Olá, pessoal!

Chegamos à 2017! O ano que passou foi marcado pelas comemorações dos 30 anos de Saint Seiya, embora a coisa toda já tenha começado desde 2015 com a produção do anime Saint Seiya “Soul of Gold”. Mas e agora? A festa acabou? O que vem por aí?

Vamos a uma breve retrospectiva de 2016 com pitadas do que esperar para esse ano que acaba de começar.
Aos fãs de Saint Seiya que aqui vieram, vamos a mais um especial “Giro pelo Universo Saint Seiya”.

MANGÁ


O “Saint Seiya Next Dimension Meio Shinwa” entrou 2016 com uma leva de novos capítulos que já em dezembro de 2015 anunciava as comemorações dos 30 anos de Saint Seiya. Foram publicados 6 capítulos (capítulo 69 ao 74), contando com a aparição de Mystoria de Aquário e culminando em um estranho fenômeno no espaço-tempo que abala o Santuário. No último capítulo da Weekly Shonen Champion, Kurumada já anunciava que ainda naquele ano retornaria com capítulos dos ND (I’ll be back!), e que o volume 10 com estes capítulos seria publicado no verão japonês – o que realmente ocorreu em 6 de junho. Teve até diferença na cena em que os 12 Cavaleiros de Ouro apareciam.

E, justamente em dezembro de 2016, Next Dimension retornou uma nova temporada de capítulos trazendo como novidade um vislumbre de um futuro alternativo/sonho em que Shiryu nunca mais lutou e morreu de velhice, além da aparição de Écarlate de Escorpião, um Cavaleiro de Ouro com um problema bem estranho e que, quando criança, foi salvo pelo raro sangue de ouro do misterioso Odysseus de Ofiúco, que morreu dando seu sangue para salvar vidas de outros Cavaleiros antes mesmo de a guerra contra Hades começar. Janeiro e fevereiro de 2017 prometem ainda alguns capítulos até o Next Dimension entrar em mais um período de hiato. Enquanto isso, aqui no Brasil tivemos o volume 9 em outubro e o volume 10 chegará em janeiro de 2017.

Em 2016, “Saint Seiya The Lost Canvas Meio Shinwa” completou 10 anos. Um artbook foi anunciado em janeiro e vendido em 18 de março, com sorteio de versões autografadas por Shiori Teshirogi, várias ilustrações extras de diversas lojas do Japão e uma exposição de ilustrações originais na Yurindo. “The Lost Canvas Gaiden” chegou ao final na mesma data, nas páginas da Bessatsu Shonen Champion. Seus últimos volumes 15 e 16 foram publicados em 8 de março e 25 de novembro. O mesmo ocorreu no Brasil. Surpreendentemente, em dezembro a editora JBC também publicou o artbook do LC.

Com o fim do LC, a JBC trouxe Saint Seiya Saintia Sho” ao nosso país. A publicação bimestral começou em novembro, mas já em dezembro era possível adquirir o 2º volume. No Japão, o mangá de Kurumada e Chimaki Kuori teve o volume 7 publicado em 18 de março, o volume 8 em 8 de junho, e finalmente o volume 9 em 20 de dezembro.

Em “Saint Seiya Episode G Assassin”, de Kurumada e Megumu Okada, as coisas continuaram surreais. Apareceram Death Mask , Aphrodite disfarçado de mulher, Saga sob a forma da corujinha Kokuto, além dos personagens do Next Dimension Izo (mestre do Shura) e Death Toll (mestre de Death Mask). Aiolos é o Mestre dos Cavaleiros Perdidos que servem à deusa Caos Atena, e Canon foi revelado como o Mestre do Santuário. O volume 6 foi lançado em 18 de março, o volume 7 em 8 de junho, o volume 8 em 20 de setembro e o volume 9 veio junto com Saintia Sho, em 20 de dezembro.

O mangá “Kurumada Suikoden: Hero of Heroes”, de Yun Koga, teve seu 21º capítulo publicado na Champion Red de maio de 2016 (e antes até foi capa da edição de março), prometendo uma continuação na edição seguinte, o que não aconteceu. Desde então, o mangá encontra-se num hiato, sem qualquer previsão de retorno, mesmo Yun Koga tendo feito algumas ilustrações em bônus especiais da Champion Red e em uma ilustração da novel “Saint Seiya Golden Age”.

A JBC também trouxe a versão definitiva do mangá clássico, os Kanzenban. A edição especial começou a ser vendida em dezembro, contendo pôster e as mesmas páginas coloridas da versão japonesa. Diferente da versão japonesa, há uma capa dura. O papel é lux cream.

Ainda sobre o mangá clássico, no começo de novembro seus capítulos foram disponibilizados no novo aplicado da Shueisha, “Jump Legend”. O aplicativo para Android e IOS serve para alugar volumes dos mangás (inicialmente 120 ienes por volume para acesso por 2 dias, variando quanto mais volumes se alugue), mas é possível ter acesso a 1 volume gratuitamente no período de 24 horas com tickets virtuais diários. Serão disponibilizados os mangás da editora Shueisha de “autores lendários”, começando por Masami Kurumada e suas obras. Além de Saint Seiya, outras tantas obras de Kurumada estão disponíveis lá.

 

ANIME

A série clássica Os Cavaleiros do Zodíaco” retornou à TV brasileira pela Rede Brasil, fruto de uma inesperada parceria com Toei Animation. Em janeiro de 2016, a Toei Animation havia anunciado na NATPE a disponibilidade da série clássica do anime em full HD para negociações. Alguns países da América Latina saíram na frente, mas logo eles também vieram para cá. A estreia na Rede Brasil ocorreu em 31 de outubro.

O Japão contou com uma reprise da série clássica ao longo do ano, e em março ela também foi homenageada no livro sobre a história da Toei Animation. Em abril, ocorreu o concerto Pegasus Symphony em Paris, repleto das músicas de fundo compostas por Seiji Yokoyama.

Em outubro, comemoramos os 30 anos da série de TV. Em parceria com os amigos do Podcast Saint Seiya, não deixamos a data passar em branco. Vale a pena conferir nossa pequena homenagem. A partir dela, começamos uma série de podcasts comentando cada episódio do anime.

Imagem do site oficial do anime: http://saintseiya-gold.com/

Saint Seiya Soul of Gold” ainda teve reflexos em 2016. Teve cards sorteados para fãs, e todos os episódios em sua versão com retoques do blu-ray foram reexibidos a partir de 03 de outubro pela TOKYO MX (00:30), SunTV (1:00) e BS11 (02:00). Para conferir uma retrospectiva completa de tudo sobre “Soul of Gold”, deixo o link da nossa página especial. Aqui no Brasil, a expectativa do lançamento de “Os Cavaleiros do Zodíaco Alma de Ouro” ficaram para 2017. O mesmo se aplica à versão brasileira da segunda temporada de “Saint Seiya Omega”, cujas dublagens ocorrem ao longo de 2016 (com o estúdio Dubrasil revelando aos poucos o elenco).

O anime de “Saint Seiya The Lost Canvas” não teve novidades em 2016, apenas exibições em TV aberta e na Netflix do Japão.

As celebrações dos 30 anos de Saint Seiya geraram muitas expectativas para o anúncio do próximo anime da franquia. Em junho, na coletiva de imprensa às vésperas do evento “Complete Works of Saint Seiya”, um dos chefões da Toei Animation e antigo diretor e produtor do anime clássico, Kozo Morishita, confirmou o desenvolvimento de um novo projeto de Saint Seiya. Nada foi anunciado no evento, mas, em uma conferência ocorrida no final daquele mesmo mês, em Tóquio, a Toei Animation afirmou existir interesse em dar continuidade à boa parceria com Masami Kurumada, pois Saint Seiya é uma das principais produções do estúdio. Também foi dito que a notícia da próxima produção animada não viria antes do inverno japonês. Apesar da decepção após o alarde do famigerado projeto “Saga Saga”, a revista Champion Red de novembro prometeu um importante anúncio para a última edição de 2016.

As expectativas aumentaram quando Kozo Morishita, em visita à Comic Con XP do Brasil, revelou que a Toei estava desenvolvendo três projetos relacionados a Saint Seiya: um novo anime baseado num mangá de Kurumada, um série em animação CG e um filme live-action. Ele ainda comentou muitas coisas em palestras no evento. Então, poucos dias antes da Champion Red de dezembro ir às bancas, o anúncio de um anime de Saintia Sho veio à tona.

O primeiro anúncio não apresentou nenhum detalhe sobre a equipe técnica, elenco, data ou formato, apenas menciona que a Toei Animation se encarregará da produção. Alguns sites do Japão replicaram a notícia, mas alguns em especial o creditavam como “série de TV”. No entanto, Kozo Morishita havia comentado na CCXP que o anime seria algo nos moldes de Soul of Gold, ou seja, uma série via streaming. Ainda existem apenas rumores sobre, o que só aumenta as expectativas para 2017.

E quanto aos outros projetos? Será que os demais projetos mencionados por Morishita irão vingar? Será que haverá mesmo um filme com atores reais? E a série em CG será a aguardada continuação do filme “Legend of Sanctuary”?

 

BONECOS, JOGOS E MAIS…

Evidentemente, não faltou Cloth Myth em 2016. Os lançamentos em torno de “Saint Seiya Soul of Gold” foram o grande destaque, e eles ainda não terminaram. As Armaduras Divinas de Escorpião, Aquário e Peixes são as promessas para 2017. Em março, virá o deus Loki, grande vilão do anime. Porém, a pérola de 2016 veio com o anúncio do projeto “Saga Saga”, que foi o grande chamariz para a atenção dos fãs para o evento Tamashii Nation 2016. No final, não passava de uma campanha envolvendo o relançamento do Cloth Myth EX do Saga de Gêmeos, chamado de “versão revival”, e de uma edição premium incluindo Saga com Armadura Divina de Gêmeos e o Mestre Arles. O lançamento ocorrerá em maio de 2017.

O evento Tamashii Nation 2016 contou uma exposição dos Cloth Myth EX dos Cavaleiros de Ouro com Armaduras Divinas, os inéditos Juízes Minos e Aiacos, Camus com Sobrepeliz de Aquário, e o já aguardado Cloth Myth do Rune de Balron. Surgiu uma nova linha chamada “Saint Seiya Cloth Divine“, com Atena e Hades como primeiros protótipos e impressionando pelos detalhes.

Em dezembro, a Bandai de Hong Kong abriu a pré-venda dos Cloth Myth EX exclusivos do evento “Docks at Hong Kong”. Ikki e Seiya com a “New Bronze Cloth Golden Limited Edition” serão lançados em abril de 2017, custando 600HK$ cada.

Também houve novidades sobre a linha D.D. Panoramation, com o display de Shura e a Casa de Capricórnio, além de um novo display com Atena, os soldados que aparecem na 1º abertura do anime, o Relógio de Fogo e a fachada da Casa de Gêmeos. O lançamento já foi anunciado para abril de 2017. Falando nisso, antes mesmo do lançamento em maio dos primeiros itens da nova linha “D.D. Panoramation” (Seiya de Pégaso e Saga de Gêmeos com a Estátua de Atena como brinde), foram anunciados Ikki de Fênix e Shaka de Virgem para junho de 2016. Depois veio o anúncio do Aiolia de Leão para outubro. Para 2017, já temos a previsão de Shiryu de Dragão e do Death Mask de Câncer para janeiro de 2017, Aiolos de Sagitário com seu testamento e o bebê Atena para fevereiro.

Em julho, veio o anúncio da nova série de bonequinhos da linha “Saint Seiya Daizenshu”, já com Seiya de Sagitário, Aiolia de Leão e Shaka de Virgem aparecendo inclusive na exposição japonesa dos 30 anos de Saint Seiya. O lançamento ocorreu em novembro, e os próximos serão Saga, Mu e Milo.

Abrindo um parênteses, vale citar que no começo de setembro a NHK exibiu no Japão uma reportagem sobre o mercado de produtos pirateados da China (chamados por lá de “super cópias”). Os Cloth Myth eram destaque nessa reportagem e chamou a atenção dos fãs japoneses. A narração da reportagem foi do Toru Furuya (a voz original do Seiya).

O jogo de RPG de ação para Android e iPhone, “Saint Seiya Zodiac Brave”, foi lançado no final de janeiro de 2016 e tem entretido muitos fãs desde então. Teve até Nobuo Yamada cantando no lançamento da versão de Taiwan, chamada “Saint Seiya Cosmo Fantasy”. Em setembro, Zodiac Brave ganhou uma grande atualização que trouxe a saga de Poseidon e seus personagens.

Enquanto o jogo “Saint Seiya Cosmo Slottle” teve seu encerramento anunciado para dezembro e, antes disso, havia celebrou os 30 anos de Saint Seiya com cards inspirados no mangá, um novo jogo começou. “Saint Seiya Galaxy Spirits”, um novo RPG para smartphones da Toei e DeNA, distribuído para Android e IoS a partir de outubro. Sua versão chinesa já existia desde alguns meses antes.

Outro jogo que teve seus serviços encerrados foi “Saint Seiya Sugo-waza Party Battle” da COPRO, no final de agosto. Em contrapartida, continua o “Saint Seiya Big Bang Cosmo”, desenvolvido pela DeNA. Saint Seiya também fez parte do jogo Monster Strike.

 

AS COMEMORAÇÕES DOS 30 ANOS DE SAINT SEIYA

Definitivamente, 2016 foi o ano das celebrações dos 30 anos de Saint Seiya. Desde o anúncio e exibição de “Soul of Gold”, e a partir do anúncio do evento “Complete Works of Saint Seiya” com a Weekly Shonen Champion especial do final de 2015, já se esperavam eventos e lançamentos de produtos que atravessariam o ano todo. Particularmente, o anúncio da exposição dos 30 anos de Saint Seiya foi o empurrão que me faltava para finalmente fazer minha primeira viagem ao Japão!

No começo de junho, foi anunciado oficialmente o aplicativo do evento de 30 anos de Saint Seiya, “Saint Seiya Marugoto Muryo Apuri” (Aplicativo totalmente gratuito de Saint Seiya), que estava disponível desde o final de abril para Android e iOS. Ele ganhou site oficial. Com esse aplicativo é possível ler capítulos online do mangá original em japonês e reunir uma coleção de imagens dos personagens, os mesmos cards do jogo Galaxy Card Battle da Mobage. Quem completou a coleção e mostrou lá no evento Complete Works levou um clear file exclusivo.

Poucos dias antes de o evento começar, já era possível ver a divulgação em pôsteres nas ruas do Japão. Surgiram até novas ilustrações feitas por Michi Himeno especialmente para a ocasião. Em lojas do Japão foram expostas as Armaduras de Gêmeos e de Touro em tamanho real. Rolou até maratona de episódios do anime clássico na Abema TV. Curiosamente, no meio das divulgações do evento, teve site japonês que chamou Saint Seiya de “Bíblia da Geração Yaoi”.

O evento “Complete Works of Saint Seiya”, apesar de não tão completo quanto eu esperaria que fosse, teve muitas coisas legais. Teve Cloth Myth comemorativo do Seiya de Pégaso — que foi mostrado antecipadamente no evento Anime Japan 2016, ocorrido em março para os fãs que compraram o ingresso premium, tinha exposição de objetos usados por Kurumada na criação do mangá e uma galeria de ilustrações originais nunca antes exposta. Tinha uma seção dedicada ao anime, com esboços detalhados de todas os animes e filmes produzidos pela Toei Animation, com algumas raridades inesperadas. Exibiram um vídeo de 10 minutos com resumo do anime e novas animações dos jogos pachinko. Os brinquedos da Bandai dominaram o evento, com uma exposição de bonecos e derivados do passado até os mais atuais, e protótipos da linha D.D. Panoramation (Saga das 12 Casas do Zodíaco, Poseidon e até Hades Santuário). Tinha até um joguinho de realidade aumentada para entreter os visitantes, em que você se via numa tela vestido com a Armadura de Pégaso e disparava meteoros. Lá também foi possível comprar muitos itens especiais, incluindo o panfleto do evento (com a mais recente ilustração feita por Kurumada na Weekly Shonen Champion daquele mesmo mês e novas ilustrações feitas por Michi Himeno), além do novo artbook ”Precious Artworks from Galaxy Card Battle”, reunindo algumas das belas ilustrações que refaziam cenas do anime para um game de celular da Mobage. Também era possível comprar em primeira mão os Cloth Myth do Aphrodite de Peixes OCE e do Aiolos de Sagitário OCE. Porém, os maiores destaques, sem dúvida, eram as 12 Armaduras de Ouro em tamanho real.

No dia 26 de junho, ocorreu o tradicional evento “Paradise Ginga”. A 22ª edição realizou-se no Tokyo Big Site, reunindo fãs de Saint Seiya para exibir seus cosplays, vender dojinshi e afins. Inclusive a Ayana Nishino, animadora de Saint Seiya Omega e Soul of Gold, lançou uma nova edição de seu livro Outerspace, com belas ilustrações inspiradas no anime. Ainda no final de novembro aconteceu a 23º edição.

O Museu Nacional de Tóquio abriu uma exposição sobre a Grécia Antiga, e claro que não poderia deixar de ter um pedacinho de Saint Seiya lá. A exposição em si contava com um belo acervo de várias épocas da cultura grega, que inspirou nossa querida obra. No hall da recepção, encontrava-se um espaço para tirar fotos junto com a imagem do mangá. A exposição seguiu até 19 de setembro e chegou a vender itens que já tinham sido comercializados na exposição “Complete Works of Saint Seiya”.

Valeu muito ter conferido de perto, ter visitado lugares e vivido tantas outras experiências. Eu tive minha celebração particular, que vocês ainda poderão conferir em artigos que ainda virão por aqui. Enquanto isso, confiram as edições especiais do Podcast Saint Seiya que gravei sobre minha viagem: parte 01 e parte 2.

Entre os dias 7 e 10 do mês de julho, foi a vez da França entrar na festa com homenagens a Saint Seiya no evento “Japan Expo”. Além de celebrarem os 10 anos do mangá “Saint Seiya The Lost Canvas Meio Shinwa” com as ilustres presenças de Shiori Teshirogi, a co-autora da obra para uma palestra e um workshop, bem como dois membros da equipe técnica do anime: Osamu Nabeshima (diretor) e Yuko Iwasa (character designer). Chimaki Kuori, co-autora de “Saintia Sho”, também brindou o evento. Teve palestras com os convidados, entrevistas, desenho ao vivo, exposição de ilustrações do LC e Saintia Sho, exibição de bonecos com fanarts e dioramas e um painel sobre os 30 anos de Saint Seiya. Chimaki Kuori disse muitas coisas interessantes na conferência, bem como Shiori Teshirogi, esclarecendo mais coisas sobre suas obras. Pouco tempo depois do evento, aconteceram atentados terroristas na França e Teshirogi chegou a fazer um desenho desejando paz.

Já em junho era anunciado, até mesmo anteriormente no “Complete Works”, que haveria um evento em Hong Kong. Então, entre os dias 8 e 31 de agosto ocorreu a exposição “Saint Seiya Docks at Hong Kong”, com muito Cloth Myth e derivados, além da exibição de estátuas em tamanho real dos personagens principais, bem como as Armaduras de Ouro e mesmos bonecos do evento “Complete Works” . Também houve a apresentação de Hironobu Kageyama e Marina Del Ray, cantando as canções do anime.

Agosto também foi o lançamento da coletânea de canções, cantadas e as BGMs compostas por Seiji Yokoama, de todos os animes da Toei Animation nestes 30 anos (pena que o Lost Canvas, da TMS, ficou de fora…), em dois discos, intitulada “Saint Seiya Song Selection”, com direito a outra nova ilustração feita pela mestra Michi Himeno.

Na Espanha, Soul of Gold foi lançado em uma edição admirável em blu-ray e DVD, além dos relançamentos de todos os filmes da Toei e dos discos de dvd e blu-ray da série de TV. Em 19 de outubro foi lançado o box de blu-ray com os 13 episódios da Saga de Hades Santuário, e outro com a fase Inferno e Elísios saiu em 9 de novembro. Ressalte-se que esses blu-rays da Saga de Hades são inéditos até no Japão. A França também teve o lançamento dos blu-rays de Soul of Gold. Todos estes lançamentos exaltaram os 30 anos de Saint Seiya.

No Brasil, teve celebração dos 30 anos de Saint Seiya no Anime Friends 2016, em 16 de julho, reunindo os cantores dos temas brasileiros do anime. Mas o auge veio entre 1 e 4 de dezembro, quando a Comic Con XP trouxe a celebração brasileira dos 30 anos de Saint Seiya com um espaço dedicado a Saint Seiya, com grande destaque para as 12 Armaduras de Ouro em tamanho real exibidas no evento “Complete Works” e ; exposição de Cloth Myth e outros itens; palestra com representantes da Bandai e a presença ilustre do antigo diretor e produtor do anime clássico, Kozo Morishita, quando revelou a existência dos projetos que já foram citados e comentou muitas coisas em palestras do evento. Os lançamentos dos mangás, já mencionados, de “Saintia Shô” e “Os Cavaleiros Zodíaco Kanzenban” e o artbook do Lost Canvas também estiveram na CCXP e foram anunciados como celebração dos 30 anos de Saint Seiya também.

Vale destacar as diversas publicações especiais celebrando os 30 anos de Saint Seiya.

A Weekly Shonen Champion de 16 de junho trouxe um pôster com uma nova ilustração feita pelo Kurumada e informações gerais sobre o evento Complete Works que começaria dias depois.

A Champion Red contou com muitas edições comemorativas com brindes especiais:

– A edição de 19 de janeiro de 2016 já trazia Saintia Sho como destaque de capa, lembrando que em dezembro de 2015 houve uma edição especial com um calendário para 2016, com imagens de Kurumada e frases de destaque do mangá.

– A edição de 19 de março trouxe Kurumada Suikoden Hero of Heroes como destaque de capa, com um capítulo de Saintia Sho com páginas coloridas e capas extras para os volumes dos mangás de Saintia Sho, Episode G Assassin e The Lost Canvas Gaiden lançados naquela época.

– A edição de 19 de junho trouxe um brinde especial em comemoração aos 30 anos de Saint Seiya. Trata-se de “Saint Seiya Golden Age“, uma curta história (novela) escrita por Megumu Okada, combinando com ilustrações de Yun Koga e Chimaki Kuori, além de um mangá de Shiori Teshirogi baseado em um capítulo do texto. Em formato de booklet, a história se passa após a batalha contra Poseidon, abordando o despertar da deusa Astreia e o confronto entre os Cavaleiros de Bronze e os guerreiros da Família do Ouro, Ex e Machina.

– A edição de 19 de dezembro trouxe o clímax das celebrações dos 30 anos de Saint Seiya, com o anúncio do anime de Saintia Sho.
Além de uma capa com uma nova ilustração de Kurumada, a revista trouxe o capítulo de Saintia Sho com algumas páginas coloridas, capítulos especiais de LC e EpG Assassin. Como brinde especial, um Galaxy Calendar 2017, reunindo ilustrações já conhecidas de Kurumada das publicações da Akita Shoten.

Destaque também para as edições especiais da revista de colecionáveis, Figure Oh:

– A edição nº 220, publicada em 24 de maio, trouxe 44 páginas de conteúdo dedicadas a Saint Seiya. Dentre elas, 26 em uma seção chamada de “Lista Completa de Guerreiros”, em que são dispostas imagens e esboços de Cavaleiros, Marinas, Guerreiros Deuses, Espectros, Palasitas, Deuses (apareceu uma imagem inédita do Apolo), todos os personagens do anime clássico, Omega, Soul of Gold e do filme Lenda do Santuário. Os personagens do mangá e do anime do LC ficaram de fora. Há um grande resumo dos animes, filmes e mangás. Na seção “Seleção de Técnicas Mortais” encontram-se alguns golpes do mangá. Há uma página sobre o anime do LC, citando a expectativa sobre sua continuação. Na parte de entrevistas (com 2 páginas para Kozo Morishita, 2 para Michi Himeno, 1 para Kunio Tsujita e 1 para o representante da Bandai), são mostrados protótipos descartados das Armaduras Divinas dos Cavaleiros de Ouro.

No evento “Complete Works of Saint Seiya” tivemos o Panfleto dos 30 anos de Saint Seiya , cuja capa é a mesma ilustração de Kurumada para o pôster da Weekly Shonen Champion do mês de junho, o artbook “Saint Seiya Precious Artworks from Galaxy Card Battle reunindo as melhores imagens do game da Mobage.

Em dia 21 de outubro, foi lançado o novo artbook “Saint Seiya 30 Shunen Kinen Gashu, Seiiki – Sanctuary” pela editora Takarajimasha. O artbook, cujo título pode ser traduzido como “Livro de Ilustrações de celebração dos 30 anos de Saint Seiya – Santuário”, reúne uma seleção de imagens coloridas do mangá, cenas com diálogos marcantes, imagens de golpes, uma seção intitulada “Seiya Heroine Meikan” (algo como Lista Heroína de Seiya), etc.

Em 21 de dezembro, o livro “Saint Cloth Mythology God Edition” foi oficialmente publicado no Japão. O “mook” (magazine + book) da Hobby Japan trouxe uma coletânea de imagens e informações sobre os lançamentos de Cloth Myth desde sua origem aos mais atuais, além de entrevistas e imagens do anime Soul of Gold, sendo algumas bem curiosas sobre os Cavaleiros de Ouro. Destaque para a já mencionada coleção “Saint Cloth Divine”, o anúncio de um misterioso projeto relacionado a “Soul of Gold” e a informação de que a Bandai ainda pensa em lançar personagens ainda não vendidos como Abel e outros personagens dos filmes do anime.

Também houve um novo relógio comemorativo dos 30 anos de Saint Seiya (Relógio Oficial das Armaduras de Ouro das 12 Casas do Zodíaco de Ouro de Saint Seiya), previsto ainda para fevereiro de 2017 pela Premico. E, no apagar das luzes, foram anunciados para 25 de janeiro de 2017 doces de Saint Seiya com adesivos e autógrafo do Kurumada, vendidos pela rede de lojas de conveniência 7-Eleven.

Então ficamos por aqui, pessoal.

O ano de 2016 já passou e 2017 já está aí, prometendo muitas palpitações nos corações dos fãs de Saint Seiya. Não deixem de nos acompanhar pelo twitter e pelo facebook para ter muitas novidades e saber de mais artigos interessantes!

Feliz 2017 para todos!

P.S.: Agradecimentos especiais ao Thiago pela revisão deste artigo!