Olá, amigos.

Quem acompanha o twitter do site, deve ter visto que nessa semana recebi o DVD-BOX I da série de TV clássica de Saint Seiya.

Mesmo sendo um simples relançamento, eu estava ansioso por receber esse box porque nunca pude comprar os 5 boxes da série de TV lançados entre 2002 e 2003, quando aproveitaram a onda revival de Hades Santuário.

Enfim, aqui trago uma breve análise desse lançamento.

Descrição:

Número de discos: 10 (variando entre single e dual-layer)
Peso: 1030g
Código: BCBA-4450 / 4934569644503
Tempo de duração: total de 1450 minutos
Formato: NTSC
Código da Região: 2 (Japão, Europa, Oriente Médio e África do Sul apenas)
Legendas: nenhuma
Áudio: Japonês Dolby Digital Mono
Tamanho da tela: Standard
Codificação: MPEG-2

Valor 26250 ienes, Lançamento: 22/11/12

Por ser um relançamento da Bandai Visual, o conteúdo do box não é nada de extraordinário. De fato, o grande destaque anunciado como bônus foram as ilustrações inéditas desenhadas por Michi Himeno, produzidas para os dois boxes da série e também para o box com os OVAs de Hades Santuário que será lançado no final de janeiro deste ano. A ilustração é bem bonita, tem um certo lirismo, porém não diria que foi isso que me fez correr para comprar. Os antigos boxes continham a mesma quantidade de discos que vem neste e no segundo box da série, porém eles foram dispostos em menos caixas internas. Por isso, dentre as capas do passado, desenhadas pelo finado Shingo Araki e por Michi Himeno, duas delas ficaram de fora (esta e esta). Eis as capas que foram mantidas:

Essa primeira caixa conta com os 60 episódios, que compreendem do começo do arco da Guerra Galáctica até a batalha na Casa de Escorpião do arco das 12 Casas. Não percebi diferença de qualidade (talvez pessoas com mais experiência em vídeo possam me corrigir), contém a abertura (Pegasus Fantasy), títulos originais, eyecatches, encerramento (Blue Forever) e previews dos próximos episódios. Nada mais, nada de trailers, comerciais, entrevistas ou qualquer coisa que torne o box diferente das antigas versões. Aliás, o conteúdo deste primeiro box corresponde ao conteúdo do Pegasus Box, Dragon Box e parte do Andromeda Box, lançados no passado. Porém, nada de booklets com explicações e descrições dos personagens como vinha nos boxes antigos. Temos apenas um encarte com propaganda de produtos da marca Saint Seiya e Saint Seiya Omega.

Os episódios estão dispostos em 10 discos que seguem o mesmo padrão. Cada disco tem cerca de 6 episódios, mas o mais curioso é que os menus são iguais aos da versão para locação dos antigos dvds da série, as ilustrações são as mesmas.

 

 

 

Para finalizar, só posso dizer que quem comprou os boxes passados está bem melhor servido. Preferiria ter os boxes antigos (Acabei comprando todos os boxes antigos também ao longo dos anos que se seguiram a esta análise – Pegasus Box, Dragon Box, Andromeda Box, Cygnus Box, Phoenix Box), o conteúdo é basicamente o mesmo, mas com mais capas e com os booklets. Ainda havia uma edição limitada com bonecos da linha Saint Cloth Series. Os japoneses ficaram impressionados com o valor destes boxes relançados, e realmente são baratos em comparação aos preços dos antigos. De todo modo, isso fez quem não conseguiu comprar no passado correr para garantir o seu. Eu comprei mais pela nostalgia e por achar que a série merece ser apoiada.  Sou fã confesso do anime, foi por causa dele que virei fã da obra e consigo apreciar ainda hoje o anime, mesmo com todos os seus defeitos. Continuo aguardando a chegada do segundo box para comentar, bem como o box de Hades Santuário (chegaram poucos meses depois que escrevi isso, então estou devendo as análises, mas vão sair). Deu até vontade de comentar cada episódio como venho tentando fazer com Omega. Era até uma ideia antiga, porém não sei se terei disponibilidade para tanto.

 Até a próxima!