AUTOR:
Allan “Nicol” M. F
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO:
Allan “Nicol” M. F.
Fontes e Agradecimentos:
Weekly Shônen Jump, V Jump, Jump Comics, Anderson Vilanova (SS Brazil Collection), Trevor (Trevor’s Blog), Beatarai Blog e Rosenbach Web.
Páginas Relacionadas:
O final original da Saga de Hades na Weekly Shônen Jump
Originalmente, Saint Seiya era publicado semanalmente na revista semanal Shûkan Shônen Jump, ou Weekly Shônen Jump. Ao mesmo tempo que os capítulos semanais eram publicados, uma certa quantidade deles era compilado e lançado periodicamente na forma de volumes (ou tomos) chamados de Jump Comics. Ao mesmo tempo, o anime também começava a ser produzido e passou a ser exibido no Japão enquanto a WSJ (Weekly Shônen Jump) e os Jump Comics eram publicados.
Os anos passaram, o anime perdeu sua força e viu seu fim antes do mangá terminar. Enquanto o anime era finalizado com a Saga de Poseidon e o último filme clássico (Os Guerreiros do Armagedon, o filme de Lúcifer e seus Sagrados Anjos Maléficos), Kurumada dava início a última batalha de Seiya e seus amigos até então: a Saga de Hades, o terceiro grande capítulo de Saint Seiya.
A Saga de Hades terminou na edição de número 49 da WSJ de 19 de novembro de 1990 (mas vendida no dia 6 do mesmo mês), o título do capítulo final era “Superando o Mito…” (ou “Indo além do Mito…”, contando com 19 páginas como de costume. O capítulo começava com os 5 Cavaleiros de Bronze reunindo-se para enfrentar Hades, mas também trazia logo no começo o esquema da Sobrepeliz (Surplice) de Hades.
Capa da nº 49 da WSJ, a última edição de Saint Seiya desta antologia.
Infelizmente, não houve nenhum destaque para o último capítulo de Saint Seiya.
Destaques da página:
★Últimos momentos★ (topo da página),
“Jovens das estrelas, o destino de toda a humanidade está em jogo, queimem o cosmo agora pela última vez!!” (lateral da página).
Páginas de Abertura com o esquema da Sobrepeliz de Hades
+
Título do capítulo: “Superando o Mito…”
Além de sutis diferenças nos diálogos (que realmente não alteram nada no sentido daquilo que já conhecemos), o ponto principal é o final deste capítulo. A revista terminava, exatamente, com Seiya partindo para cima de Hades e disparando seu “Pegasus Suiseiken” (Cometa de Pégaso) e, logo em seguida, as duas últimas páginas com um pequeno poema e uma mensagem de agradecimento de Kurumada.
O final do capítulo onde Seiya parte com tudo para cima de Hades.
Tradução das últimas palavras:
Não foi informado ainda o final
da violenta batalha contra Hades, o Rei das Trevas.
Se observarem dentro deste grande universo
A Terra não passa de
uma pequena lacuna, um mero fragmento.
Os Cavaleiros de Atena continuarão lutando
pelo amor e pela justiça na Terra
Não dá para saber
se o tempo é como um piscar de olhos
A juventude momentânea
é quente e intensa,
eles atravessaram batalhas
aos jovens das estrelas…
DEUS OS ABENÇOE…
★Muito obrigado por tanto tempo
Era costume cada autor das histórias publicadas na WSJ dar algum pequeno aviso ou mensagem qualquer no índice ou mesmo no rodapé das últimas páginas. Quem conferisse essa edição da WSJ, podia ler uma mensagem mais interessante vinda de Kurumada sobre o final da Saga de Hades:
Este é um adeus para esta publicação semanal!!
Pessoal, vamos ler a história lateral (gaiden) de Seiya na V Jump! <Masami>
O final da Saga de Hades na estreia da V Jump
Conforme anunciado por Kurumada, a primeira edição da nova revista da Shueisha, a V Jump de 12 de dezembro de 1990, trazia o complemento ao final de Hades com o título apenas de “Capitulo Conclusivo!!”. O capítulo continha 31 páginas, além de uma bela página de abertura, que viria a ser a capa do último volume compilado da Jump Comics, há também o esquema colorido da Armadura de Atena e, aparte do capítulo há um anúncio sobre o lançamento do jogo Saint Paradise para o Game Boy e do CD Image Album da Saga de Hades, além do anúncio de que uma série de OVAs seria feita. Enfim, o ponto aqui é que, justamente, nesta edição surge o final que mais tarde seria utilizado nas versões compiladas da Jump Comics.
Capa da primeira edição da V Jump, há uma pequena imagem de Seiya com sua Armadura Divina na capa.
Abertura do capítulo:
“Conclusão do último capítulo! 31 Páginas da Saga de Hades!”
“Capítulo Conclusivo!!”
Páginas coloridas com o esquema da Armadura de Atena
As páginas que antes eram o simples final na WSJ permaneceram, mas com sutis diferenças nos diálogos.
O final do capítulo após todas as adições de Seiya sendo atingido pela espada de Hades e Atena eliminando o deus. As frases da WSJ se foram.
Mensagem final de Kurumada na V Jump:
“E então
o tempo com os 5 jovens
torna um sonho em lembranças
Agradeço pelo imenso sonho
Adeus
Seiya…”
Nas versões compiladas, nada mais disso.
O Mito de Hades: uma nova variável no final de Hades?
Antes dos OVAs de Hades serem concluídos, foi publicado nas páginas da edição dupla 22+23 da Weekly Shônen Champion, no dia 27 de abril de 2006, da editora Akita Shoten, a nova obra de Masami Kurumada: Saint Seiya Meiô Shinwa – The Next Dimension (Saint Seiya O Mito de Hades – A Próxima Dimensão). O mangá fazia parte de um esquema chamado de história “dual multi-angle”, onde a batalha da Guerra Santa de Dohko de Libra e Sion de Áries era contada sob uma nova e dupla perspectiva, uma delas era The Next Dimension, a outra era The Lost Canvas (um trabalho de parceria de Kurumada com a talentosa Shiori Teshirogi, fã confessa de Saint Seiya). Apesar das diferenças entre LC e ND, ambas tinham em comum a ampliação do mito sobre o Pégaso que no passado havia ferido o verdadeiro corpo de Hades. A partir do Next Dimension, e também The Lost Canvas, o tom da luta foi alterado (Hades não está furioso por ter sido levemente machucado, mantendo agora uma póstura imponente e de maior desprezo pelos Cavaleiros) e o diálogo de Hades ao reconhecer o rosto de Seiya foi mais alterado ainda:
Destaque para a diferença de diálogos de Hades com relação ao antigo Pégaso que o feriu:
Na imagem acima:
“E-Espere, já encontrei com este homem antes, uma vez na era mitológica…ou melhor, em uma vida passada…”
Falas de Hades na WSJ:
“Mmm…V-você!! Veio mais uma vez, da era mitológica, ferir o meu corpo nesta era…”
“Não…Não permitirei…Eliminarei este Pégaso absolutamente…”
Falas de Hades nas compilações:
V…Vocêêê! Renasceu da era mitológica e veio ferir meu corpo mais uma vez nesta era?”
“Não…Não permitirei…Vou eliminar este Pégaso absolutamente de forma que jamais volte a reencarnar!!”
O final que o anime mostrou
Apesar da existência desse novo elemento em Next Dimension e do desenvolvimento mais aprofundado em The Lost Canvas, isso em nada mudou o final clássico de Saint Seiya pelo fato, certamente, do final clássico pertencer à Shueisha, diferente da história “dual multi-angle” do Meiô Shinwa que pertence a editora Akita Shoten.
No dia 1º de agosto de 2008 foram ao ar os dois últimos episódios dos OVAs da Saga de Hades, focados especificamente na batalha dos Elísios. O final mostrado, evidentemente, foi aquele que foi complementado na V Jump e imortalizado nas compilações da Jump Comics.
O que mais tentamos explicar é que Hades, ao olhar para Seiya, não remete ao Tenma (seja do TLC ou de ND) que o feriu, mas o Pegasu mitológico. A maioria dos fãs sempre acham que foi Cavaleiro da Guerra Santa anterior… nesse caso, do século XVIII.
Pois é, mas como o Kurumada fez esse “retcom”, dá até pra entender a confusão dos fãs…
Sim. Creio q seja pq no lost canvas o tenma não feriu o corpo de hades. Tenna, alone e Athena lutam contra a alma de hades. Hades passou a usar hospedeiros depois q o Pégaso da era mitológica feriu o corpo dele.
E, assim, cai por terra a confusão!
Fã é um bicho engraçado que adora causar tumulto (no bom sentido rs).
Algo tão simples de entender, e causamos tanto durante anos em cima deste assunto rs.
Mas o fato é que, com tanta coisa nova surgindo atualmente, um final definitivo acho que nossa geração não verá. o.O
Tenho uma duvida, por qual motivo o mangá terminou na saga de Hades?
Pois o Kurumada sempre deixou claro que ia até a saga de Zeus, iria contar sobre todo o mito grego, a continuação, o ND mostra isso, então por quê parar na saga de Hades ou foi cancelado pra depois voltar?
Não há uma explicação oficial, mas provavelmente acabou naquela época porque não havia mais tanto interesse dos leitores. No Japão, para um mangá seguir em frente regularmente, é preciso que os fãs manifestem seu interesse por meio de questionários que vem nas revistas onde os capítulos são publicados. Se o mangá não recebi um bom feedback, era cancelado. Simplesmente deve ter sido isso que aconteceu com Saint Seiya no passado.