decepcionei com a Playarte. Acho que eles poderiam ter feito muito melhor, por isso não commprei os DVDs deles. O lançamento foi importante, reaqueceu o mercado para a obra, do mesmo jeito que a Conrad fez quando lançou o mangá pela primeira vez. Muitas vezes, eles alegaram que o problema dos dvds se devia às fontes mandadas pela Toei, mas em respeito aos seus consumidores, eles deveriam atentar mais para isso, seja no envio dos materiais, seja no momento de pactuar isso com a Toei em contrato.
Dos originais japoneses, tenho o filme Tenkai em DVD, o The Movie Bluray Box (com os 5 filmes em fullHD), todos os blurays de Omega lançados e estes 2 dvd-boxes da série de TV clássica (já comprei o box dos 13 ovas de Hades Santuário que será lançado dia 29).
Sobre Omega, vou continuar sim. Estou só me organizando aqui para isso.
Então, fiquei na dúvida sobre comprar esses DVDs justamente por causa da tributação. Tomei um susto ($$$) quando comprei o Box Bluray dos filmes. Penso que a qualidade talvez compense, pq nada é pior que os DVDs da Playarte (comprei para apoiar os lançamentos no Brasil mesmo).
Vc chegou a ser tributado com esse Box? Já ouviu falar que o material enviado para ser lançado no Brasil é de baixa qualidade (capas estranhas e imagem péssima) por causa da pirataria e para não prejudicar as vendas no Japão? Abraços
Não fui tributado pq pedi pra enviar via SAL. É o método que tive mais sorte de não ser tributado. Quando comprei em outro método fui brutalmente tributado, como o bluray-box dos filmes e o jogo do PS3. SAL demora no mínimo 1 mês pra chegar aqui, mas vale à pena. Dizem que estão aumentando a fiscalização, mas por enquanto, dei sorte. Estou esperando ainda meu box II da série clássica, alguns blurays de Omega e ainda vou comprar o box de Hades Santuário, Tudo via SAL.
Sinceramente, eu não sei como realmente funciona essa negociação e o envio de materiais do Japão. Sei que, de fato, os japoneses costumam enviar capas diferentes e materiais diferentes. Mas não tenho certeza se isso é uma imposição deles mesmo ou se é pura negligência dos brasileiros na hora de negociar e tentar baratear ao máximo o produto que eles estão licenciando. A versão que nos contam é q a Toei é a vilã. Só que eu sempre me questiono como uma empresa séria engole qualquer coisa? Não há questionamentos? Não há cláusulas contratuais que garantam a qualidade do material? Enfim, vão sempre dizer que a Toei impõe as condições e aqui se aceita porque se não nem viria nada, mas ainda fico pensando até que ponto as coisas são assim mesmo.
Nunca vi nada expressamente sobre como os japoneses entendem essa questão de preservar os seus produtos e etc. Mas é fato que, todos os DVDs, por exemplo, tem as mesmas capas fora do Japão. São artistas japoneses como o animador Ken Ôtsuka (que trabalhou em Saint Seiya desde Hades Santuário) que desenham as capas que não são tão bonitas quantas as de Araki e Himeno. As capas de Araki e Himeno são caprichadas e colocadas nas descrições dos produtos como se fossem bônus, um brinde. É como se fossem pequenas obras de arte que os japoneses tem o privilégio de ter. É bem forçado isso, mas é como me parece. De fato, seria ruim para os japoneses lançar seus produtos com um preço e ver eles sendo lançados depois em outros países por um preço bem abaixo. Nesse ponto, faz sentido os japoneses não mandarem exatamente o mesmo material que possuem por lá. Porém, isso não satisfaz a minha curiosidade sobre o ponto da qualidade de vídeo e etc que questiono.
Olá.
Estou pensando em comprar estes box, pois sou mais um que na época do Pegasus Box & Cia, não tive a chance ($$$) de compra-los.
A pergunta q vou fazer pode parecer idiota, mas lá vai:
Gostaria de saber se os previews dos episódios seguintes estão no final de cada episódio, como é o correto, ou se são uma espécie de “faixa bonus” como ocorreu em alguns DVDs da PlayArte, e se existe abertura e encerramento em cada um dos espisódios, ou se é uma abertura só no início do disco, e uma só no final.
Valeu
Olá, Rafael!
Tranquilo, pode perguntar o que quiser sem se preocupar.
Os DVDs japoneses não sequem o mesmo formato dos brasileiros. Todos os episódios estão sem cortes, com áudio original, começam com o vídeo de abertura, tem eyecatch nos intervalos, encerramento e as cenas do próximo episódio. Essas cenas dos próximos episódios (previews) estão normalmente no final de cada episódio. De bônus só mesmo as ilustrações das capas, do box e os menus. Conforme comentei aqui.
Estou devendo a análise do box II e do Hades, mas não esqueci.
Abs.
P.S.: cuidado na hora de importar para não cair na receita.
“P.S.: cuidado na hora de importar para não cair na receita.”
Realmente.
Ao que me parece, a receita está taxando a maioria dos itens, principalmente os vindo do Japao, e nao adianta nem colocar como gift. Uma amiga que mexe com importação de produtos japoneses, me disse que nos ultimos meses os 10 produtos comprados (gashapons, etc), 9 foram taxados, e que em 5 anos que ela trabalha com isso, só havia sido taxada umas 2 vezes (mas a caixa era grande).
Mas tem que arriscar né!!!
Felizmente, tenho conseguido importar muitas coisas e não foi apanhado pela receita. Consegui todos os boxes novos e todo mês tenho comprado um bluray de Omega e tem dado tudo certo. Estou ainda aguardando um lote com os boxes antigos da série que acompanham os bonecos. Comprei por puro ímpeto de colecionador e por aquele desejo antigo de ter esses boxes em particular. Também comprei toda a série de Hades Santuário com seus chaveiros extras da edição limitada pelo mesmo motivo, hehehe. Ainda estou esperando chegar e torcendo para não ser taxado.
Boa tarde! Tudo bem?
Gostaria de saber se você me vende a cópia desses dvds originais japoneses de saint seiya?
Grato.
Edinei_Anjos
Olá, Edinei.
Lamento, mas não posso.
Mas se vc quiser comprar os originais, posso te mostrar como fazer ou ajudar a comprar.
Abs.
Bom dia Allan “Nicol”! Tudo bem?
Sem problema algum, entendo perfeitamente…
Então me mostre como comprar os originais japoneses da série clássica. Ficarei grato.
Um abraço!
Edinei_Anjos
Vou te enviar um email explicando.
Abs,
Queria saber como faço para comprar todos esses box direto no Japão. Tem como me explicarem em qual site, e como faço?
Oi, Michel. Mandei um email para você sobre isso.
Abraço.
Agora que anunciaram os BD-boxes, estou quase arrependido de ter comprado esses DVD-boxes, mas acho que vou mantê-los por causa das ilustrações das caixas e dos estojos, que possivelmente não serão as mesmas usadas nos Blu-rays.
Michel, se eu fosse você, esqueceria os DVDs e esperaria para comprar os Blu-rays em junho.
Bom, eu sou muito fã da série de TV clássica. Foi por causa do anime que virei fã. Por isso eu tenho estes boxes atuais e não me arrependo. E olha que eu também tenho os boxes que saíram em 2002 também (com os bonecos antigos da edição limitada) e não me arrependo. Mesmo comprando o bluray, manterei todos. Além da minha veneração pelo anime, eu acho que é uma forma de reforçar o meu apoio a produção de Saint Seiya.
Meu problema é que eu coleciono muitos outros animes, e como meu espaço para guardar boxes é limitado, procuro sempre me desfazer de DVDs de séries ou filmes depois que faço “upgrade” deles para Blu-ray. Porém, quando esses DVDs incluem extras que não estão presentes nos Blu-rays, acabo por mantê-los na minha coleção por completismo.
No momento, enquanto aguardo o lançamento dos Blu-rays de Saint Seiya, estou tentando achar os DVDs japoneses originais do Meikai-hen e Elysion-hen, porque a má qualidade de imagem dos DVDs da Playarte chega a ser gritante quando a gente vê numa tela de alta definição.
Na Amazon japonesa, tem alguns revendedores vendendo o Meikai-hen e o Elysion-hen completos por preços que nem são tão abusivos assim, mas o que me deixa com um pé atrás é que alguns deles são as versões “rental”, feitas para locadoras. Pelo que você sabe, eles têm a mesma qualidade dos DVDs vendidos em lojas, que já esgotaram há anos?
Oi, Cell.
Pois é, sei exatamente como você se sente. Por isso eu acabei mantendo os DVDs que tenho até então. Mesmo tendo o blu-ray box dos filmes eu ainda tenho os dvds dos filmes (de fato, só recentemente eu consegui comprar a edição limitada do the movie box com o bonequinho do Seiya de Sagitário da antiga linha Saint Cloth Series). Tenho todos os boxes antigos em edição limitada também e os de Hades Santuário em edição limitada com os chaveirinhos de object das Armaduras.
Os de Hades Meikai e Elysion além de serem inferiores à Junikyu-hen, ainda vieram com extras bem revoltantes: uma mera slip case com a mesma imagem da capa original, só que com o logotipo em alto relevo. Havia uns cards que só se achava se comprasse no site da Toei e tinha uns booklets e pôster que se conseguia ao se comprar todos os dvds de seus respectivos arcos.
Realmente, há pessoas no Japão que ainda hoje vendem os DVDs e por incrível que pareça, Meikai e Elysion são vendidos bem caro, mesmo sem os brindes que mencionei. Mas que eu saiba, a qualidade de vídeo da versão rental é a mesma da versão comum.
Se algum dia a Avex lançar Meikai e Elysion com algum extra decente pelo menos, vou pensar em comprar, mas por enquanto estou me concentrando em comprar os novos blu-ray boxes que ainda serão lançados.
Abs.
Olá Allan, tudo bem?
Então, estou com uma dúvida: os DVDs nacionais da séries clássica dos Cavaleiros são MUITO inferiores aos japoneses. O mesmo ocorre com a série de Hades? A diferença é muito grande?
Estava pensando em comprar a série de Hades em japonês, mas não acho mais para comprr os DVDs. Sabes onde posso achar?
Por fim, acabei comprando os dois boxes novos em DVD lançados no Japão e fiquei com extra dos antigos remasterizados – nunca fechei os 114 episódios. Tens como passar meu email para Edinei e o Michel para ver se eles têm interesse em comprá-los?
Muito obrigado!
Oi, Zero.
Bem, eu estou também com um box da segunda metade da série pra vender. Comprei pra um amigo naquela época e ele acabou não ficando com ele.
Sobre o box de Hades jaṕonês, também tenho um sobrando se vocẽ se interessar. Vou te mandar um email.
Abraços.
Ah, bem, com relação à Playarte, eu acho uma diferença considerável de qualidade.
Não sei se você ficou sabendo, Nicol, mas um colega do fórum Fandom Post entrou em contato com a Bandai Visual visual para saber detalhes do BD-box de Saint Seiya, e confirmou o que eu mais temia: os Blu-rays serão upscales feitos com as mesmas masters dos DVDs, e não uma nova remasterização em alta definição da série:
http://www.fandompost.com/oldforums/showthread.php?29379-Saint-Seiya-(TV)-BD-Boxes/page2
Como colecionador que é, tenho certeza de que isso não vai afetar sua decisão de comprar os dois BD-boxes, mas eu sinceramente perdi todo o entusiasmo por eles. Acho lamentável que uma série tão bem-sucedida internacionalmente e que rendeu tanto à Bandai não receba o mesmo tratamento que outros clássicos dos anos 80 como Macross e Zeta Gundam receberam.
Não tinha visto, Cell. Valeu pela informação. Bem, é uma tristeza se for simplesmente assim, porém você já me conhece, sabe que isso não me deterá, hehehe.
Eu sinceramente, nem esperava tanta melhoria, porque de um jeito ou de outro, os DVDs de 2002 pra cá já eram meio que remasterizações. Claro, sempre há o que melhorar, mas ainda assim quero muito ter as novas ilustrações de Himeno, o novo booklet e estou muito ansioso pelo bluray só de extras. 🙂
Só pelo fato das capas serem desenhadas por Michi Himeno, já vale a pena. Todas ficaram lindíssimas. Estão mais “animadas” que os próprios capítulos da série, alguns são tão bizarros de feitos que fica difícil assistir. Sem dúvida Hades santuário é o ápice da animação. Gostaria muito de ter esses capítulos em Bluray, seria um item incrível para se guardar, coisa de colecionador.