Olá amigos!

Perdoem pela ausência. Queria muito ter postado algo antes, mas além das sagradas obrigações do trabalho, ainda fiquei doente nos últimos dias. Aos poucos eu continuei editando o tão prometido artigo onde analiso o The Next Dimension.Conforme avisei antes, vou comentar um pouco sobre tão esperado retorno do “Saint Seiya, The Next Dimension, Meiô Shinwa”, mas também sobre seu princípio e suas idas e vindas. Originalmente eu tinha prometido dedicar um post a isso, mas gostaria de fazer do que vou comentar algo fixo, assim como fiz quando comentei sobre os finais de Hades. Aliás, gostaria de usar aquela página como parte do que gostaria de expor e em algum momento vou citá-la.Bom, eu hesitei muito em escrever algo sobre o ND, basicamente, por esses motivos:1 – porque a grande maioria dos que se dizem fãs de Saint Seiya se prendem única e exclusivamente à premissa de que “Kurumada é o autor de Saint Seiya, então tudo que ele escreve, diz ou até rabisca é lei – ou a tão famosa palavrinha que tem circulado na internet, CÂNON”, e qualquer tentativa de falar contra essa linha é tratada como blasfêmia ou menosprezada com comentários do tipo “tem gente que só quer saber mais que o Kurumada”.

2 – porque a grande maioria dos fãs e os que nem são tanto assim de Saint Seiya, mas guardam algum interesse mínimo pela série, estão tão impressionados pelo marketing criado em cima do retorno do ND como sendo “legítima sequência de Saint Seiya”, que não toleram a mínima possibilidade de avaliar todo o contexto da publicação de Saint Seiya e do papel de Kurumada e seu ND nisso tudo.

3 – porque existem fãs que não foram capazes de compreender o filme “Tenkai-hen Josô Overture” e, contagiados pelos comentários negativos de Kurumada, torciam para ver um Tenkai-hen que fosse 100% as idéias de Kurumada (o que remete ao ponto 1 também).

4 – porque muitos fãs, por um ou outro motivo, criaram em suas mentes a idéia de que o “Saint Seiya, The Lost Canvas, Meiô Shinwa” é um rival do “The Next Dimension, Meiô Shinwa”, e qualquer tentativa de enxergar o ND e tudo ao seu redor pode também ser tomado apenas como um banal movimento a favor do LC, ainda mais para quem taxa o LC de “não-canônico”.

Eu tentei expor em outros lugares o que estou prestes a publicar aqui, mas por conta de fãs que seguem uma das (ou todas as) opções acima eu não tive bons resultados, batendo de frente com fãs mais que intolerantes. Por esse motivo e pelo fato disto aqui não ser nenhum fórum para haver debates de opiniões, caso não concordem com o que for exposto a seguir, eu recomendo que procurem os inúmeros sites, blogs e fóruns onde com certeza encontrarão quem compartilhe da idéias de que “só o que Kurumada faz é que vale” ou “o ND é que é a história legítima e o LC é só um fanfic”, “o filme Tenkai foi esmagado pelo ND” e outras coisas do tipo. Resumindo, esse tipo de comentário tem em toda parte, então me poupem. Mas fiquem à vontade pra avaliar este post com uma nota bem baixa (nas estrelinhas abaixo do post), o recado estará dado e compreendo se não tiver agradado.

De todo modo, como o ND não parou, o artigo é passível de mudanças. Posso adicionar coisas, ampliar e até repensar algumas coisas e reescrever justificadamente, afinal, algumas coisas que escrevi já pensei e repensei algumas vezes ao longo dos anos em que manifestei por aí sobre o ND. Neste ponto, dúvidas e opiniões controversas ao que escrevi, mas com algum fundamento que levante algum questionamento são realmente bem-vindas, porque afinal é algo que gera mais o que se pensar e mais o que se escrever, embora para muitos não há o que pensar e, simplesmente, o ND é lei e o resto é resto (mais uma vez, o tipo de argumento batido que não me interessa).

Depois dessa breve explanação, indico o link com o artigo que escrevi sobre o ND e minha análise geral sobre seu contexto em relação aos outros mangás de Saint Seiya:

Aos que aguardavam por isso, espero que apreciem. Aos que não gostaram ou que acham que eu só escrevi besteira, só lamento.Nas próximas, voltarei às atividades “normais” do site, ou seja, Calendário Geral, traduções, curiosidades e mais.Até a próxima!