Olá, amigos!

Bem, trago aqui um breve review com as principais informações do jogo Saint Seiya Senki que será lançado neste dia 23/11.

Apesar de lá no Japão já terem pessoas que tiveram acesso ao jogo e ao guia oficial, eu ainda estou esperando meu jogo e a Ultimate Cosmo Bible chegarem (deve ser até o fim do mês, mas até lá, aqui vai uma prévia com as informações básicas que coletei, depois será complementada.

[Á medida que forem aparecendo mais informações ou se confirmando outras vou alterando aqui, podem ocorrer algumas correções também].

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PERSONAGENS

A Ultimate Cosmo Bible trouxa de antemão a informação de que seriam 20 personagens principais. Porém, isso não inclui alguns que serão baixados via DLC da Playstation Network. Outros personagens que aparecem no jogo como sub-chefes até o momento não poderão ser jogáveis, Saori também é um personagem que apenas aparece durante a história e também não pode ser utilizada. Alguns personagens possuem formas alternativas jogáveis, como os 5 de Bronze, Aiolos e DeathMask que podem lutar sem Armaduras, o que lhes permite encher a barra de Cosmo mais rápido.

É interessante como cada personagem possui sua particularidade. Como Hyoga que pode congelar seus inimigos ao atacar. Ikki pode queimar os adversários que apenas se aproximarem dele quando ele concentra seu cosmo e o faz esplodir. a “Onda Trovão/Thunder Wave” de Shun praticamente atige vários inimigos que estejam em posições diferente da tela, não é algo linear. Shiryu pode usar o “Último Dragão/Rozan Koryuha” mesmo contra adversários menores, e etc. Ikki é o único que, depois de retirar a Armadura, pode usá-la novamente, como se a revivesse das cinzas.

Apesar de serem os mesmos personagens do primeiro jogo do PS2, a jogabilidade melhorou consideravelmente bem como a execução dos golpes e seus efeitos.

1- Seiya de Pégaso / Versão Sem Armadura / Versão da Armadura V2 (DLC) / Versão de Ouro (Protect Code de DLC como extra do Box especial do Jogo)
2- Shiryu de Dragão / Versão Sem Armadura / Versão da Armadura V2 (DLC)
3- Hyoga de Cisne / Versão Sem Armadura / Versão da Armadura V2 (DLC)
4- Shun de Andrômeda / Versão Sem Armadura / Versão da Armadura V2 (DLC)
5- Ikki de Fênix / Versão Sem Armadura / Versão da Armadura V2 (DLC)
6- Marin de Águia
7- Shaina de Ofiúco
8- Mu de Áries
9- Aldebaran de Touro
10- Cavaleiro de Gêmeos
11- Saga de Gêmeos (Versão do Mal / Versão do Bem)
12- Death Mask de Cãncer / Versão sem Armadura
13- Aiolia de Leão
14- Shaka de Virgem
15- Milo de Escorpião
16- Aiolos de Sagitário / Versão sem Armadura
17- Shura de Capricórnio
18- Camus de Aquário
19- Aphrodite de Peixes
20- Seiya de Sagitário (Protect Code de DLC como brinde da versão regular do jogo)

– Dohko de Libra (DLC) aparece fora da contagem oficial. Assim como ele, muitos outros personagens serão adicionados em DLC. Dohko só poderá ser utilizado no Mission Mode com 1 player, nada de Co-Op.

Sub-chefes (não jogáveis):
– Black Saints: Pégaso Negro, Dragão Negro, Cisne Negro, Andrômeda Negro, Fênix Negro (grupo de sombras de Ikki), Ofiúco Negra, Águia Negra, Lagarto Negro.

– Misty de Lagarto

– Cassios

(se existem mais, ainda não tive confirmação oficial)

GAME PLAY

Left stick: Mover-se
Cross (X): Pular
Square (Quadrado): Ataque normal
Triangle (Triângulo): Ataque Forte
Circle (Círculo): Ataques Especiais
R1: Ataque Especial
R1+Circle: Ataque Especial
L1: Desvio/Evasão
R2: Cosmo Burst (explosão de cosmo que junto com um ataque especial seu poder aumenta)
L2: Sétimo Sentido

Na tela existe um medidor de cosmo no formato do báculo de Niki. Ele recarrega gradualmente, mas conseguindo-se uma pontuação de combos alta ele aumenta mais rápido. Se seu medidor de vida estiver em vermelho, ou seja, perto de morrer, como no anime, seu Cosmo aumenta ainda mais também.

Cada vez que você usar um ataque especial, uma parte do medidor de Cosmo se vai. Para ativar o Sétimo Sentido é necessário ter um estoque cheio de cosmo.

Pressionando-se R2 irá ativar modo “Cosmo Burst” que lhe permitirá desencadear ataques mais poderosos enquanto consome o medidor de cosmo. Fazer isso enquanto se move irá ativar um “burst dash”. Segurando-se o R2 vai durar até o medidor de cosmo esvaziar.

Pressionando-se o L2 ativa-se o Sétimo Sentido, que será o modo em câmera lenta. Normalmente isto irá consumir bastante cosmo, mas se você ativá-lo logo antes de ser atropelado por um ataque inimigo, dá para ativá-lo sem consumir.

Às vezes há uma espécie de chama de cosmo queimando no topo da tela, no círculo superior esquerdo, esta é a “Big Bang Energy”. Quando isso estiver aceso, se você usar um “Burst Finish” (R2 + botão finalizador), realizará um Ataque Big Bang.

Após passar por cada fase, pontuações são dadas e registradas (até agora a única parte online do jogo que li à respeito é poder comparar com outros esses dados), ao final o jogador ganha “Cosmo Points” que podem ser usados para aumentar os atributos do personagem em geral, deixar um golpe mais forte e etc.

MODOS

– Story Mode: segue-se a história do anime com algumas novidades.
Com exceção da “Batalha das 12 Casas do Zodíaco”, há adendos chamados “Short Story”: Capítulo Aiolos (fuga de Aiolos do Santuário através das 12 Casas), Capítulo do Aiolia, Capítulo da Shaina, Capítulo da Marin e Capítulo do Ikki. Todos mostrando coisas que o anime não mostra.

– Mission Mode
Nesse há liberdade de escolher entre batalhas por fases: Caminho para a Casa do Zodíaco e Batalha na Casa do Zodíaco. Jogando-se com 1 player são 30 stages (fases) e Tag Challenge, ou seja, 2 Players/Co-Op, são apenas 10 stages.

– Detalhes sobre o CO-OP (2 players)
No modo de 2 jogadores, é uma tela única, não dividida.

Há também uma opção para definir o método de ataques em co-op:
Tipo A: pode-se sentir golpes do parceiro e causar danos aos pontos de vida
Tipo B: pode-se sentir golpes do parceiro, mas não causam dano nos seus pontos de vida
Tipo C: imunidade total aos golpes do parceiro

Se um personagem perder todos os pontos de vida, o parceiro poderá “revivê-lo”, é como se replicassem o ato de atingir os pontos cósmicos do personagem que aparece na história.

– Níveis de dificuldade:

Confirmado os modos: Very Easy, Easy, Normal e Hard, mas pode haver um modo secreto que é mais difícil ainda. Pode-se alternar estes modos entre as fases do jogo.

Há também um esquema de controles fácil projetado para jogadores casuais que não estão familiarizados com jogos de ação. Se utilizar este esquema de controle, apenas pressionando-se o Square será possível desencadear muitos combos e até mesmo especiais de finalização. Também há perseguição automática de inimigos (mira automática), bloqueio automático de golpes e até mesmo ativação automática do Sétimo Sentido quando os pontos de vida estão baixos! Muita moleza mesmo.

Créditos e agradecimentos: 2ch, Philip Ho, BlackKite, Site oficial do Jogo da Bandai-Namco, Dengeki, Famitsu (especialmente o review em vídeo do Midnight Live)