Olá, amigos!

A grande virada de Saint Seiya Omega começa neste episódio! Imperdível!
Confiram os comentários!


Episódio 08 [exibido em 20/05/2012]
Encontro fatídico! Um Cavaleiro de Ouro de impacto!
Shukumei no deai! Shôgeki no Gold Saint!


★ Staff principal:

Roteiro: Reiko Yoshida
Diretor técnico e Storyboard: Yukio Kaizawa
Diretor de Animação: Akihiro Asanuma

Reiko a grande responsável por toda a composição de Omega, que desenvolveu as bases da história e uma das que define seu rumo, assume o roteiro deste episódio (ela tinha feito o mesmo no prímeiro  e terceiro episódio de Omega, os melhores até agora, em minha opinião).
Yukio Kaizawa estreia em Saint Seiya Omega neste episódio. Ele trabalhou nos OVAs de Ring ni Kakero. Confiram aqui uma lista de seus outros trabalhos.
Outro novato em Omega é Akihiro Asanuma, que também já trabalhou brevemente com Ring Ni Kakero. Confiram aqui a lista de seus outros trabalhos.
★ Elenco:

Kôga de Pégaso: Hikaru Midorikawa
Sôma de Leão Menor: Katsuyuki Konishi
Yuna de Águia: Satsuki Yukino
Ryûhô de Dragão: Tetsuya Kakihara
Eden de Orion: Junichi Suwabe
Haruto de Lobo: Tatsuhisa Suzuki

Diretor de Palaestra (Ionia): Ryûzaburô Ôtomo
Geki: Kiyoyuki Yanada

Garota: Mamiko Noto
Ragno A:  Kenji Akabane
Ragno B:  Yoshiki Okazawa
Ragno C: Kunihiro Maeda
Paradise de Ave do Paraíso:  Ryôsuke Kanemoto
Mulher A: Ayaka Maeda
Mulher B: Ami Naga
Marciano: Tetsu Inada

Seiya de Sagitário/Narrador: Toru Furuya

Neste elenco, além das figurantes (as mulheres que servem de pagem de Atena), tenho quatro destaques para fazer.

Primeiro, a jovem misteriosa que aparece neste episódio é a experiente e até popular Mamiko Noto. Sua lista de trabalhos é bem longa (para mim ela ficou marcada como a coitada da Kotori da série de TV e OVA “X”, da CLAMP, e também como a sinistra Ai Enma, protagonista do anime Hell Girl/Jigoku Shôjo, cujo encerramento também foi cantado por ela). Inuyasha também passou por aqui, então dá para destacar a participação dela como Rin, a meninha que seguia o Seishômaru, irmão do protagonista. Como mencionei, ela também é cantora.

Em segundo, Ryôsuke Kanemoto, que não tem uma lista tão destaca de trabalhos, mas ele interpreta Paradise de Ave do Paraíso, um novo Cavaleiro que fez uma breve participação neste episódio, apenas para falar seu golpe e ser detonado por Eden nos primeiros segundos do episódio.

Em terceiro, Ragno de Aranha (Spider), um personagem intrigante, pois pelo fato de ter 3 dubladores diferentes (também praticamente figurantes em outras obras) para interpretá-lo, me leva a crer que sejam trigêmeos que compartilham a mesma Galáxia de Aranha e um mesmo pseudônimo.

E para finalizar, quase passa despecebido como figurante, mas o Marciano carcereiro da prisão de Palaestra é interpretado por Tetsu Ineda, que tem um longo currículo também. Para mim ele ficou marcado como o marrento espadachim Kurogone da série Tsubasa Chronicle e o “cãozinho” Ioriyogi da série Kobato, ambas obras da CLAMP. Mas, acima de tudo, ele pa rticipou nos OVAs de Hades Elísios como o Sylphid de Basilísco.

É a estreia de Tatsuhisa Suzuki como Haruto de Lobo.

★ A grande virada! Surgem a falsa Atena, um Cavaleiro de Ouro e também Haruto de Lobo!

  
O episódio começa com Eden de Orion e seu Fulgore Renaissance (o golpe parece ser em italiano: “Renascença Relâmpago”, embora “renaissance” também seja a mesma coisa em latim e em inglês)
sobrepujando facilmente o Typhoon Bullet (Bala Tufão) do Cavaleiro de Bronze Paradise de Ave do Paraíso. Do mesmo jeito que aconteceu com Dali de Coroa Boreal, mesmo sendo do atributo do vento, Paradise não conseguiu nada contra Eden do trovão. Todos ficam surpresos. Agora os semi-finalistas são Eden, Kôga, Yuna e Ryûhô. Eden canta vitória, deixando Kôga irritado, mas de repente, o badalar dos sinos da torre da catedral de Palaestra anunciam a chegada de Atena, que surge em sua carruagem voadora.
 
 

Kôga sente o cosmo imenso e gentil emanando de Atena e corre para encontrá-lo, mesmo contrariando a advertência de Yuna sobre a proximidade da luta dele no torneio. Mas Kôga que, acima de tudo, confirmar se a previsão de Yuna estava correta e Saori está mesmo bem. Enquanto isso, o diretor de Palaestra recebe Atena (que está descança!?).

 
 

Na enfermaria, Ryûhô conversa com Sõma, que ainda se recupera da luta contra Pégaso. O Leão Menor se preocupa quando fica sabendo que Atena está em Palaestra, pois Kôga fará qualquer coisa para chegar até ela. Pouco depois, Kôga se aproxima da sala no topo da torre onde Atena está, mas é atacado pelos Marcianos Ragno ( que quer dizer Aranha em italiano e se pronuncia Ranyo) de Aranha (Spider).  Ao que parece são trigêmeos que compartilham o mesmo título e alcunha. Eles prendem Kôga com fios que são como as Teias de Tarântula do Cavaleiro de Prata Aracne, do anime clássico, elas absorvem as forças de Kôga facilmente. Os Marcianos estão bancando os guarda-costas de Atena.

  

Porém, Kôga não se dá por vencido, rompe os fios, equipa sua Armadura e detona os três rapidamente com o Punho Reluzente de Pégaso. Gostei dessa cena, ficou legal os golpes rompendo a escuridão enquanto acertam cada um dos Marcianos. Kôga entra na sala e dá de cara com a suposta Atena, que na verdade é uma menina que ele não conhece. Ela é justamente a jovem de cabelos curtos que aparecia na abertura de Omega.

  
 

A garota parece não manifestar qualquer emoção, como se estivesse em transe. Kôga questiona quem ela é e afirma que ela não é Atena, avançando até ela apesar de suas pagens tentarem detê-lo. Quando o Pégaso toca o ombro da garota misteriosa, ela reage e seu cosmo de luz se manifesta, despertando-a do seu aparente transe. Porém, ela cai em lágrimas por não saber quem é. Deixando Kôga ainda mais confuso. Até que eles são interrompidos pelo sinistro diretor.

  
  

Apesar da certeza de Kôga sobre a identidade de Atena, o diretor afirma que ele está enganado e que seu dever como Cavaleiro é defender Atena sem duvidar. Mas Kôga insiste em afirmar que conhece Atena por ela ser Saori e ter vivido com ele. A garota pede que Kôga fuja daquele homem, mas o diretor rapidamente usa um cosmo de trevas para dominar a jovem por meio de um colar que ela possui. O diretor afirma que pensava que o cosmo de luz de Kôga também poderia ser a Marte, mas resolve se livrar dele, revelando sua verdadeira identidade: o Cavaleiro de Ouro, Ionia de Capricórnio!

 

Ionia gaba-se de ser “um Cavaleiro de Ouro de vasta sabedoria e intelecto que conhece a completa natureza de todas as coisas”. Enquanto isso, Ryûhô e Yuna começam sua luta, mas estão preocupados com Kôga, e Eden aguarda por ele para a próxima luta.

  
 

A garota misteriosa pede ajuda a Kôga, mas quando ele tenta tirar o colar acaba sendo machucado pelo cosmo das trevas. Ionia faz pouco dele, então ele se enfurece e parte para cima do Capricórnio, mas seus golpes não surtem efeito. Ionia golpeia Kôga e logo em seguida conta que já havia se aposentado das batalhas, quando Atena o convidou para assumir a direção de Palaestra. De fato, em seu perfil na Toei há mais informações: “O Cavaleiro de Ouro de Capricórnio. Essa é sua verdadeira forma, tornando-se o diretor de Palaestra. Apesar de ter se retirado á muito tempo das batalhas, Diz que foi convidado por Saori para se encarregar de Palaestra como o líder da nova geração de Cavaleiros. Apesar de uma vez ter jurado lealdade à Saori, torna-se depois um adorador de Marte, que em troca de sua ajuda em sua ambição o posto do Mestre. Ele se auto-declara “um Cavaleiro de Ouro de vasta sabedoria e intelecto que conhece a completa natureza de todas as coisas”.”

 

Ionia se diz grato por Atena tê-lo colocado naquela posição depois de tanto tempo sem ser um Cavaleiro, mas agora aquela não era mais a era de Atena e afirma sua lealdade à Marte, para quem, inclusive, ele parece já ter enviado  outros Cavaleiros para servirem ao deus da guerra antes (provavelmente aqueles que venceram o torneio e foram promovidos à Cavaleiros de Prata nas Saint Fights anteriores). Kôga o chama de traidor, mas ele não se importa e se declara um supremo traidor que fez tudo para servir a Marte e seu ideal de criar um novo mundo.

 

Kôga declara que quem se aliar a Marte é seu inimigo e resolve enfrentar Ionia (ele se oculta brevemente atrás da gartoa, tentando pegar Ionia de surpresa). Ionia chega a ironizar que ele segue o que parece ser o hábito de o Cavaleiro de ´Pégaso de sempre enfrentar inimigos que não pode vencer (acho que ele ignorou a parte do “lendário” que vem junto com o Pégaso…). Ele tenta atingir Ionia rapidamente, mas consegue apenas trincar seu punho da Armadura de Bronze. Deixando bem claro que, mesmo sendo um metal flexível como um tecido, ainda assim aquilo é uma Armadura.

  
  

Ionia então resolve usar sua técnica especial, Domination Language (Linguagem de Dominação), materializando um livro misterioso em suas mãos, cuja capa me parece ser uma alusão à Excalibur. Com isso ele usa o poder de suas palavras para controlar Kôga facilmente e torturá-lo. Ele então desencadeia o poder do cosmo das trevas de Marte, possuindo completamente a garota. Através do poder dela, as trevas espalham-se ao mesmo tempo que destrói a barreira (kekkai) de Atena que protegia Palaestra (tal qual a que existe no Santuário e na ilha onde Kôga vivia), interrompendo a luta entre Yuna e  Ryûhô. O impacto é tão violento que até o lago onde se encontra Palaestra seca completamente.

  
  

As trevas tomam uma forma mais concreta, aprisionando toda a Palaestra, equanto Ionia e a falsa Atena partem para dar início à  mudança do Santuário também. Mesmo sob controle, a jovem ainda lembra de Kôga. Enquanto isso, no subsolo de Palaestra, Kôga encontra-se aprisionado, tendo um Marciano como carcereiro. O Marciano ignora Kôga, por ele ainda estar muito enfraquecido pela luta contra Ionia. Então o Pégaso se dá conta que sua Clostone está nas mãos de seu misterioso companheiro de cela, que lhe mostra que ele não pode usar a Armadura pois aquele lugar é revestido com partes de Marte (o planeta mesmo) e cosmo das trevas que absorve cosmo rapidamente. Isso me lembra a prisão do Cabo Sounion que mantinha Canon aprisionado sem poder manifestar seu grande cosmo graças ao poder de Atena que também revestia aquele lugar.

 

O estranho devolve a Clostone de Pégaso e se revela. Ele é o Cavaleiro de Bronze, Haruto de Lobo!

Sem dúvidas, este foi um excelente episódio. Apesar de muito corrido, ele trouxe uma grande virada para a história. O episódio nos trouxe a revelação sobre a falsa Atena, confirmando que ela não era Saori e sim a garota que vimos na abertura de Omega desde o princípio, inclusive, lá ela aparece tocando em seu colar e parecia lamentar, o que nos mostra o episódio é que ela é apenas uma escrava de Marte, sendo usada contra sua vontade para substituir Atena. Mas o que impressiona mesmo é o nível de poder da garota. Ela parece deter um poder equivalente ao de Atena, pois foi capaz de destruir facilmente a barreira de Atena que protegia Palaestra da invasão das trevas. Algo assim só aconteceu em The Lost Canvas, quando Alone/Hades em pessoa foi ao Santuário. Ou seja, aí surge talvez o maior de todos os mistérios de Omega: quem é essa garota com um poder divino?

Na mesma hora que assisti a esse episódio, algumas hipóteses vieram na minha cabeça. Acredito que na de muitos fãs também. O excesso de alusões à Nike que existem em torno da aparição dessa menina, me fazem supor que talvez ela seja a encarnação da própria Nike, da mesma forma que Saori é a de Atena. Nike sempre foi usada como báculo, um instrumento, por Atena, e agora essa menina é usada por Marte. Outra hipótese é que Marte tenha transferido para ela os poderes de Atena que Marte extraiu, embora eu ache essa possibilidade mais remota. Outra hipótese em que pensei é que a menina seja outra divindade, assim como Marte é o equivalente à Ares, a menina pode ser o equivalente à Atena (Minerva?). Bom, só o tempo nos dirá mais para concluir quem ela é.

Ionia finalmente se revela também. Ele é um dos novos Cavaleiros de Ouro, um dos dois que permaneciam em atividade no Santuário. No perfil dele do site, sempre deixaram claro que ele estava sempre transitando entre Palaestra e Santuário e por isso estava ausente quando Kôga chegou em Palaestra. Apesar do novo visual, a Armadura de Ouro não perdeu em nada para a antiga Armadura de Capricórnio, na minha opinião. E achei interessante eles não repetirem de cara o já batido Excalibur. Outra coisa interessante é o fato dele ser um Cavaleiro que havia se aposentado e voltou à ativa por um pedido de Atena. O perfil dele deixa claro que quem pediu que ele voltasse e assumisse Palaestra foi Saori mesmo. Esse contexto de Cavaleiro aposentado me lembra duas coisas: ele é como Guilty, mestre de Ikki, que conforme fontes antigas do anime, dizia ter sido afastado dos campos de batalha, porém Guilty tinha uma função específica na Ilha Rainha da Morte, como inclusive coloca o Hipermito.  Talvez o passado de Ionia tenha muito a nos ensinar, o que me leva ao segundo ponto, ou seja, ele era o antecessor de Shura na mesma era, tal qual Lugonis de Peixes era o antecessor de Albafika no TLC. O que nos leva a crer que, antes dos fatos que conhecemos na história clássica (e mesmo no EpG), outros Cavaleiros existiram e ocuparam essas posições durante um bom tempo e talvez tenha tido várias batalhas, como Ionia bem dá a entender.

O anime não mostra com clareza, mas acredito que a Clostone de Ionia seja aquela que se encontra em seu elmo. Enfim, espero que vejamos melhor isso lá na frente. Outra coisa que cabe mencionar aqui: o nome dele vem do grego antigo (Ιωνία) é uma referência a Jônia, como bem dispõe a wikipedia, era uma região da costa sudoeste da Anatólia, hoje na Turquia. Para mais informações consultem aqui ou aqui.

No final do episódio, finalmente vemos também o último integrante dos protagonistas da série: Haruto de Lobo. Segundo informações dos produtores, no começo ele foi pensado para ser o protagonista da série, mas acabou sendo substituído por Kôga. Depois falo mais sobre Haruto.

Até a próxima!