Em dezembro de 2016, a revista japonesa Champion Red surpreendeu os fãs de Saint Seiya com o anúncio da animação de “Saintia Sho”, mangá de Masami Kurumada e Chimaki Kuori. No entanto, tivemos apenas um pôster com a primeira imagem oficial do anime que confirmava tratar-se de uma produção da Toei Animation. Afinal, por que esse pôster tem traços mais próximos ao estilo de Shingo Araki e Michi Himeno, designers de personagens do anime clássico? Quem fez essa ilustração?
O estilo do desenho logo despertou a suspeita de vários fãs sobre o envolvimento de Keiichi Ichikawa (até gravei um Podcast Saint Seiya especulando sobre isso e mais). Seu envolvimento com Saint Seiya destaca-se pela participação na segunda temporada de “Saint Seiya Omega” e nas animações dos jogos de pachinko e pachislot.
Eis que, nos dois últimos dias de 2016, foi vendido no evento “Comic Market 91” a sexta edição do dojinshi “Toki wa Nagereru”. O livrinho que reúne ilustrações de profissionais que trabalharam com Araki em Saint Seiya e outros animes.
Em entrevista, publicada bem no começo do livro, com Hiroya Iijima, outro membro do estúdio Araki Pro, Ichikawa nos dá a confirmação de seu envolvimento com “Saintia Sho”. Confiram o trecho final com a revelação:
Iijima) Quero fazer o meu melhor para valorizar minhas próprias ilustrações e continuarei passando adiante o estilo de Araki. Não posso dar detalhes antes de ser anunciado, mas estou envolvido em um filme programado para ser lançado no próximo outono. E sobre “Seiya”, não tenho participado de nada depois da Saga do Santuário, mas se houver algo relacionado de novo, gostaria mesmo de participar.
Ichikawa) É mesmo!? Espero mesmo que sim. Na verdade, neste momento, eu fiz uma ilustração para servir de anúncio para a animação de ”Saintia Sho”, que começou a ser publicada pela “Champion Red”. Foi pedido que fosse feito no “estilo Araki”, resultando numa ilustração completamente diferente da obra de origem, mas fico com medo da reação dos fãs do mangá… A equipe técnica ainda é uma incógnita, não sei o quanto estarei envolvido, mas se for o caso, ficarei muito grato!
Iijima) …se for o destino (risos).
Enfim, temos a confirmação de que o pôster com a primeira imagem oficial do novo anime foi mesmo feito por Keiichi Ichikawa.
Apesar de não ser informado exatamente o dia em que esta entrevista foi realizada, sabe-se que foi em dezembro, na época da publicação da revista Champion Red que mencionamos no começo deste texto. Segundo o relato de Ichikawa, a equipe de produção do anime ainda não estava definida, o que explica porque ainda não tivemos informações oficiais sobre os membros deste staff.
Muito se discutiu entre os fãs sobre a não adoção do design original de Kuori que vemos no mangá, mas evidentemente não foi uma escolha de Ichikawa. O estilo de Araki realmente é o modelo para esse novo anime.
Ainda temos mais algumas informações extras no finalzinho do dojin em questão:
Na tradução da mensagem final de Ichikawa vista aqui, ele comenta apenas sobre seu trabalho como character designer do filme One Piece Heart of Gold, e parece indicar ainda estar envolvido em mais trabalhos da obra ao se referir à “tripulação de palha”, já que os protagonistas de One Piece são conhecidos como a tripulação dos “Piratas de Chapéu de Palha”. Apesar disso, eu creio ser possível que Ichikawa se envolver pelo menos como character designer de “Saintia Sho”, ficando a expectativa por sua participação também no processo de animação e/ou até direção de animação (se não a geral, talvez a de alguns episódios).
Abaixo da mensagem de Ichikawa, o editor do livro comenta: “Parece que não deixarão tudo para subcontratação como foi “Soul of Gold’ “. Isso parece indicar que a animação será mais internalizada na Toei Animation do que Soul of Gold, que contou com grande participação de estúdios subcontratados como o Bridge (saiba mais aqui). Ainda é cedo para medir a qualidade do anime só por esta informação, mas é possível que mais membros do staff do anime clássico participem desta produção.
Para finalizar, vale comentar que, junto com a mensagem final de Ichikawa, temos seu desenho de Cutey Honey. Trata-se de uma obra de Go Nagai, cujo primeiro anime (em 1973) pela Toei Animation contou com a participação de Shingo Araki e outros membros do antigo staff de Saint Seiya. O anime teve outras versões ao longo dos anos, mas a série Cutey Honey Flash, mais inocente, até me lembra Saintia Sho com toda sua temática de flores.
O traço do mangá é muito bonito, gostaria que o anime seguisse o mesmo. Porém o traço no estilo d o Araki com uma boa animação pode superar todas as expectativas.