AUTOR E TRADUTOR:
Archange – Saint Seiya Pedia (japonê – francês)
Allan “Nicol” (francês/japonês – português)
FONTES E COLABORAÇÕES:
Entrevista realizada por Kazue Aou, publicada na revista japonesa Champion Red nº 02 / 2014 (publicada em 19 de dezembro de 2013).
Edição: Hika – Saint Seiya Ice Planet.
Scans por Allan “Nicol”.
LONGA ENTREVISTA ESPECIAL
DE 40 ANOS DE CARREIRA DE MASAMI KURUMADA
CHAMPION RED Nº 02 de 2014.
Esta entrevista faz parte edição da Champion comemorativa dos 40 anos de carreira de Masami Kurumada. A revista foi originalmente publicada em 19 de dezembro de 2013 e trazia capítulos de histórias paralelas de The Lost Canvas, Episode G, um capítulo completo de Saintia Sho e o prólogo da série Kurumada Suikoden – Hero of Heroes, um cross-over das outras obras de Kurumada, além de pôsters com ilustrações inéditas destas séries.
Além de falar sobre o começo de sua carreira, suas dificuldades e conquistas, Kurumada comenta sobre seu estilo de mangá e sobre uma lesão que pode afastá-lo da profissão no futuro.
Finalmente em suas próprias palavras, Kurumada confessa não ser o melhor desenhista do mundo! Hehehe
E eu aqui me achando estranho por pensar isso dele.
Mas é inegável que ele desenha com muito sentimento e que CDZ é uma obra de arte!
O que ele não desenha bem em personagens, fez com maestria nas Armaduras. Inegável que nisso ele é um mestre!
Fiquei triste pelo Kurumada, principalmente com esse final. É interessante perceber o modo de pensar dele, que pra mim soa um pouco estranho.
Interessante também notar como ele relata o início de sua carreira e como isso realmente se assemelha ao seu mangá auto biográfico.
Entendi… tem gente criticando muito o Masami Kurumada sem entender por que a qualidade de seus desenhos caiu tanto desde a face de Hades de Cavaleiros do Zodíaco. O motivo está aqui muito claramente explicado, Ele desenvolveu uma tendinite, e desenhar causa dor e piora as lesões. Mas o que importa mesmo é o roteiro. Basta narrar e supervisionar os desenhistas para entenderem o que devem desenhar. Com o Google DOCs a função “Narrar texto” fica fácil digitar com a voz.
Mas ficou claro uma coisa nessa entrevista, de fato o Masami Kurumada não gosta muito de Saint Seya, só falou do seu mangá de boxe, e nem tocou no assunto sobre a sua maior e mais lucrativa obra, os cavaleiros do zodíaco. É no minimo curioso… será que Masami Kurumada “canalizou” uma ideia que na verdade não é dele? Mas apenas adotada? Assim como aconteceu com a criado de Harry Potter? J. K. Rowling conta que a ideia completa para Harry Potter veio em apenas algumas horas durante uma viagem de tren. Seria interessante questionar Masami Kurumada dessa forma. Assim a obra que de fato é “Dele” seria esse mangá de Boxe, já Cavaleiros do Zodíaco pertence a “outras inteligencias”.