Tradutor:
Allan “Nicol”

Fonte:
Jeux Video, publicado em 07 de julho de 2015.

 

Japan Expo 2015:
Ryo Mito fala sobre Saint Seiya Soldiers’ Soul

 

No começo de julho de 2015, ocorreu na França a tradicional Japan Expo. Nessa ocasião, o produtor Ryo Mito vem a público, fantasiado de Aiolia, trazer uma grande novidade sobre o jogo para PS3, PS4 e Steam (PC), “Saint Seiya Soldiers’ Soul” (Os Cavaleiros do Zodíaco Alma dos Soldados). O site Jeux Video obteve uma nova entrevista com o produtor, que falou sobre a inclusão dos Guerreiros Deuses no jogo, e aqui trazemos a tradução desta entrevista.

Entre tantos desenvolvedores que poderia passar pela Japan Expo 2015, existe um em particular que não poderia faltar: Ryo Mito. Desde que ele, atualmente, está trabalhando com Saint Seiya: Soldiers’ Soul, ele se apresentou para entrevistas em um cosplay de Aiolia, o Cavaleiro de Ouro de Leão.

O trabalho de Ryo Mito é bastante conhecido. Foi nomeadamente parte da equipe de desenvolvimento do popular Dragon Ball Z Budokai Tenkaichi 3 e Dragon Ball Z Shin Budokai, outro jogo de luta muito decente para PSP. Com Saint Seiya, ele tem sido menos bem-sucedido. Soldiers’ Soul será um episódio de renovação? Por ocasião de sua visita à Paris para a Japan Expo, pudemos encontrá-lo e fazer algumas perguntas…

Jeuxvideo.com: Para ser honesto, pensei em começar esta entrevista perguntando-lhe sobre os guerreiros de Odin, o arco de Asgard. A última vez que o vi, perguntei-lhe sobre esses personagens, e você não me disse se eles estariam no jogo. Mas um trailer recente tem claramente apresentar a presença deles. Acho que podemos razoavelmente presumir que eles estarão no jogo?

Ryo Mito: Sim, recebemos muito feedback do fãs, então incluímos no jogo.

Jeuxvideo.com: Isso será apenas no Ocidente, o os jogadores japoneses também serão envolvidos?

Ryo Mito: Sim, sim, o Japão também. O jogo será o mesmo em todo lugar.

[yframe url=’https://www.youtube.com/watch?v=zMepGw7aqi8′]

Jeuxvideo.com: Porque a última vez que nos encontramos, falamos sobre o fato de que o arco Asgard não era muito popular no Japão, em parte porque os japoneses conhecem Saint Seiya por meio do mangá, enquanto os ocidentais o conhecem principalmente graças ao anime.

Ryo Mito: Sim, eu lembro!

Jeuxvideo.com: Na verdade, quantos personagens haverá no jogo? Pois haverá os lutadores de Asgard, Cavaleiros de Ouro, Bronze, Marinas de Poseidon … Isto começa a fazer o mundo.

Ryo Mito: É difícil dar um número preciso. Não que eu queira esconder, mas como existem personagens com diferentes armaduras… Mas se levarmos em conta apenas os nomes dos personagens, existem mais de 50, mas se contarmos o número de armaduras, existem mais de 100.

Jeuxvideo.com: E poderemos refazer toda a história de Saint Seiya, começando desde o início, com a Batalha do Santuário, em seguida, o arco de Poseidon, o arco de Asgard e que o de Hades …?

Ryo Mito: Talvez não tivéssemos mencionado até então, mas haverá dois modos de história diferentes. O primeiro é chamado de “A Lenda do Cosmo”, é onde se encontram as histórias originais de Saint Seiya. Com um capítulo do Santuário, Poseidon, Asgard… E, em seguida, um segundo modo de história, onde os jogadores serão capazes de descobrir uma história completamente nova.

Jeuxvideo.com: Inspirada pela nova série “Soul of Gold”?

Ryo Mito: Sim, isso mesmo.

Jeuxvideo.com: Qual tem sido a recepção do público japonês a esta nova série?

Ryo Mito: O público no Japão é muito importante, mas você sabe agora, com a Internet, que pessoas de todo o mundo podem assistir a série. Os personagens já são muito bem recebidos, eles têm as suas armaduras… E, especialmente, os Cavaleiros de Ouro, que agora têm suas Armaduras Divinas, talvez você já viu. Além disso, você pode ver na demo (era possível jogar Saint Seiya:. Alma dos Soldados no estande da Bandai Namco).

Jeuxvideo.com: Você é fã de Saint Seiya, não é?

Ryo Mito: Sim, claro, eu amo Saint Seiya, eu o vejo desde que eu era pequeno. A primeira vez, na empresa, houve uma discussão sobre um jogo de Saint Seiya, eu fui o primeiro a dizer que eu queria trabalhar com ele.

Jeuxvideo.com: Qual seu personagem favorito?

Ryo Mito: Shaka, o Cavaleiro de Ouro de Virgem.

Jeuxvideo.com: Já que você é um fã. Não existe algum tipo de… tentação, ao criar o jogo e dizer: “Ok, Shaka é o meu personagem favorito, eu quero que ele seja hiper forte no jogo”?

Ryo Mito: (risos) Não, não mesmo. O jogo é desenvolvido por várias pessoas, todo mundo tem seu personagem favorito! Então ninguém se deixa levar por seus desejos.

Jeuxvideo.com: Este deve ser um desenvolvimento bem complicado: fazer um jogo de luta, onde deve haver um equilíbrio entre os personagens, mas, ao mesmo tempo, o jogo é uma adaptação de um mangá em que há personagens bem mais fortes do que outros. Como você lida com isso?

Ryo Mito: Hm… Sim, você está certo. Como no mangá e no anime, existem personagens que são mais fortes do que outros. Mas também e um jogo de luta, então devemos encontrar um soluções. Fazemos ajustes baseados em personagens.

Jeuxvideo.com: Então, isso quer dizer que posso jogar com Hades e ser derrotado por… Shun?

Ryo Mito: (Risos) Sim, é bem possível. Isso é um jogo!

Jeuxvideo.com: Teremos as músicas no jogo?

Ryo Mito: Não, não terão musicas do anime no jogo. Nós críamos nossa própria trilha sonora. Mas deixamos a possibilidade dos jogadores criarem sua própria playlist, ele poderão usar suas músicas.

Jeuxvideo.com: É difícil conseguir os direitos?

Ryo Mito: Sim, especialmente se alguém quiser vender o jogo fora do Japão.

Jeuxvideo.com: Porque os detentores dos direitos são diferentes nos diferentes países?

Ryo Mito: Sim, é exatamente isso.

Jeuxvideo.com: Tenho talvez uma última pergunta. Acho que vai te fazer rir. Eu te pergunto cada vez que nos vemos, mas e daí? Haverá o lançamento para Xbox One?

Ryo Mito: (Risos) Você adora o Xbox, né?

Jeuxvideo.com: Oh, pessoalmente, eu não me importo se não sair no Xbox, provavelmente eu vou comprar para o PlayStation 4, isso não é um problema para mim. Por outro lado, eu penso nas pessoas que não têm a oportunidade ou o meios de possuir vários consoles.

Ryo Mito: Então, infelizmente, eu responderei a você a mesma coisa toda vez: não experamos que ele saia para Xbox. Os jogos anteriores foram para a PlayStation 3, por isso, sai para PlayStation 4. Mas também estará disponível no PC… Depois, se houver pedidos de fãs e eles são muitos, talvez reconsideremos.

Jeuxvideo.com: Os japoneses não se incomodam com o fato do PlayStation 4 tenha chegado tão tarde no Japão, em comparação ao resto do mundo?

Ryo Mito: Hm, para ser honesto,  o número de PlayStation 4 vendidos lá não é enorme comparado ao resto do mundo. Talvez, por isso sim.

Jeuxvideo.com: Isso pode ser um clichê, mas aqui na Europa, muitas pessoas tendem a pensar que os japoneses não jogam em smartphones. Você já pensou em fazer um jogo de Saint Seiya para esta plataforma?

Ryo Mito: Já existem alguns jogos de Saint Seiya que existem em smartphones, e há um  que atualmente está sendo desenvolvido. Eu trabalho um pouco com a equipe que o produz

Jeuxvideo.com: Obrigado por suas respostas.

Ryo Mito: Obrigado!