Matéria Desenvolvida por:
Michael Serra

 

Exclamação de Atena e Bomba Atômica

Calma. Eu não faria uma comparação tão esdrúxula a toa. Mas vamos do príncipio.

 

 

Essas são as “virgens” do templo da sexta casa zodiacal. Ambas sobre flores de lótus e com claras posturas hinduistas – como já mostramos em “Linguagem Corporal de Shaka“. Na animação OVAs elas ganham nova roupagem, perdendo – ao que parece – a herança hindu.

 

 

Não possuem aquelas túnicas largas na parte superior, apresentando roupas justas mas continuam com togas até os pés, e parecem até estar segurando algo (uma pequena lira, talvez). Enfim, essa introdução foi somente para apresentar estas similaridades:

 

 

A imagem retrata a destruição da Catedral de Nossa Senhora de Urakami, em Nagasaki. Sim, uma igreja cristã no Japão – fora construída em 1875 como refúgio para os cristãos da comunidade, após a reabertura cultural e financeira ao Ocidente e anos de perseguição.

Todavia, ironia do destino, foram “cristãos” que a puseram abaixo em 1945. A bomba atômica lançada em 9 de agosto de 1945 sobre a cidade de Nagasaki caiu a pouco menos de 500 metros de distância da igreja.

Pouco restou da catedral, o campanário tombou e somente diante da entrada sul restaram duas estátuas de cunho santo, a do lado esquerdo: Santa Maria, como todos sabem, também conhecida como Virgem Maria; e a do lado direito: São João.

Ambas atualmente se encontram no Museu da Bomba Atômica em Nagasaki.

A imagem de Nossa Senhora até se assemelha com a das virgens no anime. Contudo, não quero aqui apontar referências entre elas, somente sim, traçar um paralelo curioso (somente) da destruição da Casa de Virgem (e suas estátuas) pela Exclamação de Atena com a destruição da Catedral de Urakami (e suas estátuas) causada pela bomba atômica de Nagasaki.

Ainda que não duvide que um fato tão marcante como a bomba atômica não tenha de fato inspirado a criação da Exclamação de Atena (ainda mais situada nos confrontos justo na Casa de Virgem com suas virgens, muito similares com a situação em Nagasaki, até mesmo pela proximidade de onde a bomba caiu).


Fica como curiosidade.