Eu reparo em cada coisa… Embora geralmente de pouca utilidade, algumas ferramentas militares dão as caras em Saint Seiya.
BAe-McDonnell Douglas Harrier II
Este é um dos mais famosos caças V/STOL já lançados (decolagem vertical). O
Harrier teve inúmeros modelos lançados desde 1960. Todavia, esse das imagens (que mais se parece com a screen do anime,
capítulo 19) é o British Aerospace-McDonnell Douglas Harrier II, posto em funcionamento em 1985, ou seja, um dos mais modernos na época da produção do anime. É utilizado pela Fundação Graad (poderosa, hein?).
Bell X-22
Nem tão famoso quanto o anterior, mas certamente foi muito mais audacioso. O
Bell X-22 (X é a sigla que declara como projeto experimental, ou seja não chegou a entrar em operação oficialmente) foi um protótipo dos anos sessenta que possuía quatro turbo-hélices direcionáveis, permitindo agir como um avião comum ou como um tiltrotor – espécie de helicóptero. Também aparece em Saint Seiya no
capítulo 19 da série animada, e da mesma forma pertencente à Fundação Graad.
*A segunda screen não apresenta o “flap” traseiro pois, se reparar, a aeronave está ligeiramente com o bico inclinado para cima.
Colt M16
Talvez, um dos fuzis de assalto mais famosos do militarismo, o
Colt M16 é a evolução dos antigos AR-15. Entrou em serviço na Força Aérea Americana em 1964 e desde então ja foram elaboradas dezenas de versões. A imagem em si é do modelo mais antigo (rifle de calibre 5.56 mm com um pente menor que as versões posteriores), o original M16, que é o que mais se assemelha à cena do capítulo 21 de Saint Seiya (de Mestre Cristal e Hyoga).
…
Talvez existam mais referências em outros capítulos, mas tirei estes de cabeça mesmo. Se porventura os encontrar eu os adiciono.
p.s. Screens do animê por Raiga – Fórum Arayashiki.
Comentários