Olá amigos!

Ontem eu recebi em minha casa o volume 1 do The Next Dimension que comprei em um site de compras online japonês. Então, para começar, escaniei o meu mangá para trazer as suas curiosidades para vocês.

Trago aqui algumas imagens comparativas entre o ND da WSC e a versão do volume compilado:

Para começar, a primeira página do primeiro capítulo, o “Prólogo”, que na versão WSC (da direita) era chamado “Prólogo 1”.


Fim da “Parte 6: Espada do Rei das Trevas” e o começo da “Parte 7: Castelo de Hades” (as páginas, obviamente, estão ordenadas no sentido da leitura de um mangá japonês). As maiores diferenças são nas cores e efeitos. Assim como em todas as páginas do volume 1, toda e qualquer frase de destaque da revista WSC foi removida.


Quando Tenma enfrenta Sion e Dohko na “Parte 6”, vemos mais claramente as diferenças de cores e efeitos.


Aqui temos a diferença mais gritante, a aparência de Suikyô de Crateris na “Parte 9: Barreira”

Bom, eu poderia trazer mais e mais páginas do volume 1 e comparações, mas por enquanto, fico só nisso mesmo.

Trago agora uma tradução da “orelha” do mangá, com algumas palavras de Kurumada:

E uma curiosidade:

No final do volume 1 do mangá, nos “Agradecimentos Especiais”, existem os nomes de 4 pessoas em destaque:

Hiroteru Oyama – um freelancer que faz de tudo um pouco, desde desenhar, trabalhar em anime, até produzir músicas (ele tem seu próprio myspace onde expõe algumas de suas composições), embora ele deixe claro que trabalha principalmente com ilustrações. Como ilustrador ele ganhou vários prêmios da Akita Shoten, provavelmente por isso tenha sido chamado para uma participação no ND, embora ele não cite em seu site pessoal nada a respeito de seu trabalho com Seiya (provavelmente foi um trabalho muito curto mesmo).

Ichi Haruno – seu site pessoal encontra-se fora do ar, mas pesquisei pela net e consegui informações precisas sobre seu trabalho. Ele é ilustrador freelancer, trabalhou como ilustrador de materiais relacionados à games e também ilustrando card games da Capcom, Konami e Square Enix.

Naoki Saito – conforme seu site pessoal, foi responsável pelas cores em Saint Seiya. Chegou a trabalhar com Haruno em trabalhos da Konami.

Masaki Hiroka – em seu site pessoal ele apresenta seus trabalhos como ilustrador freelancer, então deve ter feito isso no ND).

Todos são freelancers, então eu deduzo que todos eles estão nos “Agradecimentos especiais” porque não fazem parte oficialmente do estúdio Kurumada Production, certamente porque, no começo, o ND era muito irregular, e estes freelancers devem ter sido contratados para somente alguns destes primeiros capítulos mais irregulares, o que explica porque o ND varia tanto de traço em certos capítulos e pôsters.

E para finalizar esse grande post sobre ND, trago uma página mais detalhada sobre o volume 1:

Adicionei na página uns scans feitos por mim mesmo e informações sobre o conteúdo. Não coloquei créditos nas imagens (acredito que não vai demorar nada para se espalharem pela net sem me darem os créditos), por isso deixei os scans em um tamanho menor de resolução (como a imagem acima.

Já adicionei o link do volume 1 no Guia de Publicações.

Bom, é isso aí, até a próxima (o tão prometido artigo sobre o ND) !