Olá, amigos!
Quem tem acompanhado a série Saint Seiya Ω nesse último ano e gostou (ou pelo menos não o odiava), deve ter ficado um pouco apreensivo com a possibilidade da série estar chegando ao fim com a conclusão em março da batalha das 12 Casas de Marte. Prevista para ter 51 episódios (o que já foi um bom número), confirmada por um dos membros do staff, não se tinha notícia sobre o que aconteceria depois. Rumores sobre membros do staff estarem se envolvendo com outros projetos davam indícios de que o fim estaria realmente próximo. Mas eis que veio a surpresa!
Na semana passada, nas páginas da revista Kerokero Ace da editora Kodokawa, veio a confirmação: Omega ganhará uma segunda temporada a partir de abril!
Enquanto os fãs comemoravam e ficavam ansiosos por detalhes sobre a continuação da obra, fomos bombardeados com uma série de novidades sobre o enredo, novos personagens e um novo mangá!
Tudo foi revelado no site oficial do anime da Toei em 26/02/12 (no fuso-horário japonês).
ATUALIZAÇÃO: novo site aqui!
Surge um novo capítulo de Saint Seiya Ω na exibição atual a partir de abril!
E também um manga vai começar no final de março!
Mantenham abertos os olhos ainda mais, nesta primavera, abrem-se as cortinas de um novo capítulo de “Saint Seiya Ω”, com novos desenhos para as Armaduras Sagradas também!
Um menino que encontra com Koga e os outros no novo capítulo. Tem 12 anos de idade. Usa uma Armadura de Aço (Steel Cloth). Por ser cheio de energia, pode-se dizer de imediato que é um encrequeiro. Por ter uma grande autoconfiança, detesta perder e é uma pessoa que não sabe o que é medo. Gosta de luta. Por sua imaturidade, detesta trabalho em equipe, sendo pouco consciente sobre proteger Atena, no entanto ele possui habilidades excepcionais. Inflama uma forte rivalidade com Koga por ele ter enfrentando um deus, continua a desafiá-lo, procurando uma brecha para derrotá-lo. Porém, enquanto está com Koga, aprenderá sobre a amizade e sobre a missão de proteger a Terra como um guerreiro.
Subaru será dublado por Yû Mizushima, um velho conhecido do Saint Seiya clássico. Ele atuou como Misty de Lagarto, Syd de Mizar e Bud de Alcor, além de ter feito o Jaguar de Orion no primeiro filme e o Guerreiro Deus Loki do segundo.
Uma deusa que possui uma profunda ligação com Atena desde a era mitológica. Ela odeia intensamente Atena. Aparece na Terra como uma criança, mas cresce rapidamente. Enfraquece o poder de Atena a fim de se equiparar à ela. Seu objetivo é destruir fisica e mentalmente Atena, destruindo tudo na Terra que Atena ama e acabando com os 88 Cavaleiros que a protegem.
◆ Titan: novo personagem
O servo de Pallas. Fiel com seu dever, ele é extremamente frio e cruel. Está sempre por perto de Pallas para criá-la e protegê-la.
Será dublado por Eiji Takemoto, no clássico ele fez o Valentine de Harpia em Hades Inferno, mas ele esteve em Omega como Mirfak de Perseu.
◆ Pallasites/Parasites : novos personagens
Os guerreiros que servem à Pallas. Usam proteções chamadas de “Chronotectors”. Têm a habilidade de manipular o tempo, utilizando Eles são capazes de manipular o tempo e também o uso de armas e projéteis. Dividem-se em Primeira Classe, Segunda Classe e Terceira Classe, assim como os Cavaleiros de Ouro, Prata e Bronze.
Os demais personagens (Seiya, Saori, Yuna, Haruto, Soma, Ryuho e Eden) não tem novidades em seus perfis. Apenas Koga tem um pequeno adendo diferente descrevendo que “ele encontra Subaru e os Pallasites/Parasites, envolvendo-se numa violenta batalha”.
No site, segue-se ainda um breve sinopse da nova temporada:
“Introdução do novo capítulo de ‘Saint Seiya Ω’ ”
Saori Kido, a deusa Atena, está preocupada com sonhos de um mau presságio que tem todos os dias. Em seus sonhos, Koga, Cavaleiro de Bronze de Pégaso, e Seiya, o Cavaleiro de Ouro de Sagitário, aparecem numa batalha com seres que planejam eliminá-los!
Convencida de que uma nova batalha recomeçará, Atena envia Seiya contr o inimigo. Porém, Seiya vê diante de seus olhos que o inimigo é uma menina… Ela é na verdade a deusa Pallas! É a nova inimiga poderosa que está disposta a matar Atena.
Enquanto isso, Koga recebe o repentino ataque de Subaru, um jovem que demonstra um espírito de combate. Mesmo assim, Koga enfrenta um violento ataque dos Pallasites/Parasites, os guerreiros de Pallas! Abrem-se as cortinas de uma nova batalha temida por Atena, qual será o destino de Atena, Koga e os outros Cavaleiros?
ATUALIZAÇÃO: Equipe Técnica
Além disso, uma nova equipe técnica participará deste atual e mais novo capítulo da “fase das revividas Armaduras”, elevando ainda mais a obra! Tatsuya Nagamine, que ocupa a posição de novo diretor da série, trabalhou em várias obras como o filme “ONE PIECE FILM Z”. Yoshimi Narita, conhecido pela série Precure, assumiu a composição da série inteira.
E para o desenho dos personagens foi designado Keiichi Ichikawa, que já se envolveu em várias séries de Seiya até então.
Sobre a “fase das revividas Armaduras” deste mais recente capítulo, seguindo este tema, o desenho das “Armaduras (Cloth)”, os trajes de combate de Koga e os outros, terão seus desenhos renovados e também pode-se dizer que é o maior destaque de “Saint Seiya”. As Armaduras com seus totens cujo formato são representações de cada constelação, guardadas nas “Urnas das Armaduras”, serão usadas pelos Cavaleiros, são ajustes que fazem referência ao mangá original. As “revividas Armaduras” são um tremendo esforço que veio para acertar em cheio o coração dos fãs da obra original até hoje, por favor fiquem atentos.
Original: Masami Kurumada com “Saint Seiya” (Shueisha)
Produtores: Toshiyuki Matsui (TV Asahi), Junnen Umezawa (Toei Anmation), continua Gô Wakabayashi (Toei Animation).
Diretor da Série: Tatsuya Nagamine
Nagamine trabalhou em Hades Santuário como produtor/diretor técnico e se encarregou dos story-boards dos OVAs 3, 8 e 11).
Desenho dos personagens: Kiichi Ichikawa
Ichikawa já estava na primeira temporada de Omega como diretor do episódio 46 de Omega e animador dos episódios 1, 12, 15, 21, 29, 32, 38, 43, 45 e 46. Além disso, ele tem excelentes referências: trabalhou ao lado de Araki e Himeno em Ring ni Kakero, trabalhou na direção de animação e nos lyouts dos OVAs 2 e 4 da primeira parte de Hades Inferno (Meikai-hen Zenshô), no OVA 4 da segunda parte (Meikai-hen Kôshô) e nos OVAs 3 e 5 da fase Elísios (Elysion-hen), ainda por cima foi um dos animadores e assistente de direção de animação do 5º filme (Tenkai-hen Josô Overture/Prólogo da Saga do Céu).
Certamente veremos os personagens mais e mais parecidos com o traço de Araki e Himeno. Umakoshi foi ótimo, acredito que poderia ter feito mais, mas acho que ele trouxe muita inovação à obra. De todo modo, já comentava-se desde o final do ano passado que ele e outros membros do staff já estavam designados para outros trabalhos.
Composição da série: Yoshimi Narita (substituindo Reiko Yoshida)
Direção artística: Makoto Suwada (também já trabalhou na primeira temporada de Omega).
Planejamento de cores: Satoshi Takezawa
Sai Tsujita entra Takezawa. Sinceramente, não gostei. Tsujita esteve em Saint Seiya desde sempre (só não esteve em LC).
Trilha sonora: Toshihiko Sahashi (também mantido do staff da primeira temporada de Omega)
Nova Canção-tema
Mirai Saint Ω ~ Saint Evolution [O Cavaleiros Omega do Futuro – Evolução do Cavaleiro]
Letra: Yuriko Mori
Composição: Takafumi Iwasaki
Arranjo: Kenichiro Oishi e Nagareda Project
Canto e performance: Nagareda Project
O que dizer de tudo isso?
Com certeza, quem tem acompanhado Omega (até os que se dedicam a detestá-lo) estavam curiosos sobre o que viria depois. Eu, particularmente, acreditava na continuação da série. Todo este enredo foi uma surpresa. O retorno do conceito dos Cavaleiros de Aço é no mínimo intrigante. Muitos vão achar ruim (e já devem estar criticando duramente) esse elemento vir à tona agora.
Os Cavaleiros de Aço nunca me incomodaram na série clássica. Até simpatizava com a proposta deles. A única coisa que me incomodou de fato, foi o sumiço inexplicado deles. Embora nunca tenham sido esquecidos pela franquia geral (sempre mencionados em materiais oficiais, reproduzidos no primeiro jogo de luta do PS2 e na linha Cloth Myth), o paradeiro deles permaneceu um mistério, bem como o de outros personagens clássicos (que também ainda não deram as caras em Omega). Tenho esperanças de que um breve flashback explique o que houve com Sho, Ushio e Daichi. E sinceramente, tomara que outros elementos do clássico ressurjam e sejam mais desenvolvidos.
A proposta de Pallas é curiosa, pois há tantos desdobramentos mitológicos. Um deles, o Gigante Palas, apareceu na novela em dois volumes “Gigantomachia”. A própria Atena é conhecida também pelo nome Pallas Atena. O mais curioso é que em um dos mitos, Pallas era filha de Tritão, uma náiade, amiga de Atena, mas que foi acidentalmente morta por ela. Acho que este mito deve ser a base para o desenvolvimento de Pallas. Vamos ver como eles farão isso.
Sobre seus guerreiros. Não estou certo quanto ao nome deles. Os katakana são パラサイト (Parasaito), que pode significar simplesmente Parasite (Parasita) ou Pallasite (Palasita ou Palasito). Eu aposto em Palasitos, pois conforme pesquisei, palasitos são meteoritos raros, com milhões de anos. Receberam esse nome por terem sido descobertos pelo naturalista alemão Peter Pallas. Acho uma referência perfeita. Isso em particular, fez com que eu lembrasse da primeira descrição dada às novas Armaduras vista no início de Omega. Segundo Saint Seiya Pia, as novas Armaduras seriam feitas de um metal flexível do espaço, originalmente, provido pelo meteoro que caiu na Terra durante a primeira luta contra Marte. No entanto, este conceito parece ter sido deixado de lado e, nos últimos episódios de Omega, foi revelado que as Armaduras mudaram pela reação causada pelo cosmo de Atena em reação ao meteoro de puro cosmo das trevas. Talvez aquele conceito do metal alienígena seja retomado com este vilões novos. Só o que não me deixou intrigado foi a descrição de suas habilidades. Aparentemente, estes guerreiros usam armas e dentre elas, armas de fogo que disparariam projéteis. Vamos ver como isso vai ser mostrado. Se tem uma coisa que Omega mostrou é que nada é o que parece ser, quando pensamos que já sabíamos de tudo, novos adicionados são adicionados. É interessante que eles também tenham subdivisões em categorias. Creio que isso nos permitirá vermos combates não apenas envolvendo Koga e seus amigos, mas também Seiya e outros Cavaleiros que nos foram mostrados na temporada passada.
Além disso, nada surpreendeu-me mais do que o anúncio de um mangá paralelo à nova série. O conteúdo ainda é desconhecido e só tempos aquela imagem mostrada acima, com um Koga ainda com o visual da primeira temporada de Omega. Seria bom se este mangá fosse um prequel que mostrasse mais sobre Seiya e os outros, a luta contra Marte no começo e etc. Enfim, vamos aguardar pelo que virá. Detalhe: a KeroKero Ace é uma revista mensal da editora Kodokawa, que publicou o mangá Bt’X de Kurumada no passado.
Enquanto isso, a série de TV dá seus últimos passos. A sinopse dos últimos episódios foi revelado por uma revista. Sabe-se que Amor de Peixes ainda dará trabalho aos heróis e o verdadeiro inimigo (que afinal, não é Lúcifer) surgirá, mas isso é assunto para outros posts, já chegar de spoilers, hehehe.
Até a próxima!
Fontes: 2ch e sspedia.
Achei ótimo o Omega continuar, não tive problemas com a serie desde o começo (diferente de muitos, né? q odiaram a serie só de assistir o 1º epi).
Com a derrota de Medea os lendários devem ser curados de sua maldição. Espero que a Toei não invente outra desculpa pra os lendários ficarem de fora dessa nova temporada.
Ômega só teria a ganhar se Seiya e os outros lutarem junto da turma de Kouga.
Também espero que os lendários voltem.
Espero que essa história de Palasitos com classes favoreça o envolvimento de mais Cavaleiros. Já pensou, Shaina, Pavlin, Jabu e outros tantos voltando pra enfrentar guerreiros de classes semelhantes à eles?
Não poderia ser melhor, honestamente.
Omega me surpreendeu e cativou – minha reação inicial com a série foi de descrença e até desdém, mas aprendi a curtir e me entreter com a trama no decorrer desse quase um ano completo.
Espero mesmo que os dourados remanescentes de Omega participem bem nessa segunda etapa da trama, especialmente considerando os Pallasites de “primeira classe” que devem ser seus equivalentes… e que o trio de Aço original seja mencionado/utilizado (uma explicação rápida sobre “onde eles foram parar” depois da partida de Seiya e os demais para o Santuário seria excelente).
E que venha a segunda temporada, bem como o mangá – que apesar dos pesares acerca da qualidade das editoras nacionais, eu também quero ler em português num futuro próximo.
Mas a historia das Armaduras nao foi ainda totalmente explicada na primeira temporada. Vimos que a reação do cosmo de Atena frente ao ‘meteoro’ alterou a Armadura do Marte, pois ele recebeu, literalmente, uma rajada daquela energia. Agora, nada é mostrado sobre os demais. E mesmo que digam que tenha ficado subentendido, é meio forçado acreditar que ondas de energia atingiram TODAS as Armaduras ativas e inativas ao redor do mundo…
Eu ainda prefiro a primeira explicação. Após a queda do meteoro e a retirada de Marte, foram formuladas novas Armaduras com os tais ‘metais’ novos.
Bom, na verdade, Marte absorveu diretamente o cosmo das trevas daquele meteoro, então a Galáxia dele mudou por conta disso. Acredito que se Atena irradiou para todos os Cavaleiros ali perto e as Armaduras espalhadas (ou não) pelo planeta, que alterou as Armaduras, acho isso bem possível. Isso me lembra duas coisas:
1 – irradiação de cosmo para vários lugares.
Já vimos que os deuses conseguem irradiar seu cosmo em tal magnitude que ele pode se espalhar e ser sentido/captado em lugares distantes (claro, isso depende do caso). O caso que mais me vem em mente, por exemplo, é o da barreira que existe no Santuário, criada por Atena para proteger o Santuário. Ela existe para impedir que pessoas comuns se aproximem e protegendo-o da influência do cosmos de outros deuses (vide LC, onde os Espectros de Hades não podiam ser ressucitados pelo cosmo de Hades quando eles estavam na região coberta pela barreira de Atena). Lembro do Tenkai, quando Saori abdica da Terra, Seiya desperta e diz que não sente mais o cosmo de Atena, é como se o mundo estivesse vazio.
Em Asgard, na série de TV, vemos que Hilda rezava para que o gelo dos polos não derretesse, mas de fato ela emanava seu cosmo para isso, por isso Saori ficou no seu lugar na batalha que aconteceu. E depois, com a ajuda do Traje Divino de Odin, Hilda irradiou seu cosmo reestabelecendo o equílibrio e desfazendo o que tinha acontecido.
Não lembro onde exatamente, acho que foi na Enciclopedia oficial ou nas Tokumori, eles dizem que quando Poseidon despertou, os Marinas de alguma forma foram atraídos por suas Escamas.
Em Hades, dos Elísios, que é uma outra dimensão, mesmo presa no jarro, Atena irradia seu cosmo para o Mundo das Trevas, o que faz Mu, Aiolia e Milo despertarem do Cócito.
Os próprios Cavaleiros conseguem sentir o cosmo uns dos outros se estivem nas proximidades. Tanto é que temos aquelas clássicas cenas em que alguém morre ou quase morre e eles sentem um estalo como se o cosmo se apagando. Acho que essas coisas é prova de que o cosmo pode ser sentido/captado de formas diferentes, mas há possibilidades disso se aplicar às Armaduras (como as Armaduras de Ouro que reagem umas com as outras quando estão todas juntas).
2 – eu lembro quando Sion alterou as Armaduras na saga de Hades. Bastou ele expirrar o sangue de Atena nas Armaduras que elas mudaram. Tá certo que eu acredito que o Sion foi um catalizador da reação, se fosse outra pessoa que tivesse jogado o sangue não teria havido uma reação (ou talvez Seiya e cia teriam que ter queimado seus cosmos para provocar o mudança, como Ikki fazia pra restaurar sua Armadura das cinzas ou quando eles despertaram as Armaduras Divinas nos Elísios). De todo modo, A essencia de Atena, seja manifestada pelo cosmo ou no sangue tem uma influência muito maior e mais efetiva sobre as Armaduras de seus Cavaleiros.
Por esses motivos, não acho estranho as Armaduras reagirem e mudarem por influência de Atena (e naquele caso, o meteoro foi um elemento nessa equação também).
É que na verdade a cena so mostra a rajada sendo disparada na direção do Marte.. ainda se mostrasse o poder se espalhando pelo mundo…
Mas gostei dos argumentos, realmente o poder dos Deuses extrapola os limites geograficos…
Seria interessante vc fazer um post completo sobre isso: esclarendo alguns pontos ainda confusos do Omega: tentar explicar e dar coerencia pra essa historia do Marte, pra mudança das Armaduras, pra incorporação dos elementos…
Seria um prazer. Só me falta tempo, hehehe.
O problema do Omega é que é muito infantil e exagerado. Por exemplo apesar do que Mu falou sobre o sétimo sentido, para derrotar os dourados Hyoga, Shun, e Shiryu tiveram que usar técnicas que nunca tinham usado até então para vencerem Kamus, Afrodite e Shura.
Hyoga, usou a execução aurora, ou seja ele só derrotou Kamus pq ja tinha enfrentado ele antes. Shyriu usou o ultimo dragão, enquanto Shun usou a tempestade nebulosa.
Ou seja não basta ser somente o mocinho da história, acreditar na amizade e bla bla bla, é preciso ser BOM de verdade pra vencer um cavaleiro de Ouro.
Agora vejam, os 4 reis de Marte teóricamente eram mais fortes que os cav d e ouro e que a turma do Seiya. Mas por alguma razão Souma, Haruto e Ryuho venceram eles. Qual a explicação disso? Eles superaram o sétimo sentido, é isso ?
Não simplesmente venceram porque eram os mocinhos e tinham que vencer.
A única coisa realmente interessante nessa batalha das dose casas era o “poder das trevas” do Kouga. O resto foi uma forçada de barra atrás da outra.
A pergunta é, será que se o anime do Lost Canvas tivesse continuado ou se o Next Dimension saisse com mais frequência alguém iria gostar do Omega?
Eu assisto pq sendo fã de Saint Seiya assisto qualquer coisa sobre a série. Mas espero que essa segunda temporada melhore muito.
Com todo respeito, mas não vejo dessa forma. Em se tratando de “usar novos golpes”, todos os jovens de bronze em Omega tbm o fizeram, não foi tão simples assim. Todos tiveram que se superar tbm para vencer os dourados.
Sobre o Quarteto de Marte, a impressão que eu tive foi que, apesar de no passado eles terem dado trabalho para Seiya e cia, eles não pareciam 100% revividos. É só reparar que eles estavam ali com estilhaços do cosmo de Atena (seu selo?) ainda cravados em seus corpos. Acho que isso mostra que eles não estavam em sua perfeita condição.
Quanto a sua pergunta sobre o gosto dos fãs por Omega em detrimento de LC e ND… Olha, eu respondo por mim: eu gostaria sim. Quanto aos outros, não sei. A impressão que eu tenho é que tem fãs de Saint Seiya que não são capazes de apreciar o todo, ou gostam de um ou de outro, o que é triste. Mas quero acreditar que mundo afora a maioria não seja assim. Francamente, não faço o tipo e nem alimento esse raciocínio de que anime exclui mangá e vice-versa, e muito menos que uma obra exclua a outra. Preferências sempre vão existir, eu tenho as minhas, mas nunca deixei de gostar do Omega porque gosto do LC, ou mesmo não curto o ND por causa do LC, do mesmo jeito que não é por causa do meu gosto pelo mangá clássico que não gosto tanto do EpG… Enfim, acho que qualquer pessoa com bom senso vai além das picuinhas que rolam por aí entre as panelinhas de fãs e dos que se dizem fãs.
Não vejo o Omega como infantil… tenho a mesma sensação de assistir a serie classica quando eu assisto o Omega (se vc for um fã xiita do Classico provavelmente vai levar isso como ofença, haha).
Sobre os Reis Celestiais… acredito q eles não estavam com poder total, como o Taizen já disse.
Sou fã de Saint Seiya, logo gosto de tudo, Classico/Episode G/The Lost Canvas/Next Dimension/Omega, naturalmente mesmo com um anime do ND ou 3º temp do LC, eu iria gostar do Omega.
É realmente uma pena q muitos fãs não vejam Saint Seiya como um todo.
Allan, concordo com tudo isso.
Todas as séries de SS (incluo Gigantomachia) só servem para enriquecer o universo SS.
Quando converso com meus amigos, comparo SS a Star Wars, que a obra ja superou ao clássico e que existem um universo fora dele ( e faço esse paralelo também pelo autor, que quando toca, faz besteira )
Kurumada = Lucas
Bom é isso, curtia muito o Umakoshi, mas se forem seguir a linha do clássico, me dá uma esperança.
Sobre as pandora boxes , onde carregam as armaduras, será que retornarão ? Pois não existirá mais o cosmo negro nas armaduras, correto ?
Isso seria interessante.
Lembro que antes de começar omega, quando soube que não haveriam as pandoras boxes e seriam pedras.. odiei muito.
Bom, é isso pessoal, aquele abraço!
Bom, o texto do site oficial que eu traduzi na atualização da postagem dá a entender que tanto as caixas como os totens vão voltar. Os totens de fato nunca deixaram de existir, quando os jovens invocam as Armaduras dava para ver a silhueta dos totens, e as armaduras de Ouro foram mostradas explicitamente com os totens. Aliás, só um adendo aqui: o termo “totem” não existe no original, mas eu notei que tem sido o mais usado entre os fãs brasileiros, na minha infância, meus amigos chamavam isso de “suporte”, no original japonês eles chamam de “objet”, ou seja, objeto.
Em tese, com a derrota de Marte e do grande vilão por trás dele, o cosmo das trevas não existiria mais ou seria novamente selado nas profundezas do universo e as Armaduras que se modificaram para se defender dele voltariam a ser como antes. Eu particularmente curti muito a ideia das Clostones, é muito mais prático pra um Cavaleiro do que sair carregando a urna nas costas. Eu lembro do anime, quando o Seiya enfrentou o Misty e o Kiki teve que trazer pra ele a Armadura, ou quando Babel atacou os Cavaleiros no Coliseu e o Ikki ficava resmungando que tava sem a Armadura dele, e em Asgard que o Hyoga escondeu sabe-se lá como a Armadura de Cisne quando se infiltrou pra saber mais sobre os novos adversários. E depois, onde é que ficavam as tais Urnas das Armaduras quando eles estavam usando suas Armaduras?
Mas, sinceramente, eu acho que a ideia de voltar ao estilo antigo das Armaduras e tudo mais deva ser pra abrir a chance da Bandai produzir os famosos Cloth Myth, que tem sido um dos grandes pilares comerciais da série. Não duvido que já no mês que vem eles anunciem o Cloth Myth do novo Koga.
Enfim, tomaram que lancem um novo mook ou data-book sobre a primeira temporada de Omega e mostrem como mais detalhes as versões Omega das Armaduras de Cisne e Fênix, por exemplo, que não foram mostradas direito.
Discordo que criticar Omega é “não saber ver a obra como um todo”. Pelo contrário, considero o Omega inferior ao ND e ao LC, que também fazem parte da obra, portanto estou vendo a “obra como um todo”.
Acho que Omega tem pontos positivos, como a Escola de Cavaleiros(Pallaestra), a questão dos elementos, Souma, Haruto e Eden são ótimos personagens e tal. O Kouga nem tanto, mas o fato dele ter um poder das trevas escondido, faz dele um personagem diferente, o que é interessante.
A idéia de que o mestre do santuário é controlado por um Deus é algo que foi “inventado” pelos fãs, para justificar as atitudes do Saga, e o fato de terem usado isso numa série é bem legal. Acho que o retorno dos cavaleiros de aço também é uma ideia boa.
Mas apesar desses pontos positivos, no geral o Omega é inferior a tudo que se produziu de CDZ até hoje e quanto a série, ser infantilizada, por exemplo é só comparar a Paradox com o Saga. É de doer, rs.
Mas enfim, do sucesso do Omega depende também a possibilidade de surgirem novos projetos, vamos orar para Athena então, que Omega continue tendo audiência no Japão.
No meu caso, não escrevi sobre “criticar o Omega” ser o mesmo que “não ver o todo”. Agora isso de considerar Omega inferior, ou mesmo as outras obras superiores eu discordo mesmo. Cada obra tem suas peculiaridades. No seu post anterior, você colocou a pergunta: “…será que se o anime do Lost Canvas tivesse continuado ou se o Next Dimension saisse com mais frequência alguém iria gostar do Omega?”. Por mais críticas que alguém tenha, isso são preferências de cada um. Sob diversas perspectivas uma obra pode ser considerada superior a outra, mas no final é tudo uma questão de estilo, o tom da série, enfim.
O fato do Omega não ter o mesmo tom que o LC, por exemplo, não é um defeito, a menos que alguém tenha em mente que isso seja um problema porque a pessoa não curte um estilo mais leve de história, embora eu acho que Omega é muito parecido com o mangá clássico e com a série de TV em vários pontos, inclusive no fato de ter infantilizada em alguns momentos. Saint Seiya (pelo menos a série de TV e o mangá clássico) são voltados para jovens, esse sempre foi o público predominante e realmente o alvo de Kurumada desde o começo. A série foi amadurecendo com o passar do tempo, da mesma que Omega tbm.
Comparar personagens é mais um exemplo de preferências de cada um. Todos os personagens, no caso especifico aqui, os dourados, tem suas peculiaridades, suas diferenças. Talvez só a psicologia ou a psicanalise (os especialistas que se manifestem, hehehe) explique isso, mas as pessoas tendem a se apegar a um certo modelo que estabelecem como padrão e daí começam a criticar quando algo foge desse suposto padrão. No caso de Paradox, ela não me incomoda. Pelo contrário, achei uma inovação que demorou muito para aparecer: a primeira mulher Cavaleiro de Ouro. Saga será sempre Saga, acho positivo personagens diferentes desse modelo. Do meu ponto de vista é enfadonho personagens parecidos, com personalidades e/ou estilos semelhantes.
Fugindo do tema, sobre a questão de “Saga ser possuído por um Deus”… Eu sei que tenho estado afastado dos fóruns faz tempo, não sei como os fãs estão considerando isso. Mas desde o mangá clássico sempre houve o questionamento se Saga realmente não estaria sob a influência de algo ou alguém, pois há a cena em que Saga se mata e algo parece deixar o seu corpo. Anos depois, o EpG mostrou Cronos influenciando Saga a matar Atena. Então há realmente o motivos para discutir sobre o tema. Sobre os Cavaleiros de Aço, eu também gostei disso ressurgir, espero que expliquem o que aconteceu com os antigos personagens. No entanto, eu acho que isso será outro tema polêmico, no passado os Cavaleiros de Aço foram alvo de várias críticas, por isso foram retirados da série sem mais nem menos. Depois posto algo sobre isso.
Eu penso que o anime deu uma amenizada no inicio da série, mas o mangá sempre teve um tom mais juvenil, e não infantil ( Tem diferença)
No mais, eu também não gosto de repetição excessiva no estilo dos personagens, por exemplo, é logico que a dupla Afteros/Deferos e Abel/Caim são uma variação de Saka/Kanon.
Não precisava ter outra dupla de irmãos em Omega. Mas o poder de Paradox vem da sua “birra” isso vai contra tudo o que sabiamos até então do que era necessário para se tornar um cavaleiro de ouro.
Quero dizer que eles precisam trabalhar melhor os personages, por respeito aos fãs mesmo. O mesmo vale para Harbringer de Touro.
Outros por outro lado também são interessantes. O Genbu é uma clara referência ao Okko, que depois dos guerreiros Deuses de Asgard, é o melhor personagem-filler da história. ( Melhor que o Cav Cristal, na minha opinião)
o Fudo-Myo não perde nada pro Shaka, Asmita e Shijima. A idéia da Sonia se transformar em uma amazona de ouro também foi legal, pena que ela morreu. O Kiki com a armadura de Aries também foi uma boa. A idéia do Ionia, que pelo visto tinha o mesmo Misopetha-Menos do Dokho também era interessante apesar do personagem em si, ser meio patético.
Vale ressaltar também as musicas de entrada do Omega também são muito boas.
Enfim, torço para que a série melhore muito a partir de agora.
E quanto ao cav de aço, sempre tive a impressão que a idéia do Kurumada, era lançar uma série solo pra eles, caso fizessem sucesso. Caso contrário poderiam ser simplesmente novos cavaleiros de bronze.
Ainda sobre Paradox, não vejo isso de “birra que lhe dá poder”. Paradox é um bom exemplo de como esse staff procurou desenvolver o contexto dos personagens. Nos episódios que mostram o seu passado, vimos que ela foi evoluindo conforme o tempo e se tornou alguém forte por seus próprios méritos, tanto quanto qualquer Cavaleiro. E no que toca às motivações, cada Cavleiro em geral tem as suas e nem sempre é simplesmente pela vontade de proteger Atena e a Terra. Nem todos os Cavaleiros de Ouro de todos as obras tiveram seus motivos bem expostos. Alguns simplesmente não tiveram motivo algum, alguns parecem q só nasceram destinados a tal, os motivos pouco importavam. Quando eu penso nas motivações de um Cavaleiro para se tornar um, eu lembro muito mais do exemplo dos próprios de cinco de bronze no começo de Saint Seiya. Shun queria ser Andrômeda para rever seu irmão, Seiya queria ser Cavaleiro só para fazer Mitsumasa cumprir sua promessa e deixar ele e Seika juntos (o que pode ser considerado bem banal, porque seria muito fácil para Seiya em determinada fase de sua vida deixar toda essa história de treinamento de Cavaleiro e ir pegar Seika no Japão e cair no mundo com ela, a própria foi até a Grécia atrás dele sozinha), Ikki se tornou Fênix só por ódio e vingança e Hyoga só queria ser forte o bastante pra ver sua mãe morta de novo no mar congelado (o motivo foi tão fútil para Isaac no começo que o irritou), mas de todos, Shiryu era o mais banal ele aparentemente não tinha motivo algum, só fez o que lhe mandaram como muitos outros e só lá pelas tantas ele treinava para agradar o Mestre Ancião por já considerá-lo como um pai. Enfim, acho que dependendo do ponto de vista, os motivos podem ser compreensíveis, banais ou até inexistentes, mas o que importa no final é que seja por qual motivo for, os personagens tiveram a força para ir superando seus limites.
Acho que todos os personagens de Omega tem sido bem desenvolvidos no geral, mas, novamente, isso nem sempre vai agradar a todo mundo do mesmo jeito. A forma e o motivo de Harbinger se tornar Touro, por exemplo, não me pareceu estranha, eu estranhei mais foi o fato dele mudar de lado tão fácil.
Sobre o Ionia, ele não tinha o Misopheta Menos. Um Cavaleiro não preciso necessariamente ter esse recurso para viver muito, um Cavaleiro por si só consegue ter longevidade devido a sua condição de controle do cosmo e de seu próprio corpo para alcançar seus níveis de poder. Isso eu sempre imaginava por conta própria e a Tokumori veio a confirmar depois. O diferencial de Dohko é que o Misopheta Menos lhe permitiu voltar preservar sua forma jovem de uma forma que ele nem Sion poderiam por conta própria.
Sobre os Cavaleiros de Aço, vou preparar um post sobre eles com algumas informações.
Não é uma questão de motivação pessoal.É sobre o que significa ser o cavaleiro de Ouro, Kurumada e a equipe criativa do Omega estão pisando em muitas coisas que eles criaram e que fizeram CDZ ser o que é hj.
Todos os cavaleiros de Ouro, mesmo os que cairam para o lado do mal tinham algum tipo de noção de justiça. Incluindo Evil Saga, Mask da Morte e Afrodite.
Não acho que alguém que lute simplesmente porque “gosta de ouvir ossos se quebrando” ou pq “ama o sr. shiryu” possa se tornar um cavaleiro, que dirá, um cavaleiros de Ouro.
Bem, seja como for tanto Harbinger quanto Paradox ainda estão vivos, então ainda ha tempo deles honrarem a armadura que vestem. ( Independente de serem maus ou
bons)
Bom, no caso dos dourados de Omega, a “justiça” deles é justamente a crença de que Marte está criando um novo mundo. Paradox queria Shiryu e Ryuho nesse mundo e Harbinger só queria continuar lutando, mas enfim… De todo modo minha visão é sobre valores estando ou não sendo feridos por Kurumada e pela equipe eu não penso assim, mas tudo bem, isso é bem subjetivo.
No mais, vamos aguardar pela nova temporada de Omega, conclusão do EpG, mais Gaidens do LC, mais do ND e o filme CG. 🙂
Continuo achando que o Ionia tinha o Misopheta Menos, durante a luta contra o Kouga ele rejuveneceu. Só que eu acredito que ele seja de uma era muito anterior a atual, talvez de antes da batalha contra Hades da época do Dokho, Tema e companhia.
No mais, no aguardo do post sobre os cavaleiros de aço.
Concordo com as palavras do Taizen, cada um é cada um, nunca gostei de comparações, prefiro aproveitar tudo sem “inferiorizar” nada.
Taizen vc é uma pessoa sábia, adoro o seu site, visito ele todos os dias!!! xD
Valeu, Sah123! Volte sempre e fique a vontade para trocar ideias! Abraço!
Fala Allan (Taizen) o site como sempre está cada vez melhor, parabéns pelo trabalho!!
No geral tenho gostado de omega e da nova temporada.
Acho que a história de alguns cavaleiros poderiam ter sido melhor exploradas, bem como explicar o que aconteceu com o vice diretor da Pallaestra e o professor Georges e os demais cavaleiros de bronze, pois pelo que se deu a entender muitos morreram, será que este foi o destino deles? Explicar qual foi a armadura do Georges e explicar melhor a história do Ionia.
Com relação aos Parasaito também aposto em Palasitos j´s que são meteoritos raros. Contudo não iria estranhar se na tradução aparecesse algo como Palantidas (Pallantidai[Παλλαντίδαι}) que são os cinquenta filhos de Pallas um dos 4 filho do rei de Atenas Pandião II e Pilia, um dos muitos personagens da mitologia grega a ser chamado de Pallas.
Abraço!!!
Obrigado pelas palavras, Adauto!
Sobre os Cavaleiros de Bronze em Omega, a impressão que eu tinha é que eles realmente queria explorar mais o ambiente de Palaestra e os outros jovens Cavaleiros de Bronze, pois eu lembro que no mook Saint Seiya Pia havia até uma descrição da personalidade de Luciano de Esquadro, um Cavaleiro que só fez pontas e nem sequer falou nas cenas… Acho que a produção foi mudando de ideia conforme iam escrevendo o roteiro, o que é bem comum.
Boa observação sobre os Palantidas. Valeu!
Abs!
Olha, sinceramente, os palasitos não têm nada a ver com os palântidas. Isso não seria tradução, seria errar mesmo.
Já está claro que os palasitos estão ligados à astronomia e não à mitologia (apenas a deusa Palas está), pois eles recebem nomes dos satélites de Saturno e de Júpiter (pelo menos), tendo o grupo tirado o nome justamente dos asteroides palasitos (como voce citou), que têm praticamente o mesmo número (entre os encontrados na Terra) que os satétiles do “planeta dos anéis”.
Bom, passando pra elogiar seu otimo trabalho. Descobri o site recentemente e eu me deliciando com os artigos!
Valeu, Digo, espero que continue nos acompanhando!
Abs!