Matéria Desenvolvida por:
Michael Serra
Exclamação de Atena e Bomba Atômica
Todavia, ironia do destino, foram “cristãos” que a puseram abaixo em 1945. A bomba atômica lançada em 9 de agosto de 1945 sobre a cidade de Nagasaki caiu a pouco menos de 500 metros de distância da igreja.
Pouco restou da catedral, o campanário tombou e somente diante da entrada sul restaram duas estátuas de cunho santo, a do lado esquerdo: Santa Maria, como todos sabem, também conhecida como Virgem Maria; e a do lado direito: São João.
Ambas atualmente se encontram no Museu da Bomba Atômica em Nagasaki.
A imagem de Nossa Senhora até se assemelha com a das virgens no anime. Contudo, não quero aqui apontar referências entre elas, somente sim, traçar um paralelo curioso (somente) da destruição da Casa de Virgem (e suas estátuas) pela Exclamação de Atena com a destruição da Catedral de Urakami (e suas estátuas) causada pela bomba atômica de Nagasaki.
Ainda que não duvide que um fato tão marcante como a bomba atômica não tenha de fato inspirado a criação da Exclamação de Atena (ainda mais situada nos confrontos justo na Casa de Virgem com suas virgens, muito similares com a situação em Nagasaki, até mesmo pela proximidade de onde a bomba caiu).
Fica como curiosidade.
Acho que, mesmo que inconscientemente, houve ligação entre ambos os fatos.
Uma tragédia que ainda está tão presente na vida dos japoneses sempre será “referência” para cenas deste tipo (ou pesadelos para alguns). Pode não ter sido intencional, mas a mente do Kurumada deve ter ido para aquele lugar, naquele momento, quando desenhou esta cena.
Ligação interessante, mas é preciso lembrar que as estátuas na entrada da Casa de Virgem só existem no anime, não no mangá. A menos que o próprio Kurumada tenha pedido essas estátuas pra que houvesse a referência.