De ontem para hoje, o mundo dos fãs de Saint Seiya foi tomado de surpresa pelo anúncio de um novo mangá, Saint Seiya: Saintia Sho (聖闘士星矢 セインティア翔).

Segundo informações do fórum japonês 2ch, na edição de setembro da revista Champion Red da Akita Shoten (que está se despedindo do Episode G de Megumo Okada) publicará em 19/07 o prólogo do mangá de Chimaki Kuori.

Segundo a mini-sinopse divulgada ainda no 2ch:

聖域、アテナに邪神の魔手が迫る!!
そこに現れたのはアテナを守護する
美しき乙女・聖闘少女(セインティア)!!

Santuário, a mão maligna de um deus do mal aproxima-se de Atena!
Para proteger Atena, surge ali uma bela donzela,
uma Sagrada Jovem Guerreira  (Saintia)!

E para completar a notícia, vem a primeira imagem da tal Saintia, uma garota que parece usar a Armadura de Bronze de Pégaso!

Saintia Sho na Champion Red
O que dizer dessas informações: não se sabe exatamente onde a história de encaixa dentro do universo Saint Seiya, mas assim como as demais obras de Saint Seiya, Kurumada é creditado como o autor original, e na revista haverá um pôster de Seiya para sacramentar a bênção do mestre como já é de praxe e tentar amenizar o baque de uma nova série que não é feita diretamente por ele. Atena continua sendo a vítima de uma divindade maligna que não se sabe se será um deus ou uma deusa, mas curiosamente, o anúncio traz os mesmos caracteres do epíteto da deusa Éris (Jashin = 邪神), será uma pista?

O nome do mangá parece indicar o nome da personagem principal, Sho (ou Shou/Shô), que é o mesmo nome do antigo Cavaleiro de Aço do Ar no anime clássico de Saint Seiya. Sho () significa “Voo”.

Outra coisa curiosa é o novo termo “Saintia” (literalmente SEINTIA = セインティア), que nada mais é do que a leitura para 聖闘少女 (Seitô-shôjo). É curioso, pois quando Umakoshi fez o teste para desenhista de personagens do anime “Saint Seiya Omega” ele teve justamente que desenhar uma jovem portadora de uma lança e que lutava por Atena, mas não era um Cavaleiro, essa personagem foi a origem de Yuna (a ideia de uma uma jovem guerreira entre os protagonistas foi ideia de Kurumada, segundo entrevistas do staff de Omega), e o mais curioso é que Umokoshi se referiu a essa jovem como “A Guerreira” (no original: 女戦士 = Onna Senshi).

http://i1151.photobucket.com/albums/o639/taizen_gallery/sspia/pia_traduzido/pia_08_sacerdotiza.jpg

O mais curioso é que em Saint Seiya, todas as mulheres que lutam por Atena são chamadas literalmente de Onna Saint (do original japonês: 女聖闘士 = Mulher Cavaleiro/ Mulher Saint/ Santa). A única referência que encontrei sobre esse termo “Saintia” foi o nome da santa da Cornualha, que se chama em inglês de “Saint Ia”.

Segundo a wikipedia, “Saint Ia” também era conhecida como Eia, Hia ou Hya, e foi uma evangelizadora da Cornualha, uma mártir que viveu no séculos 5 ou 6. Dizem que ela nasceu nobre e seu feito milagroso foi que, ao viajar da Irlanda, seu país natal, para visitar a Cornualha, teria ficado com medo de atravessar o mar da Irlanda, começou a rezar e Deus teria respondido suas preces enviando uma enorme folha que ela usou como barco para chegar até a costa da Cornualha, ela veio a fundar uma capela na floresta que permanece dedicada à ela até hoje (fonte).

Enfim, fico pensando que isso se deve ao desejo de Kurumada de focar mais no público feminino, algo que ele já sinalizava quando fez questão de inserir Yuna entre os protagonistas de Omega. Agora é aguardar por mais novidades (atualizarei este post quanto houver)!

[ATUALIZAÇÃO 30/06/2013]: Em seu blog, Shiori Teshirogi, co-autora de Saint Seiya The Lost Canvas comentou em 22/06 sobre Saintia Sho:

その頃には恐らくチャンピオンREDにて『聖闘少女(セインティア)翔』も開始している頃ですね。 こちらの作品は以前ロスキャンに関わって下さっていた担当さんの作品だと言う事もあり、私も楽しみにしております! 作画の久織ちまき先生も私などよりキャリアもあり、絵も素敵で、星矢好きな方と聞いていますので、女の子好きとしてはホクホクですー。

Nesse período [da publicação dos volumes de LC, ND e EpG], provavelmente terá começado “Saintia Sho” na Champion RED.
A propósito, essa obra está a cargo de alguém que já esteve envolvido com LC antes, eu não vou perder! A carreira da mestre Chimaki Kuori e seus mangás é mais do que a minha, com desenhos mais maravilhosos, eu ouvi que ela gosta de “Seiya”, é encantada como uma garota apaixonada.

 

[ATUALIZADO] Prefácio da história por Masami Kurumada nas páginas da Champion Red 09/2013, logo após a publicação do Prólogo da história.

Até a próxima!