No dia 10 de julho de 2017, os fãs de Saint Seiya foram impactados com a nota de falecimento do compositor Seiji Yokoyama. Até entre aqueles que não gostam tanto do anime de Saint Seiya, há um reconhecimento do valor da trilha sonora composta pelo maestro que veio a falecer em 8 de julho de 2017, em Hiroshima, sua cidade natal, em decorrência de pneumonia.

Yokoyama nasceu em 17 de março de 1935, na cidade japonesa de Hiroshima, que viria a ser atacada pela bomba atômica dos Estados Unidos em 1945. Em 1950, ele entrou na escola de música Hiroshima Ongaku Kotogakko, graduando-se em composição musical em 1957, no conservatório Kunitachi Ongaku Daigaku, em Tóquio. Ele foi pupilo de Tadashi Hattori, um dos primeiros compositores de rádio do Japão e também foi um dos primeiros a trabalhar nas músicas dos filmes de Akira Kurosawa. Yokoyama trabalhou com produções de rádio, TV e filmes. Ele compôs até hinos de 7 escolas de Hiroshima e, em 1978, o hino “Moeru Aka Heru Bokura no Caapu” do time de beiseball Hiroshima Toyo Carp.

Antes de ouvir suas composições fantásticas no anime de Saint Seiya, os brasileiros puderam conhecer seu trabalho na série de tokusatsu “Metalder”, exibida na rede Bandeirantes em 1990. Na mesma época de “Os Cavaleiros do Zodíaco” na Manchete, outro tokusatsu com suas composições passou por aqui: “Winspector”.  Vale confiram aqui a lista de outros trabalhos de Yokoyama.

“Saint Seiya” deu grande reconhecimento ao maestro dentro e fora do Japão. Graças ao seu trabalho na trilha sonora do anime de Kurumada e da Toei Animation, Yokoyama ganhou, em 1987, o 5º ” NihonAnime Taisho” como melhor compositor na categoria de músicas de anime, e, em 1992, ganhou o prêmio internacional do 10º Prêmio JASRAC (Japanese Society for Rights of Authors, Composers and Publishers).

Em 2015, Yokoyama compôs a música “Soshite Inori” para o “Concerto Oração pela Paz de Hiroshima”, ocorrido em agosto daquele ano, em memória dos 70 anos após a guerra. Em entrevista concedida ao Hiroshima Peace Media, o maestro contou que que viu o cogumelo da bomba atômica quando tinha 10 anos de idade. Na época, por conta do trabalho de professor de seu pai, ele havia se mudado desde os 5 anos para a cidade de Kure, na mesma província de Hiroshima. Desde então, dedicou sua vida à música para viver com alegria.

Homenagem em evento de Hiroshima.

No dia 26 de agosto de 2017, o evento “Hiroshima Pop Culture” prestou uma homenagem ao maestro, realizando um pequeno concerto “Seiji Yokoyama Anime Selection”, tocando músicas retiradas diretamente dos CDs da trilha sonora de Saint Seiya, além da 3 músicas do anime “Captain Harlock” (que abriram o evento) e o já comentado hino do Hiroshima Toyo Carp (encerrando a homenagem) tocadas ao vivo.

Imagem do material do evento, compartilhada por Gérald Ory.

A produção do evento, com a colaboração de Gérald Ory (que trabalhou com Yokoyama e Himeno no projeto Ragen Blue), definiram as seguintes peças de Saint Seiya:

01 – プロローグ〜新たな英雄伝説 (Prologue – Aratana Eiyu Densetsu/Prólogo – As novas lendas heroicas)

02 – アテナ、その愛 & アベルのテーマ (Athena, Sono Ai/ Atena, seu amor e Abel no Thema/Tema de Abel)

03 – 翔べ! ペガサス & 伝説の神闘士(ゴッドウォーリア) (Tobe! Pegasus/Voe! Pégaso e Densetsu no God Warrior/Lendários Guerreiros Deuses)

04 – Interview: About how to compose (Entrevista: Sobre como compor), retirada da entrevista concedida em julho de 2015 na ocasião em que compôs “Soshite Inori”, mencionado acima. Segue a tradução:

Bem, perguntam para mim “como você escreve uma música?”
Quando toco um concerto, eu escrevo e expresso minha própria imagem.
No caso de um drama para TV, eu verifico “quantos segundos tem”,  leio o roteiro ou converso com o diretor, então uma melodia flui na minha cabeça. Eu consigo ouvir a melodia. Todo mundo diz “Mentiroso!” (risos).
Por exemplo, em “47 Samurais”, Eu ouvia uma música em orquestra. Depois, disseram-me “como não tem dinheiro, sinta uma música adequada, por favor” , então eu usei mandolin e violão no drama do começo da era Showa (n.t.: período japonês entre 1929 e 1989).
Eu decido a composição pelo orçamento, e então eu posso ouvir o som com aqueles instrumentos. Daí eu só escrevo na partitura. Todo mundo diz “Mentiroso!” . Nem tudo, mas eu escuto a linha do “Oo” logo, e eu ajeito mais tarde.

05 アテナ転生 (Athena Tensei/Transmigração de Atena)

06 ポセイドン伝説 (Poseidon Densetsu/A Lenda de Poseidon)

07 終章: 世界樹の木の下で (Shusho: Sekaiju no Konomoto de/Sob a Árvore do Mundo)

Felizmente, consegui salvar a transmissão ao vivo do singelo. Deixo ele aqui trechos correspondente a Saint Seiya como uma forma de homenagear o maestro que viverá para sempre na memória dos fãs através de suas emocionantes composições.

Fontes e agradecimentos: Gérald Ory, Hiroshima Pop Culturenota de falecimentoHiroshima Peace Media, Hirohibiki channel e Morio-san que ajudou a traduzir o áudio da entrevista.