Olá!

De tempos em tempos, gosto de escrever uma breve síntese, com alguns comentários meus, sobre o que tem acontecido de mais relevante no universo Saint Seiya.

Ultimamente, tenho aprendido a usar melhor o Facebook e tenho feito uso da fan page que criei para nosso site (temos um feed dos posts no canto inferior do site, curtam se acharem que mereça) como uma forma de dar vazão mais imediatamente ao meu olhar sobre as novidades que saem por aí. Nunca tive a intenção de me concentrar em dar notícias sobre Saint Seiya, então é comum eu mencionar aquilo que eu particularmente tenho maior interesse e acho que valha mais a pena dedicar alguma parte do meu pouco tempo livre para escrever à respeito e compartilhar com os demais fãs. De todo modo, tem pessoas que acabam não conseguindo acompanhar tudo o que acontece e fica meio perdido às vezes. Nem sempre

Por muitas vezes, eu acabo deixando bastante tempo passar, mas além dos meus posts no Facebook, também posto algo a mais aqui no site. Sem mais delongas, vamos lá!

MANGÁ: uma estrela da constelação de obras se apaga e outra se acende em seu lugar…

Todo bom fã de Saint Seiya, vulgo “Os Cavaleiros do Zodíaco”, sabe que Masami Kurumada começou a série na editora japonesa Shueisha do meio para o final da década de 80 do século passado, e que depois disso ele promoveu a expansão do universo da obra (para o prazer de uns fãs e o desgosto de outros), levando Saint Seiya para outras editoras. Desde então, temos Next Dimension, The Lost Canvas, The Lost Canvas Gaiden e, há 3 meses atrás, a adaptação inversa do anime para mangá de Saint Seiya Ω, mas o primeiro de todos, o grande desbravador, foi Saint Seiya: Episode G (ou Episódio G, como é conhecido no Brasil graças à conturbada publicação pela editora Conrad).

A obra de Megumu Okada foi um grande choque para muitos fãs do mundo inteiro quando iniciou nas páginas da antologia Champion Red da Akita Shoten, em  19 de dezembro de 2002. Naquele ano, em plena efervescência do retorno de tão aguardada Saga de Hades com os OVAs da fase Santuário, o anúncio de um novo mangá fora da Shueisha e prometendo abordar uma história do passado dos Cavaleiros de Ouro deu o que falar. Logo, todos os fãs começaram a aguardar por uma obra que nos revelasse detalhes sobre as origens dos poderosos Cavaleiros que enfrentaram Seiya e cia e que se destacavam mais ainda na Saga de Hades. O anúncio de que a obra seria conduzida pelo pouco conhecido Megumu Okada já deixou os fãs confusos e quando o primeiro capítulo foi lançado, a reação foi bem mais negativa do que qualquer outra coisa. No Japão, os fãs mais fervorosos ficaram indignados com o traço tão diferente do que já estava acostumados e da história que não seguia os clichês já conhecidos (e até hoje arraigados) da obra original publicada até então na Shueisha. Lembro de sites criados para promover o boicote à obra e tópicos de repúdio borbulhavam em fóruns japoneses. No ocidente a tendência foi mais ou menos essa, mas a impressão que eu tinha naquela época era de que, fora do Japão, os fãs estavam dispostos a dar uma chance ao EpG, pois afinal era uma obra que prometia falar mais dos Cavaleiros de Ouro e isso era um chamariz e tanto. Enfim, é muita coisa sobre a obra que, lembrando agora, acho que daria uma boa matéria aqui para o site (fica a lembrança de produzir quando o vol. 20 for publicado). O fato é, que após um bom tempo de uma periodicidade inconstante, a obra teve seu final declarado e ele se deu na edição da Champion Red publicada em 19 de junho deste ano, pouco mais de 10 anos após o seu início.

Desde então, Okada vinha publicando em seu twitter pessoal alguns desenhos em tom despedida.

epg_aiolia_especial epg_final_aiolia_cores epg_okada_adeus

Não entrarei em detalhes, sobre o capítulo final, mas ele terminou de certa forma aberta. Curiosamente, na última página do capítulo 87, uma mensagem chamou a atenção:

epg_final_022

 

epg_final_mensagem

O texto traduz-se como: “Por favor, esperem pela próxima obra do mestre Masami Kurumada e do mestre Megumu Okada”. Apesar do texto ser bem claro, em nosso facebook, o fã Guilherme Alves de Oliveira pontuou que em Bakuman, publicado também na Champion Red, uma mensagem similar havia sido disposta no último capítulo, porém uma outra obra dos autores nunca veio na Champion Red.

Seguindo esse exemplo, uma sequência não é garantida. Enquanto isso, aguardamos a compilação dos últimos capítulos sob a forma do volume 20, a ser publicado em 08/08/2013. E paralelo a isso, no final da Champion Red que trouxe este capítulo final, trouxe o inesperado anúncio da publicação do prólogo de uma nova obra: Saintia Sho (clique aqui para ler mais detalhes)!

Enquanto isso, continuamos aguardando pelo retorno do Next Dimension que promete trazer a polêmica introdução da história da 13ª Casa do Zodíaco: Ofiúco (que é a constelação de Shaina…). Enquanto isso, em The Lost Canvas Gaiden, o capítulo de Asmita de Virgem se encerrou e agora temos o capítulo de Hasgard/Rasgado de Touro, mas que já começou mostrando o pós-LC onde o jovem Teneo converteu-se no Cavaleiro de Ouro de Touro e ajuda Sion de Áries na reconstrução do Santuário após a última Guerra Santa.

ANIME

Enquanto Omega caminha para o que parece ser o fim do primeiro arco da atual temporada (com um trágico destino para um dos dourados), o Brasil prepara-se para ver a versão dublada da primeira temporada e também a segunda temporada de The Lost Canvas (nem sinal da continuação pelo Japão).

CLOTH MYTH: comemoração de 10 anos!

Recentemente, uma exibição online para o mundo todo trouxe novidades comemorativas ao 10º aniversário da linha Cloth Myth, que tem se consolidado como o grande mantenedor de Saint Seiya. Confiram mais detalhes aqui.

 

JOGOS: China, Japão e o mundo! O Outono vem aí!

Enquanto o universo da obra se expande mais ainda com o Saint Seiya Online que promete trazer as 88 Armaduras dos Cavaleiros (veja um vídeo aqui também)e cenas de toda a obra com novos e inéditos inimigos na franquia, uma informação vazada em sites italianos sobre um novo jogo para PS3 mexeu com a cabeça dos fãs em toda a parte. Após alguns dias, seguindo o padrão do lançamento do anterior Saint Seiya Senki (vulgo, Batalha do Santuário), um site misterioso surgiu e logo em seguida, a confirmação na revista V Jump do jogo exclusivo para o PS3: Saint Seiya Brave Soldiers! Confiram a tradução do scan que consegui:

trad_vjump_21_06_2013

(clique para ampliar)

Logo em seguida, o site oficial foi aberto oficialmente, já com o primeiro teaser do jogo de luta!

 Além de imagens da jogabilidade, dos personagens em cell shading e de uma nova animação, o jogo ainda será lançado simultaneamente no Japão, Europa e América do Sul em novembro de 2013, com e legendas em português brasileiro. Além de confirmar essa informação sobre as condições de lançamento, o site Uol Games revelou ainda que jogo possibilitará “evoluir os atributos e golpes dos personagens. Além disso, foram confirmados também embates contra chefes e lutas online, com direito a rankings”. Quando tivermos mais informações, escreverei uma matéria mais detalhada sobre o jogo.

[ATUALIZAÇÃO – 28/06/2013]: Traduzi o artigo da revista Weekly Famitsu do dia 27/06. Destaque para a informação de que até o momento só há 70% do jogo desenvolvido até o momento. (clique para ampliar)
trad_vjump_21_06_2013

E isso é só o começo, continuem acompanhando o site e nossa fan page do Facebook para acompanhar mais novidades!

Até a próxima!