Olá, pessoal!
Para aqueles que vem acompanhando no site (e facebook e twitter), já sabe que tenho dado uma cobertura especial ao novo anime “Saint Seiya Soul of Gold“. No passado, comentei os primeiros episódios de “Saint Seiya Omega”, e novamente me proponho a comentar a mais nova fase do anime. Quem não viu ainda “Soul of Gold”, há formas fáceis e oficiais de assistir o anime. E priorizar assistir os episódios oficialmente favorece o anime e apoia a obra de Saint Seiya como um todo. Então, dá uma olhada na nossa página especial e confira como assistir.
Apesar de já ter dito isso em outras ocasiões, devo relembrar, mesmo procurando trazer informações e curiosidades objetivas sobre Saint Seiya, aqui ainda é o lugar onde eu, Allan “Nicol”, expresso minhas opiniões. Por isso, se quiserem discordar só por discordar, xingar a série e etc, fica a cargo de cada um. Porém, não me interessa. Para isso existem fóruns e outros canais ondem podem descarregar à vontade (ou quase). Por outro lado, comentários construtivos serão sempre bem-vindos. Obviamente,  a seguir encontrarão vários spoilers. Sigam por sua conta e risco e espero que apreciem os comentários.

 

Episódio 01 (estreia em 11/04/2015 – Japão e 10/04/2015 – Brasil)

Reviva! Lenda de Ouro.
よみがえれ!黄金伝説/Yomigaere! Ogon Densetsu.

 

★ Staff principal:

Roteiro: Toshimitsu Takeuchi;
Storyboard e direção: Jooji Furuta;
Direção de animação: Hiroki Abe , Yoshiaki Tsubata;
Direção geral de animação: Masahide Yazasawa;
Direção de arte: Yoshimi Umeno.

 

★ Elenco:

Lifia : Aya Hisakawa (interpretou a Sonia em Omega);
Andreas Lise: Tomokazu Seki (interpretou Fudo de Virgem em Omega);
Frodi de Gullinbursti: Hiroshi Okamoto (Interpretou Teneo em LC e Sham de Flecha em Omega);
Fafnir (o que guerreiro deus que persegue Mu): Kentaro Ito (interpretou  Johann de Corvo em Omega e o Espectro Fyodor em LC);
Aiolia criança: Naomi Shindo (fez Misha e Philip em Omega);
Hilda: Mitsuko Horie (como no anime clássico!);
Freya não teve dubladora porque nem falou;
Os 12 Cavaleiro de Ouro são creditados, já que todos falam na cena do Muro das Lamentações;
Soldados rasos: Tomohisa Hashizume, Hiromu Miyazaki, Keiichi Yamamoto;
Asgardianos: Fumiya Kosugi, Ryohei Arai.

Temos a grata surpresa de ter de volta a cantora e atriz Mitsuko Horie, retomando seu papel de Hilda de Polaris. Antes de assumir o papel da representante de Odin, ela nterpretou belas canções da trilha sonora de Saint Seiya como Beautiful Child, Final Soldier, Athena no Lullaby e Shine On (pensado para ser o tema de encerramento da Saga de Hades na década de 90). Gostaria muito de ouvir ela cantando uma nova composição para esta série ou mesmo se ela regravasse “Shine On”, que também cairia como uma luva no contexto desta nova saga.

 

★ Uma nova batalha em um antigo momento.

O episódio começa com uma imagem do Greatest Eclipse (Grandioso Eclipse, ou Grande Eclipse, como preferirem) provocado por Hades. Desde já, achei curioso por mostrarem o sol e os planetas em digressão, mas ela não vai até Plutão como era de se esperar. A imagem para justamente em Saturno. Seria alguma referência sutil à Saint Seiya Omega? Eu gosto de pensar que sim, já que parte da equipe participou de Saint Seiya Omega, especialmente o diretor Furuta que também definiu o storyboard.

Na Judeca, nas profundezas do Mundo das Trevas, os 12 Cavaleiros de Ouro se reúnem e concentram seus cosmos. Seiya, Shiryu, Hyoga e Shun correm para longe dali e, nos Elísios, vemos Saori aprisionada. Ela verte algumas lágrimas . Ocorre uma grande explosão e Saori. Aiolos dispara a flecha com os cosmos concentrados contra o Muro das Lamentações e uma grande explosão ocorre. A sequência de fatos é bem simples e direta, mais na intenção de localizar a história da nova saga. Quase tudo parece como já conhecemos, mas há sutis diferenças nos diálogos (eles não invocam o nome de Atena, antes de disparar a flecha) e na forma como as cenas são mostradas em relação aos OVAs de década passada. Isso sem mencionar o traço que, apesar de deixar claro o design próprio ditado para esta nova animação, por vezes nos faz querer pelo menos alguns retoques.

Seiya e seus amigos se afastam do Muro das Lamentações.

NOs OVAs da Saga de Hades, a mesma cena com Seiya e cia se afastando do Muro.

Nos OVAs da Saga de Hades, a mesma cena de Aiolos apontando sua flecha contra o Muro das Lamentações.

Nos OVAs da Saga de Hades, Imagem dos Elísios, onde Saori está presa.

Nos OVAs da Saga de Hades, Saori aparece aprisionada.

Nos OVAs da Saga de Hades, a mesma cena do ataque dos Cavaleiros de Ouro contra o Muro das Lamentações.

Nos OVAs da Saga de Hades, a flecha de Sagitário atinge o Muro um pouco mais abaixo do que é mostrado em Soul of Gold.

Nos OVAs de Hades, Pandora testemunha a grande explosão que destrói o Muro e deixa em ruínas a Judeca.

O anime não tem abertura nesse primeiro momento. Só a partir do 2º episódio teremos o vídeo ao som da canção “Soldier Dream” (que aparece no final do 1º episódio). Entre os créditos iniciais, vemos Aiolia, sem Armadura, flutuando em uma bola de energia (que lembra muito a forma como Saori salva Seiya e seus amigos do colapso da Ilha Rainha da Morte no anime clássico, recurso depois utilizado quando Saori tenta enviar os de Bronze para longe dos Elisios). Aiolia cai numa montanha, em meio a uma noite de neve que cai, e vai caminhando tropegamente até uma construção que ele observa de longe. Ele chega a se apoiar num galho de árvore. Ele acaba desmaiando bem próximo do local, onde guardas de aspecto viking o observam e chegam a pensar que ele está bêbado. De cara, vemos que Aiolia possui um misterioso pingente.

Vemos o título do episódio, bem simples, sem vinheta alguma, com um vilarejo de Asgard ao fundo.A jovem Lifia (com uma roupa de cores bem exóticas para o local em que se encontra, diga-se de passagem) tenta convencer as pessoas a lutarem juntos por Asgard. Eles até simpatizam com ela, por ela ser uma serviçal de Hilda de Polaris, no Palácio Walhalla, porém eles hesitam em acreditar nas razões pelas quais ela tenta levar uma rebelião do povo e ainda assim temem lutar por serem pessoas comuns.

É curioso notar que o visual das pessoas de Asgard, bem como o da própria Lifia, já foram vistos antes, na série de TV clássica, onde inclusive existem estabelecimentos do povo de Asgard e das serviçais de Hilda, que foram certamente reaproveitados para Soul of Gold. Isso foi uma agradável referência que ajuda a aproximar mais o cenário antigo da série com o atual.

Serviçais de Asgard aparecem em imagem do Palácio Walhalla no episódio 74 da série clássica.

Esboços de uma das serviçais do Palácio Walhalla do episódio 74.

Esboços do povo de Asgard que aparecem no episódio 74.

Esboços do povo de Asgard que aparecem no episódio 74

De repente, guardas aparecem e prendem Lifia por estar incitando a rebelião. Um deles a arrasta para a prisão, e apesar de seus apelos, ele não mostra nenhuma simpatia por ela, inclusive há um cartaz de procurada com a imagem da moça, o que mostra que ela já está a algum tempo “dando dor de cabeça” às autoridades locais. Ao pedir por ajuda em nome de Asgard, em vão, ela acaba chamando a atenção de seu companheiro de cela, Aiolia! Pois é, o sistema carcerário de Asgard não se importa de misturar uma mulher com um homem. Sorte dela que se tratava do zonzo Cavaleiro de Leão, que ao ouvir “Asgard” começa a perceber onde está e o que tinha acontecido até então.

Aiolia lembra dos acontecimentos diante do Muro das Lamentações e resolve sair dali. Sem qualquer dificuldade, ele rompe os grilhões em seu tornozelo e destrói a porta, para o espanto de Lifia. Ela aproveita a oportunidade e o segue. Os guardas até tentam detê-lo, mas eles os repele facilmente. Então Lifia se dá conta de quem ele pode ser ao lembrar-se da lenda dos Cavaleiros, narrando inclusive as primeiras frases do 1º episódio do anime clássico: “seus punhos cortam o céu e seus chutes racham a terra”, resgatando brevemente as raízes da série.

Ao sair da prisão, já era de manhã, e quando Aiolia olha para o céu ele percebe que o Greatest Eclipse ainda está acontecendo. Ele pergunta a quanto tempo o sol estava assim, e Lifia responde que já fazia quase 1 semana, o que faz querer se apressar para o Santuário, apesar do apelo de ajuda de Lifia.

Essa situação do Greatest Eclipse levanta várias questões. Afinal ainda está acontecendo a luta contra Hades? Quanto tempo se passou entre o inicio do Greatest Eclipse e a ressurreição de Aiolia? Esse é mesmo o Greatest Eclipse? Será que os acontecimentos em Asgard tem alguma relação com esse fenômeno?

Nos OVAs da Saga de Hades, vemos o Greatest Eclipse ocorrendo.

Nos OVAs de Hades, o Santuário observa o Greatest Eclipse que ocorre enquanto os dourados se sacrificavam.

Por enquanto, é cedo para afirmar alguma coisa. Sabe-se que a história se localiza no eixo temporal da Saga de Hades, ou seja, não é uma história do passado (antes de Seiya e cia ou da época da antiga Guerra Santa de Dohko e Sion) e nem uma história do futuro da obra (ao qual a história de Omega faz parte). Como os dourados morrem na cena do Muro das Lamentações e o eclipse de Hades continua, Aiolia tem motivos para se preocupar. A batalha ainda não teria acabado. Porém, se durante a batalha nos Elísios, Tânatos tenta matar Seika em tempo real, tem alguma coisa errada aí, não? Ou será que Seiya e seus amigos ficaram vagando na hiperdimensão entre o Mundo das Trevas e Elísios mais tempo do que imaginamos… Talvez o tempo e espaço lá esteja distorcido a este ponto.

Nos OVAs da Saga de Hades, os Cavaleiros de Bronze atravessam uma hiperdimensão para chegar até os Elísios.

Nos OVAs da Saga de Hades, Tânatos ataca Seika à distância.

Provavelmente, as dúvidas sobre isso também perturbam Aiolia, que caminha sem dar ouvidos à Lifia, que continua seguindo ele. Mesmo ela aparentemente tendo repetido o pedido algumas vezes, ele continua negando porque uma guerra maior contra Hades estaria ainda acontecendo, afinal. Mas Lifia acredita que ele possa ser o salvador de Asgard que Odin enviou, logo Aiolia pergunta se ela quer dizer que foi Odin que literalmente o trouxe até Asgard. Porém, ela diz que na verdade isso não é algo que ela possa saber, já que ela é só uma serviçal do palácio. O apelo de Lifia é rompido pelo ronco de seu faminto estômago, o que a deixa bem envergonhada diante de Aiolia. Apesar do clichê, é um sutil alivio cômico que ainda nos conduz a um momento mais interessante de explicações sobre a história.

 

Numa estalagem ali perto, Lifia come vorazmente, espantando Aiolia que a acompanhou. Ainda encabulada, ela explica que não tinha comido nada desde o dia anterior, porque estava sendo o tempo todo perseguida, e afirma que irá pagar pela comida. Aiolia fica na dúvida se aqueles que os prenderam eram os tais Guerreiros Deuses que já haviam enfrentado os Cavaleiros. Lifia então explica que aqueles eram soldados de baixa patente e que só alguns poucos são escolhidos para se tornarem Guerreiros Deuses. Nessa hora, a cena muda para a prisão, onde os guardas levam uma bronca de um Guerreiro Deus, Frodi de Gullinbursti. Um dos guardas derrotados explica que eles podem ter sido vitimas de um Cavaleiro de Ouro, o que deixa Frodi surpreso, depois ele ordena que o soldado reporte a Andreas.

 

Enquanto isso, Lifia menciona Andreas Lise (ou Riise, ainda não se sabe ao certo como se romaniza corretamente seu nome, nem as legendas oficiais entraram em consenso), o atual representante de Odin em Asgard. Aiolia pergunta se foi ele que o trouxe até Asgard, mas ela nega. Já que ele não estaria agindo conforme a vontade de Odin. Então vemos um flashback, onde Lifia conta que, um dia, Hilda caiu doente enquanto rezava (como fazia na série) aos pés da estátua de Odin. Ela e Freya vão ao seu auxilio. Sim, essa é a primeira aparição das irmãs Hilda e Freya desde o fim da série clássica!

Com a doença de Hilda, Andreas surgiu para substituí-la. Ele fez ressurgir a árvore gigante, Yggdrasil (que possui algumas construções em seus galhos e copa), aparentemente diferente da versão do segundo filme da série. Inclusive, Lifia chega a dizer que ela é proibida. Não se sabe por qual motivo, quando no passado ela simbolizava o surgimento de uma nova Asgard, livre da influência de Durval (ou Dorbal, como preferirem).

A Yggdrasil do segundo filme do anime clássico. É o símbolo da renovação de Asgard, que havia sido corrompida pela ambição de Durval.

Cheio de sorrisos, Andreas diz ao povo que quando aquela Yggdrasil der frutos, o inverno rigoroso de Asgard acabará e o país ficará repleto de luz e campos verdes. É uma promessa semelhante àquela que Hilda fazia ao povo e seus Guerreiros Deuses ao ser possuída pelo poder do Anel de Nibelungo. A diferença é que a maligna Hilda pregava a dominação do mundo para livrar seu povo daquelas terras. Lifia diz que ele engana o povo e está usando novos Guerreiros Deuses para controlar Asgard. Ela afirma categoricamente que Yggdrasil deve ser destruída ou Asgard cairá em desgraça. A imagem de Andreas e a sombra dos 7 novos Guerreiros Deuses aparece, e nota-se que quase todos parecem ter armas, como alguns dos antigos Guerreiros Deuses também tinham.

 

Lifia implora para que Aiolia lute ao lado dela, mas ele explica sobre a batalha contra Hades. Ele ainda comenta que teria morrido nessa batalha, mas que a sensação do impacto de seus punhos e o gosto da comida lhe dão certeza de que ele está mesmo vivo, com um corpo de carne e osso. Mesmo ele estando atormentado pelos motivos de sua ressurreição e se aquilo teria sido alguma vontade de Odin, ele afirma que precisa continuar sua luta como um Cavaleiro de Atena. Lifia parece entender que ele realmente já a sua própria batalha… Aiolia quer saber porque Lifia quer lutar, mesmo estando sozinha. Ela lembra que foi por causa do apelo de Hilda. Em suas lembranças, a própria Hilda teria confiado à ela a missão de acabar com a ambição de Andreas, destruindo Yggdrasil e salvando Asgard para as futuras gerações. Logo ela, uma simples órfã acolhida como serviçal por Hilda. Só que Hilda parece ser bem enfática de que só Lifia pode salvar Asgard. Freya nem aparece nesse momento.

 

Lifia pede desculpas por atrapalhar Aiolia e deseja que ele aproveite a nova vida. Ele simplesmente levanta da mesa e sai… Então vemos o eyecatch do episódio! Na primeira imagem, vemos o pingente de Aiolia, com galáxias ao fundo. Será que isso tem algum significado especial? Depois, vemos a imagem dos 12 Cavaleiros de Ouro com suas Armaduras de Ouro dentro das caixas. Não sei se há algum motivo para a disposição deles na tela, mas Saga, Camus e Shura estão próximos, como o trio que formaram na Saga de Hades, Aphrodite e Death Mask aparecem juntos, assim como os irmãos Aiolos e Aiolia. Os demais parecem bem aleatórios (ou será que não?). Dohko parece o mais descontraído. Percebe-se ao fundo a mesma estátua de Atena em CG da Saga de Hades Santuário.

Será que essas galáxias tem algum significado a mais?

Ao fundo, a mesma estátua dos 13 OVAs de Hades Santuário.

A estátua de Atena em CG dos OVAs de Hades Santuário.

 

A outra parte do eyecatch mostra Aiolia atacando, com sua Armadura de Ouro, e todos os outros dourados também estão equipados. Agora é a própria Saori que aparece ao fundo. Aqui, a disposição deles mudou novamente. O que me leva a crer que não tem uma ordem específica.

Aiolia caminha, ainda pensando no apelo de Lifia e no povo de Asgard que vai sofrer se ela estiver certa. Então ele sente um cosmo poderoso. Lifia estava descansando ainda e o dono da estalagem avisa que ela deve fugir, porque os soldados estão cercando o local. Ela até tenta fugir, mas é capturada por Frodi e seus soldados.

Aiolia logo surge para salvar Lifia. A Armadura de Leão aparece do nada, com um relâmpago. Isso eu achei muito estranho. Até então não havia sinal de caixa da Armadura e o conceito das Clostones de Saint Seiya Omega não existia nessa época da história,  então ficou muito esquisito esse poder do Aiolia de “conjurar” a Armadura. Nesse ponto, dá para ver que as Clostones faziam muito sentido mesmo para a praticidade de carregar a Armadura onde quer que fosse. De todo modo, essa cena levanta a dúvida sobre a vinda das Armaduras para este mundo. Após o sacrifício dos dourados no Muro das Lamentações, o OVA nos mostra elas apenas sumindo no vazio escuro da Judeca. Supostamente, elas teriam então seguido as almas dos dourados. O curioso é que, no final, vemos Mu com sua Caixa da Armadura e no eyecatch todos as tem. Mas não vemos como as Armaduras acompanham seus donos, muito menos as caixas delas que, supostamente, estariam no Santuário ainda. Sabemos que as Armaduras de Ouro até podem se mover por vontade própria (ou sob a influência do espírito de seu detentor), mas gostaria de ver isso pelo menos citado no anime. Já sobre as caixas das Armaduras, acho que vai ficar por isso mesmo, uma história nunca explicada, como a mudança de roupa dos Cavaleiros quando vestem suas Armaduras.

Nos OVAs da Saga de Hades, após a destruição do Muro das Lamentações, as Armaduras de Ouro desaparecem.

Nos OVAs da Saga de Hades, Seiya e seus amigos observam a partida das Armaduras de Ouro para local até então era desconhecido.

Então. há uma cena mostrando Aiolia equipando sua Armadura de Ouro. Aqui vemos um clichê visual: imediatamente após equipar toda a Armadura de Leão, Aiolia finaliza dando uns socos no ar, bem ao estilo Seiya no clássico.

Frodi não se intimida. Ele se apresenta como Guerreiro Deus de Gullinbursti e empunha sua espada. Os dois entram em combate (o efeito aqui não me pareceu grande coisa). Os efeitos dos dois trocando golpes não deu muita sensação de impacto. Lifia se espanta porque os dois parecem estar equilibrados, mas , de repente, Frodi leva a melhor devido a sua espada. A lâmina se desmonta e ataca Aiolia furtivamente, fazendo com que ele perca seu elmo.

 

Frodi diz que aquela é Sieg-Schwert, a Espada da Vitória, e se move conforme a vontade dele. Esse é mais um elemento que vem a complementar toda a base mitológica do personagem. “Frodi” é um dos nomes dado ao deus Frey (ou Freyr), combinando com sua espada. O Robe Divino dele é uma referência ao javali de ouro Gullinbursti (mais informações sobre o mito aqui).

Aiolia tenta enfrentá-lo novamente, mas de novo é atingido pela espada. Ele não consegue superar a velocidade dos ataques de Frodi. O que me lembrou o confronto entre Seiya e Durval no segundo filme, onde Seiya observa que a velocidade de Durval seria superior à dos Cavaleiros de Ouro. Frodi afirma que seu poder vem de Asgard e da Yggdrasil. Nessa hora, ele ataca novamente e vemos atrás dele a imagem do javali Gullinbursti, simbolo de sua Robe Divino.

Quando Aiolia cai, todos percebem marcas nele, as mesmas que vimos no começo do episódio, quando ele revive em Asgard. Frodi explica que é a marca dos Einherjar, o que significa que ele é um guerreiro que foi revivido como nas lendas de Asgard. Lembrando que Einherjar é o nome que foi dado aos Guerreiros Deuses do segundo filme do anime, aparecendo isso somente no primeiro trailer.

As estranhas que, por algum motivo, aparecem até em cima da Armadura de Ouro…

Os Guerreiros Deuses no 1º trailer do filme.

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Frodi insulta Aiolia dizendo que a morte e para os fracos e ele deveria aceitá-la como tal. Então, o pendante de Aiolia, que ele diz ser uma lembrança de Aiolos, começa a brilhar e ele vê uma imagem de seu irmão. Aiolos diz para ele  ir para a Yggdrasil, o motivo do reviver deles e dos outros Cavaleiros de Ouro estaria lá. Nesse momento, parece que todos os Cavaleiros de Ouro escutam esse chamado de Aiolos, mas todos estão em lugares diferentes. Alguns aparentemente já estão lutando, outros ainda portando suas Armaduras. Death Mask está jogando cartas e Aphrodite tomando chá…

Aiolia tem uma lembrança de seu passado nesse momento. Vemos um flashback de Aiolos com o bebê Atena, já ferido, se despedindo escondido do jovem Aiolia e dizendo que ele tem de uma missão a cumprir e que um dia Aiolia também teria a sua onde sacrificaria até sua alma para cumpri-la. Aiolia também lembra do breve encontro que tiveram no Muro das Lamentações. Aiolia não entende ainda o que acontece e lembra que Aiolos não contava com ele para o que era importante, e que ele poderia ter ajudado no passado se soubesse o que estava acontecendo. Essa sequência toda é bem emocionante e já começa a mostrar que esse anime realmente vai desenvolver mais o passado dos dourados e adicionará elementos não mostrados no anime ou mangá. Isso deve trazer reflexões sobre o que aconteceu antes com os Cavaleiros de Ouro e entre eles também. Certamente, é um ponto muito interessante de se observar nos próximos episódios.

Aiolia jura encontrar a razão pela qual reviveu e cumprir a sua missão com sua alma. Ele fica mais motivado e seu cosmo se eleva ao máximo.  De repente, um turbilhão de neve o cobre e, em seguida, ele aparece já trajando a Armadura Divina de Leão. Inclusive usando um elmo, lembrando que ele tinha caído alguns minutos antes…

Aiolia, aparentemente em transe (aqui os olhos denunciam isso e ele sequer se surpreende com a mudança que acabara de ocorrer), usa o “Lighting Plasma” (conhecido no Brasil como “Relâmpago de Plasma”) e derrota Frodi e sua espada. Rapidamente, parece que algo atinge Lifia também, e seus cabelos ficam soltos. Aiolia desmaia e sua Armadura volta ao normal.

Lifia segura Aiolia em seus braços e fala que ele despertou o pode divino. Frodi, apoiado por um de seus soldados, fica impressionado com a força de Aiolia e sua Armadura, mas ele também percebe que Lifia não é mais a mesma. Ele recua com seus guardas. E vemos as marcas no corpo de Aiolia novamente e Lifia com seu olhar misterioso, como se estivesse possuída.

O episódio termina com a nova versão de Soldier Dream, cantada por RootFive. No segundo episódio, essa canção será fundo da nova abertura e o encerramento será a música “Yakusoku no Ashita e”, também cantada por Root Five (já lançada em 25/02/15 no single ROOTERS).

Surpreendentemente, há uma cena pós-créditos. Aparece Mu, vagando por Asgard, e ele se esconde quando um dos Guerreiros Deuses e alguns soldados aparecem, como se estivessem fazendo uma ronda ou procurando por alguém. Certamente, a caçada aos Cavaleiros de Ouro já começou. O Guerreiros deus chama-se Fafnir, segundo os próprios créditos finais que indicam seu dublador.

Nas cenas do próximo episodio…

Vemos um novo Guerreiro Deus atacando com uma arma em um tipo de arena. Seu visual não é dos melhores. Logo em seguida, vemos a Armadura de Ouro de Touro como se estivesse para ser equipada. Mu conversa com alguém. Dohko parece observar a luta do Guerreiro Deus, assim como sua breve aparição na cena da mensagem de Aiolos, ele parece já estar lá desde então. Lamentavelmente, percebe-se que desenharam Dohko sem os escudos. Aldebaran aparece já usando sua Armadura. Enquanto Aiolia está sendo abraçado por Lifia, como se ela estivesse feliz por ele estar bem depois do que aconteceu. Mu aparece sendo atacado, ele parece paralisado por algum poder. Aldebaran aparecem em póstura de combate e vemos uma imagem de Saori ao fundo. O próximo episódio se intitula “Revele-se! O segredo de Yggdrasil”.

Sobre a parte técnica.

 O staff principal do anime possui nomes de envolvidos em várias animações antigas e também mais recentes. Takeuchi, responsável pela composição geral desta nova série (ou seja, ele se dedica a escrever a história geral que será abordada), dedicou-se ao roteiro do 1º episódio também. Em entrevista à Figure Oh, o diretor Furuta comentou como Takeuchi é fã da série e nota-se a atmosfera da série de TV clássica bem presente em todo o episódio, desde a simples referência de Lifia sobre a lenda dos Cavaleiros ou ao comovente momento entre Aiolia e Aiolos com direito a um flashback de um momento inédito na história do anime ou manga até então, bem como os elementos da saga de Asgard resgatados o tempo todo. Enquanto isso, Furuta responde não só pela direção geral como também produz o storyboard do episódio, o que contribui mais ainda para sentirmos como é a sua visão, a sua forma de descrever as cenas. Em alguns momentos, ele é bem previsível, utilizando-se de alguns clichês visuais e suas cenas de combate não são nada extraordinárias. De fato, há muitos elementos que remetem ao estilo de Saint Seiya Omega, o que não é ruim. Só que, por vezes, falta impacto nas cenas de luta. Por outro lado, acho que ele consegue transmitir bem as emoções dos personagens. Gostei mais ainda como os olhos são muito importantes. Por exemplo, Furuta faz uso deles para mostrar os sentimentos de Aiolia, o olhar confiante de Aiolos por cima dos ombros na cena do Muro das Lamentações, bem  como ele também suscita mistérios em torno de acontecimentos (vide o olhar em transe de Aiolia ao despertar sua nova Armadura ou o olhar misterioso de Lifia no final). Além do characrer designer geral da série, Hideyuki Motohashi (sobre seus trabalhos, sabe-se que ele foi diretor de animação de um dos OVAs de “Saint Seiya The Lost Canvas Meio Shinwa” e, antes disso, foi diretor de animação do OVA 08 da Saga de Hades Santuário, que tinha como destaque justamente a atuação de Aiolia de Leão, e aqui mais alguns de seus trabalhos), temos a talentosa Ayana Nishino (trabalhou em alguns episódio de Saint Seiya Omega, como o 94, aqui estão outros de seus trabalhos) como disigner convidada, responsável pelos designer dos novos Guerreiros Deuses, e Yuki Morimoto como outro designer convidado (que trabalhou como animador dos OVAs de The Lost Canvas, entre outros trabalhos). A trilha sonora é bonita, mas ainda não se mostrou muito marcante. Tirando a música que embala o momento da ressurreição de Aiolia, ela me passou quase batida.

Conforme o próprio diretor Jooji Furuta comentou em seu twitter, este episódio é principalmente para explicações, sendo o 2º e 3º episódio mais dedicados à mostrar os Cavaleiros de Ouro e como eles estão interagindo uns com os outros. Vai ser interessante ver isso.

Estou comentando os episódios de Soul of Gold com os amigos do Podcast Saint Seiya. Confira aqui os nossos comentários do episódio 01:

Até a próxima!