Olá, pessoal!

Mais um ano se foi. um ano que começou cheio de expectativas para o novo anime, “Soul of Gold”, e terminou com o início das comemorações dos 30 anos do mangá. Essa celebração promete tomar todo o ano de 2016. Porém, o que mais vem por aí? Como já é tradição por aqui, farei uma breve retrospectiva de 2015, enquanto esboço o que esperar para o novo ano que chegou.

Aos fãs de Saint Seiya que aqui vieram, vamos a mais um especial “Giro pelo Universo Saint Seiya”.

ANIME

O filme “Saint Seiya Legend of Sanctuary” estreou em 2014, mas ainda estreou e teve o lançamento em mídia física em alguns países da Europa (vide o belo box da França da imagem acima). Por aqui, ainda ficou a expectativa do lançamento do filme em alguma mídia física, mas ainda não há nada concreto em vista. Apenas a Netflix mantém o filme disponível em seu catálogo desde janeiro deste ano. Parece que se repete aqui a mesma situação de impasse que envolveu a Paris Filmes com o lançamento do filme “Dragon Ball Z Batalha dos Deuses”. Enquanto isso, no Japão o site oficial do filme saiu do ar lá pelo meio do ano e até parece que perdeu o domínio para outro grupo, mas quase ninguém notou. Isso poderia significar uma renovação para um novo projeto? Aparentemente não, porque nada de uma confirmação oficial sobre a sequência do filme apareceu até então. Será que veremos um “Legend of…” alguma outra coisa? Quem sabe 2016 trará essa novidade.

Página do primeiro artigo sobre o filme do Abel na revista Herói nº 26. Foi utilizada uma das primeiras imagens promocionais do filme no Japão.

Falando em filme, no dia 14 de julho lembramos que o 3º filme do anime completava 20 anos de sua estreia no Brasil (vale lembrar que na edição de setembro da Champion Red, o mangá “Saintia Sho” trouxe uma referência bem legal ao filme do Abel, confira aqui).

Foto da minha coleção de blu-rays brasileiros de CDZ Ômega.

Em maio, foram lançados os primeiros blu-rays brasileiros de “Os Cavaleiros do Zodíaco Ômega”, pela Playarte. Aqui mesmo, o lançamento da primeira série de Saint Seiya em formato blu-ray foi comemorado aqui no site. A série teve uma ótima dublagem brasileira pela Dubrasil, até o final. Porém, no final de julho, pouco antes de lançarem o restante dos blu-rays e dvds brasileiros que encerraram a primeira temporada, tivemos a trágica perda do Antônio Akira, o jovem dublador do Ryuho de Dragão. As dublagens da segunda temporada iniciaram-se, ficando a espera pelo resultado neste novo ano. No Japão, imagens de “Saint Seiya Omega” ainda apareceram no calendário 2016 da Toei Animation, vendido em setembro. Mas não creio que os fãs devam se empolgar só com isso e esperar por uma continuação do anime em 2016.

Afinal de contas, 2015 foi o ano de “Saint Seiya Soul of Gold”. Após a revelação bombástica no final de 2014, o ano já tinha começado cheio de boatos sobre o que poderia vir. O anime estreou em 11 de abril e foi concluído em 26 de setembro. Os fãs acompanharam intensamente tudo que saia sobre o anime, a cada duas semanas era lançado um novo episódios, sempre às sextas-feiras para nós, brasileiros. Pela primeira vez, os brasileiros puderam assistir todos os episódios ao vivo e legendado em português. Para conferir uma retrospectiva completa de tudo sobre “Soul of Gold”, deixo o link da nossa página especial. Ainda estou devendo minha análise completa e outras sobre os blu-rays (até o presente momento, estou aguardando o último volume chegar nas minhas mãos para fazer uma análise mais completa).

Na Comic Con Experience 2016, ocorrida em São Paulo no começo de dezembro, tivemos a exibição do 1º episódio de “Soul of Gold” dublado (ainda sem previsão do lançamento da versão brasileira, apesar de a Fox aparentemente teria adquirido os direitos de exibição para a América Latina, só que não, depois a fonte corrigiu a informação e ficamos na expectativa). O produtor da Toei Animation, Satoshi Teramoto, também esteve no evento. Além de reafirmar fatos já conhecidos sobre Soul of Gold, como a importância da dublagem japonesa com os atores originais, os destaques dados aos Cavaleiros de Ouro, o enfoque nos fãs de fora do Japão e a já sabida participação de Kurumada na produção do anime e do número de mais de 50 milhões de visualizações no mundo, o produtor comentou que mais de 90% foi fora do Japão e que este com certeza não será o último projeto de Saint Seiya da Toei (em outubro, na Espanha, o produtor do filme “Legend of Sanctuary”, foi bem mais exagerado e disparou que há projetos de Saint Seiya para muitos anos, para o delírio – literalmente – dos fãs), o que não foi tão novidade porque o o diretor de Soul of Gold, Jooji Furuta também tweetou que ficou sabendo de outros projetos para Saint Seiya. No entanto, Teramoto procurou deixar claro que não havia até então definição sobre qual será o tema de uma futura animação do estúdio. De todo modo, a maior expectativa é que haja pelo menos um anúncio de um novo anime, quem sabe comece ainda em  2016.

Anúncio da exibição de The Lost Canvas para janeiro de 2016 em TV aberta do Japão.

Um futuro anime de Saint Seiya é algo que vem instigando a imaginação dos fãs. Não faltam palpites para o tema de próximas animação (Next Dimension, Poseidon, continuação do Omega, remake da série…). Porém, nada há de concreto até então. Os fãs mais saudosos do anime de The Lost Canvas chegaram a sentir o o gostinho de alguma novidade sobre a terceira temporada do anime quando Shiori Teshirogi comentou em seu blog sobre negociações com envolvendo a revista Bessatsu Shonen Champion – que publica os gaiden de TLC – e com a informação de que a Weekly Shonen Champion teria um grande anúncio, muitos fãs perguntaram à mangaka em seu twitter oficial sobre a possibilidade de termos a sequência do anime. Porém, ela foi categórica e respondeu para vários fãs que não há planos para a terceira temporada do anime. Isso matou as possibilidade imediatas, mas o futuro ainda pode reservar supresas, já na primeira semana de 2016 os OVAs de The Lost Canvas serão exibidos no canal de TV aberta Tokyo MX. Será que a repercussão desta exibição vai alavancar a produção da tão aguardada 3ª temporada de The Lost Canvas? Só o tempo dirá…

 

MANGÁ

Seiya finalmente apareceu em Episode G Assassin e revelou ter passado um tempo sumido para não preocupar seus amigos, já que ficou com sequelas após a batalha contra Hades.

Enquanto os mangás “Episode G Assassin”, de Megumu Okada, e “Saintia Sho”, de Chimaki Kuori, se consolidaram em 2015, chegando aos volumes 5 e 6 respectivamente, o mangá de Yun Koga, “Kurumada Suikoden: Hero of Heroes” não mostrou o mesmo fôlego e tem sido publicado esparsamente. Este mangá crossover das obras de Masami Kurumada tem se arrastado em sua periodicidade na Champion Red, e ainda tem tido poucas páginas. Tanto é que, até agora, apenas tivemos o primeiro volume publicado em 20 de fevereiro.

Dojinshi de Yun Koga, autorizado por Kurumada.

Falando em Yun Koga, já entrando na onda das comemorações dos 30 anos de Saint Seiya, com o aval de Kurumada e da Akita, a revista Champion Red de fevereiro trouxe como extra uma reimpressão de um dojinshi antigo de Yun Koga. A história, produzida por Koga nos seus 20-22 anos de idade, aborda – nas palavras da autora em seu twitter – o seu “casal favorito”: Ikki e Cisne Negro.

Crossover entre TLC, EPG Assassin e Saintia Sho.

Outro fato inusitado foi o sorteio do misterioso crossover extra com um “embate dos sonhos” entre os personagens Shura de EpG Assassin, Tenma de The Lost Canvas e Shoko de Saintia Sho. Os fãs que enviaram selinhos nos obi (faixas de papel com publicidades relacionadas à obra) até 19 de novembro de 2014, concorreram a essa história especial que veio a ser entregue nas mãos dos japoneses em março deste ano. A história combinou os desenhos de Okada, Shiori e Kuori, em um embate sem qualquer história relevante para a obra. Apenas os personagens se enfrentavam enquanto comentavam sobre as dificuldades de se produzir mangás.

Ilustração de Ikki de Fênix de Yun Koga, uma das ilustrações sorteadas pela Champion Red.

Falando em trabalho cooperativo entre os mangaka de Saint Seiya, a revista Champion Red anunciou que celebraria seus 13 anos de existência sorteando para os leitores japoneses alguns brindes, dentre eles uma ilustração autografada por Kurumada, mas quem comprasse a revista daquele mês de agosto já levava um pequeno livro intitulado “Galaxy Gallery” com ilustrações dos 12 Cavaleiros de Ouro feitas pelos mangakas Megumu Okada (EpG). Shiori Teshirogi (TLC), Chimaki Kuori (Saintia Sho) e Yun Koga (Hero of Heroes).

Ilustração de Chimaki Kuori em celebração ao lançamento do 1º cd de áudio drama de Saintia Sho. Na imagens aparecem os personagens interpretados nas faixas de áudio.

Em outubro, foi a vez de “Saintia Sho” ganhar seu primeiro de áudio CD drama (aqui tem a lista do elenco), com cerca de 40 minutos, baseado no primeiro volume do mangá. Aqui vocês conferem algumas amostras e imagens do CD.

Gaiden da Yuzuriha finalmente apareceu no volume 14 do TLC Gaiden.

Em 8 de janeiro foi lançado o volume 12 de “Saint Seiya The Lost Canvas Meio Shinwa Gaiden” , mas ao longo do ano a história chegou ao seu volume 14 com o fim da história de Sion de Áries e o confronto final contra Kairos (e finalmente, vemos o gaiden da Yuzuriha em um versão compilada, o que já aumenta as expectativas para ver a versão brasileira deste gaiden pela JBC em 2016). Um futuro alternativo sombrio – onde o exército de Atena perdeu a Guerra Santa – do Cavaleiro Avenir de Áries deu o que falar, mas a Bessatsu Shonen Champion deu início (em 12/08) ao gaiden dos velhos gêmeos, Sage e Hakurei. ‪Apesar da promessa desta história ser a conclusão da série, entramos 2016 com expectativas de até onde vai a história onde os Cavaleiros de Ouro da geração dos gêmeos são manipulados para dominar o Santuário em nome de Hades.

Capa da Weekly Shonen Champion de junho que trouxe o prímeiro capítulo de Ai no Jidai e um capítulo especial de ND.

Enquanto muitos fãs aguardavam pelo retorno de “Saint Seiya Next Dimension Meio Shinwa”,  em maio um novo mangá foi anunciado pelo estúdio Kurumada Pro, ainda comemorando os 40 anos da carreira de Masami Kurumada, o mangá autobiográfico de 8 capítulos do mestre: “Ai no Jidai: Ichigo Ichie”. Em julho, junto ao 1º capítulo do mangá autobiográfico,  foi publicado na Weekly Shonen Champion um capítulo especial de oito páginas totalmente coloridas. Shijima e a jovem Atena estão tentando escapar do Labirinto dos Deuses com o fio de Ariadne. Eles hesitam em distorcer o espaço-tempo do Santuário onde Seiya do futuro está. Shijima consegue enxergar a espada invisível de Hades cravada no peito de Seiya. O capítulo conta com uma forçada aparição dos 12 Cavaleiros de Ouro para salvar Atena e Shijima da distorção do espaço-tempo. Eles escapam do Labirinto em segurança guiados pelo fio de Ariadne, após um grande esforço eles chegam ao salão do Grande Mestre. Uma nova temporada de capítulos foi prometida para o outono japonês.

Capa da edição especial de dezembro da Weekly Shonen Champion que trouxe uma nova temporada do ND.

Foi na edição especial da Weekly Shonen de 3 de dezembro, comemorativa dos 30 anos do mangá de Saint Seiya, que houve o início de mais uma leva de capítulos do mangá. A história continua com o capítulo 69, “A Prova de Leão”, onde Ikki e Death Toll chegam na casa de Leão, onde Kaiser e Ikki se enfrentam, sob protesto de Death Toll. No final, Ikki fica muito ferido, mas ocnsegue convencer Kaiser sobre suas intenções e sobre ele ser um futuro sucessor de Leão. O capítulo teve efetivamente 22 páginas (apenas 3 são páginas do capítulo colorido, o restante é preto e branco), há imagens comemorativas dos 30 anos, um resumão dos principais marcos nos 30 anos de Saint Seiya, como anime, filmes, bonecos e etc). O último capítulo publicado foi o de nº 71, “Mystoria”, que é o nome do Cavaleiro de Ouro de Aquário. Hyoga cai na Casa de Aquário e dá de cara com Mystoria, então ele tenta convencê-lo sobre ser do futuro e estar do lado de Atena, mas é em vão. Hyoga acaba sendo congelado para a surpresa da pequen Saori que chega na Casa de Aquário junto com Shijima de Virgem. Após uma breve pause de final de ano, o capítulo seguinte sairá no dia 7 de janeiro de 2016.

Coleção completa do “Episódio G” pela editora Conrad.

Enquanto isso, no Brasil, a Conrad finalmente lançou em março o volume 20 do “Episódio G”, encerrando o mangá que teve uma trajetória bastante tortuosa nas mãos da editora. Porém, não há nada concreto sobre o lançamento do volume 0, ainda inédito por aqui. O mesmo vale para o “EpG Assassin” e “Saintia Sho”, que já tem sido publicados na Europa. A JBC segue publicando os últimos volumes “The Lost Canvas Gaiden”, e espera-se que a editora traga novidades após a conclusão do mangá em 2016.

 

BONECOS, JOGOS E MAIS…

Lançamentos de Cloth Myth da linha Soul of Gold retratadas no panfleto da Bandai na Comic Con XP 2015.

Além dos Cloth Myth já esperados e anunciados, como os badalados modelos de Soul of Gold e outros tantos mostrado na Tamashii Nations 2015, a Bandai criou suspense sobre o anúncio de uma nova marca no final de Soul of Gold, mas tudo seria revelado na Tamashii Nations 2015, ocorrida entre outubro e novembro. A grande novidade anunciada na Tamashii Nation 2015 foi a nova linha de bonecos “D.D. Panoramation”. São figuras de 10cm, articulada, acompanhada de acessórios para compor as cenas de batalhas e construir o Santuário. Os primeiros bonecos ganharam uma bela exposição no referida Tamashii Nation (confiram um vídeo). Após dar as caras na Comic Con XP 2015 (dá uma olhada como no vídeo e nas coisas que foram comentadas no painel da Bandai), não demorou para já termos previsão de lançamento aqui no Brasil para julho e agosto de 2016.

A nova linha “D.D. Panoramation” tem lançamento anunciado para maio de 2016. Conforme visto no vídeo promocional acima e no site oficial lançado, o kit “Seiya de Pégaso – Meteoro de Pegaso” custará 3456 ienes (cerca de R$105, sem considerar a variação da moeda e impostos) e o kit “Saga de Gêmeos – Salão do Trono do Grande Mestre”, com  A estátua de Atena como brinde da edição limitada,  custará 5940 ienes (cerca de R$181). Esta coleção com certeza é uma das grandes expectativas para 2016 e além (especialmente para quem não conseguiu ou não quis colecionar a linha Cloth Myth desde o início).

Uma das primeiras imagens do site oficial japonês do jogo Soldiers’ Soul. Posteriormente, a imagem de Hilda foi adicionada.

Em abril, começaram a surgir informações concretas sobre um novo jogo da franquia, “Saint Seiya Soldiers’ Soul”. A informação logo veio a se confirmar. sendo para PS4, PS3 e PC, com um vídeo bem no final da exibição do primeiro episódio de “Soul of Gold”. Nos meses que se seguiram, muitas imagens vieram para revelar o conteúdo do game com todos os seus personagens. O maior destaque era a presença de Hilda e os Guerreiros Deuses e dos Cavaleiros de Ouro com suas Armaduras Divinas vistas em Soul of Gold (mas participando de um modo história inédito, com diálogo e encontros inusitados e inexistentes no anime e mangá – tipo este aqui). E a maior surpresa foi o anúncio de que o jogo seria lançado em vários idiomas e o Brasil foi contemplado uma versão dublada em português (outro trailer legal foi esse aqui) com lançamento para 9 de outubro. No entanto, algumas vozes mudaram, como o inevitável caso da Shaina, interpretada anteriormente por Maralise Tartarine, falecida em 2014, que foi substituída por Patricia Scalvi (a primeira voz da Shaina no primeiro episódio pela Gota Mágica, na década de 90), mas deu o que falar a saída de Marcelo Campos, a voz de Mu e Jabu (fato já constatado desde sua ausência na dublagem do Jabu em “Ômega” e que acabou por afastá-lo também das dublagens de Mu em “Soul of Gold”). O versão japonesa do jogo foi lançada em 25 de setembro no Japão e em alguns países do mundo o lançamento foi quase simultâneo. Porém, teve muito fã chateado porque a versão para PC (via Steam) demorou bastante para sair: só dia 27 de novembro.

Uma das ilustrações inusitadas de “Galaxy Card Battle” da Mobage.

Em setembro, o jogo “Saint Seiya Galaxy Card Battle” da Mobage encerrou suas atividades (aqui tem uma galeria de imagens editadas por mim com algumas das referências usadas nos cards do jogo), antes disso apresentou uma belíssima coleção de cards em homenagem a Soul of Gold, diga-se de passagem, com traços bem mais bonitos que o próprio anime (olhem só que beleza ficaram os 12 dourados aqui e aqui, bem como os asgardianos aqui e aqui e Aiolia com o Robe de Odin).

Pachinko “Saint Seiya Beyond the Limit” traz a luta final contra Saga na batalha das 12 Casas ao estilo “Legend of Sanctuary”. Clique na imagem para ver o vídeo.

O jogo “Puzzle & Dragons” ganhou novas imagens. Foram lançados o novo Panchinslot, “Saint Seiya Athena Seisen” (Guerra Santa de Atena) e o terceiro Pachinko, “Saint Seiya Beyond the Limit” (Além do Limite), agora com animações em cel shading, ambos contemplando a saga de Poseidon.

A Bandai Namco registrou o nome de um novo game que praticamente passou despercebido pela maioria dos fãs de Saint Seiya, mas foi durante durante a exibição do 12º episódio de Soul of Gold em setembro que todos conheceram o seu novo projeto para smartphone, “Saint Seiya Zodiac Brave”. Trata-se de um RPG de ação previsto para ser lançado no inverno japonês de 2016. Ele será disponibilizado gratuitamente para Android e iPhone para o Japão, Taiwan e Coreia do Sul. Apesar de simples e nada inovador, o jogo já empolgou em seu vídeo promocional que mostra a possibilidade de combinar grupos de Cavaleiros, incluindo os de Prata.

Vale mencionar algo sobre os demais jogos existentes para web e celulares. O “Saint Seiya Ultimate Wars” da Gree continuou indo bem (com destaque para uma série de cards do quinto filme do anime, como os anjos, Seiya, Apolo, o confronto entre os dois e até a cena final,  e tantos outros momentos da série…); “Saint Seiya Cosmo Slotte“ da Bandai Namco teve bastante divulgação o ano todo (especialmente por conta dos cards de Soul of Gold), sem esquecer do “Saint Seiya Sugo-waza Party Battle” da COPRO baseado parcialmente no visual do mangá que ainda continua.  E mesmo com o fim do “Galaxy Card Battle”,  “Saint Seiya Big Bang Cosmo”, desenvolvido pela DeNA, não parou, sendo ainda um bom lugar para ver os belos cards da Mobage com pequenas animações e tentando seguir a linha de histórias do anime.

AS COMEMORAÇÕES DOS 30 ANOS DE SAINT SEIYA!

Primeiras imagens de Saint Seiya do anúncio de sua estreia na WSJ.

No dia 26 de novembro de 1985, a Weekly Shonen Jump nº 52 publicou as primeiras imagens que anunciavam a publicação do novo mangá de Masami Kurumada: “Saint Seiya”.  A estreia do mangá ocorreria nas páginas da edição seguinte, cuja data de capa é 01/01/1986, mas seria vendida de fato no dia 3 de dezembro de 1985.

Tela do primeiro teaser de Soul of Gold da Tamashii Nations 2014. “Início do projeto de comemoração dos 30 anos de Saint Seiya”.

A verdade é que as comemorações do aniversário de 30 anos de Saint Seiya já começaram desde 2014, quando veio o anúncio do anime “Soul of Gold” como um projeto em celebração deste marco. Portanto, “Soul of Gold” foi o verdadeiro prenúncio da festança que promete atravessar todo o ano de 2016. Até porque, ao longo deste ano outras coisas também completarão 30 anos, como o anime, a primeira trilha sonora e a primeira linha de bonecos “Saint Cloth Series”.

Anúncio na WSC do evento de celebração dos 30 anos de Saint Seiya.

Mas além de “Soul of Gold” (que teve seu último dvd e blu-ray japonês lançados no dia 24 de dezembro, praticamente “apagando a luz” de 2015), tivemos a promessa do anúncio de “um grande anúncio imperdível para os fãs” na mesma Weekly Shonen Champio que trouxe a nova temporada do ND (publicada no mesmo dia em que o mangá clássico começou). Muito fã ficou na expectativa de ser um novo anime e etc, mas no final era apenas o anúncio de uma “Exposição de 30 anos de Saint Seiya”, com tudo sobre o anime, bonecos e mangás e mais em junho de 2016 no Akihabara UDX. Será que veremos raridades como o musical completo do SMAP da década de 90? Ou as animações apócrifas de Hades também da década de 90? Quem sabe vejamos mais curiosidades de Saint Seiya, pelo menos é isso que mais espero.

Logotipo oficial dos 30 anos de Saint Seiya.

A celebração dos 30 anos ganhou um logo próprio e, logo em seguida ao anúncio da WSC, tivemos página especial de 30 anos, que tem sintetiza bem tudo que existe no universo Saint Seiya (e merece ser comentada em outra ocasião), e até me lembrou que esse ano vou retomar o projeto do Calendário Geral de Saint Seiya aqui no site. Logo em seguida veio o site oficial do tal grande evento que também deve ganhar atualizações ao longo do ano.

Edição especial de 30 anos de Saint Seiya da Champion Red.

A Akita Shoten lançou um hotsite especial dos 30 anos, obviamente ressaltando suas séries de Saint Seiya, e ainda anunciou uma série de camisetas com estampas dos Cavaleiros de Ouro do mangá “The Lost Canvas”, que serão lançadas aos pares a cada mês (será uma campanha de 6 meses). Começando com Sion e Aldebaran (com previsão de entrega para fevereiro de 2016) e depois Câncer e Gêmeos (lembrando que antes já haviam sido vendidas as camisetas de Aspros e Defteros). Finalizando, a editora publicou no dia 19 de dezembro uma edição especial da Champion Red com capa de Saint Seiya, capítulo com uma página colorida de Saintia Sho, 01 capítulo especial de The Lost Canvas e um do Episode G Assassin, e um calendário com frases especiais do mangá de brinde.

Outra coisa legal que foram os dois podcasts especiais em comemoração aos 30 anos de Saint Seiya que gravei com os amigos do Podcast Saint Seiya (aliás, tem muitos outros podcasts bacanas, vale conferir). No primeiro, falamos sobre como tudo começou (Kurumada, as inspirações, curiosidades e etc) e depois começamos a ler o primeiro volume do mangá clássico.

 

Então ficamos por aqui, pessoal. Espero que este ano de 2016 seja ainda melhor do que foi 2015, e que venham coisas sensacionais para os fãs! Continuaremos juntos por aqui (prometo que vou procurar focar mais aqui no site), pelo twitter e pelo facebook com muitas novidades e mais artigos interessantes!

Até a próxima e um feliz 2016 para todos!