Autor/tradutor:
Allan “Nicol”

Fonte:
Site oficial, em 18 de junho de 2014.

Masami Kurumada  e o filme “Legend of Sanctuary”

99

Às vésperas da estreia do primeiro filme em CG, “Saint Seiya: Legend of Sanctuary” (Os Cavaleiros do Zodíaco: Lenda do Santuário), o site oficial do filme divulgou uma nota com comentário do autor da obra e produtor executivo do filme, Masami Kurumada.

Comentário de Masami Kurumada

Neste filme, a história e os estabelecimentos (settei) remetem mais à obra original, ao gosto da geração de leitores dos tempos da Jump e dos que viram o anime, que mais uma vez ficarão empolgados, apesar do desenho pretender ser moderno.

Mesmo que os cells da animação estejam em boas mãos, a expressão tem um certo limite, mas acho que o desenho atual rompeu esse limite, expandindo mais rápido e profundamente a forma de expressão.  Em relação a esta produção, representações como as das Armaduras Sagradas diferem completamente, pode ser que pensem ser algo totalmente diferente ao assistirem. Apesar de achar que existem questões e pontos de reflexão quanto à forma de produção, eu penso que esta pode ser a melhor forma agora.

Se não expandisse rapidamente, ficaria só a mesma sensação antiquada da obra original de dezenas de anos atrás!  Nesse sentido, eu acho que foi um sucesso. Simplesmente, os produtores foram um sucesso.  Na verdade, gostaria que quem for assistir também pensasse assim, por isso eu quero que aqueles que forem ver este filme, que leiam novamente a obra original, assim como aqueles que não conhecem Saint Seiya, que leiam o mangá original depois… Gostaria que ambos apreciassem.

O mangá de Kurumada é essencialmente um “shonen manga” (mangá para garotos), apesar dos princípios de nekketsu manga (mangá cheio de paixão, emoções), “Saint Seiya” é uma obra recheada de uma mistura de várias ideias, como mitologia grega e Armaduras Sagradas baseadas em constelações, que outras obras não possuem, apesar de ser um nekketsu manga, não mostra tanto cheiro de suor. Tenho consciência de que ele tem uma elegância que é aceito também pelas garotas. É como se cada personagem pudesse ser um protagonista individualmente. Os personagens crescem sendo aprofundados. Entretanto, eu não os fiz crescer sozinho, acho que a longa história de Seiya foi construída junto com todos os leitores e todos os fãs.

Tanto para os fãs que acompanham desde o passado, quanto para os fãs que vão ver pela primeira vez, começa a partir de agora um Seiya do novo século, e assim, todos que o virem, vamos fazer crescer novamente o próximo Seiya! Porque é uma obra que faremos crescer juntos.

Autor e produtor executivo, Masami Kurumada.