Pages Navigation Menu
Categories Navigation Menu

Giro pelo Universo Saint Seiya: o que esperar de 2014

Giro pelo Universo Saint Seiya: o que esperar de 2014

Olá, amigos.

Mais uma no se passou, 2014 está aí, e o universo Saint Seiya está fervilhando de novidades. Aqui eu tento listar o que mais se espera para este novo ano ao mesmo tempo que faço uma breve retrospectiva do que mais se destacou em 2013.

MANGÁ

epg_epg_plans
Na virada de 2012 para 2013, o Episode G estava com sua publicação suspensa. Há alguns meses atrás ele viu seu final ser publicado nas páginas da Champion Red. E antes que 2013 tivesse acabado, uma continuação do EpG foi anunciada pelo co-autor, Megumo Okada, para abril. É verdade que o final foi um tanto quanto inconclusivo, de fato, muitas pontas ficaram em aberto. Eu suspeito que uma continuação ou uma nova fase do EpG já estaria certa forma premeditada (cmo podem ver pela imagem de destaque acima), mas algo aconteceu no caminho e aí tivemos todas essas reviravoltas. Seja como for, vejamos o que virá nessa nova fase intitulada provisoriamente pelo autor como “Episode G A”. Segundo Okada, teremos mais detalhes em março, mas o retorno do EpG já está confirmado para a edição 43 da revista Champion Red Ichigo. Agora é torcer para que a série dê uma conclusão decente à história.

vol01
Enquanto acreditávamos que o EpG estava acabado, Saintia Sho, de Chimaki Kuori e Kurumada, havia tomado seu lugar nas páginas da Champion Red.  O prólogo havia mostrado que a história de passaria após a rebelião de Saga que culminou na batalha das 12 Casas do Zodíaco. No entanto, os capítulos que se seguiram retrocederam ao tempo de pouco antes da Guerra Galáctica e descobrimos como a jovem japonesa Shoko estava predestinada a ser o novo corpo da deusa Éris. Nos últimos capítulos que compuseram o volume 01 em tankobon, descobrimos que, para proteger a jovem Shoko do destino trágico, sua irmã Kyoko decidiu tornar-se um Cavaleiro, assumindo a Armadura de Bronze de Cavalo Menor (Equuleus). E tempos depois, com o surgimento de Éris, Kyoko sacrificou-se em seu lugar deixando uma estarrecida Shoko com a determinação de se assumir a Armadura de sua irmã e tentar salvá-la. Com um traço delicado e uma história que promete bastante, Saintia Sho já começa o ano com grandes expectativas.

shiori_2014

Saint Seiya The Lost Canvas Meio Shinwa Gaiden continua indo de vento em popa, alcançando a marca de 09 volumes publicado e a história lateral de Sisyphus está em seu curso.  Ainda não se sabe até onde Shiori Teshirogi e Kurumada querem levar a obra, mas no primeiro minuto deste ano, Shiori desejou um feliz 2014 com um desenho de Seiya, Tenma, Koga e Sho, dizendo que “Parece que serão respondidas com palavras o que “Parece neste ano serão respondidas as palavras que recebi ao longo do ano passado.  Acho que com grande cuidado eu farei o meu melhor pelo mundo de LC ainda mais e mais.  E assim, devo ser capaz de lidar com vários desafios mais.” Tomara que isso queria dizer uma série de novidades para os fãs em 2014.

manga_volume01
Infelizmente, não há nenhum sinal do retorno do mangá de Saint Seiya Omega, de Bau e Kurumada, que rendeu 5 capítulos e 1 volume compilado em 2013. Lembrando que o fim do mangá coincidiu com o fim da antologia Kero Kero Ace da Kodansha, onde era publicado.

Vol.08
Saint Seiya Next Dimension continua com suas temporadas periódicas, entramos o ano com a continuação da invasão dos Espectros nas 12 Casas do passado. Suikyo de Garuda morreu após enfrentar Dohko na Casa de Libra, agora o jovem mestre de Shiryu resolveu assumir a missão sinistra do falecido amigo. É de se esperar que cedo ou tarde Kurumada abordará mais sobre o presente da história e sobre o 13º Cavaleiro de Ouro.

champion_red_especial_06
Saint Seiya também é parte do novo projeto “Kurumada Suikoden: Hero of Heroes”, em co-autoria com Yun Koga, a Champion Red publicou o prólogo deste crossover entre os personagens dos mangás de Kurumada. Por enquanto, tudo começa com um estranho ser que resolve colocar nos eixos o curso da Mitologia que foi alterada pelos acontecimentos em mangás como Saint Seiya, Ring ni Kakero e Fuma no Kojiro. Logo após o fim da saga de Hades, Saori e Seiya são transportados para uma outra dimensão juntamente com alguns personagens dos outros mangás, eles se encontram na Atlântida de um mundo onde não existem as Armaduras Sagradas. A história será publicada regularmente na edição de 19 de março da Champion Red. Apesar do traço ser um estilo diferente dos demais traços dos mangás de Saint Seiya, a história parece interessante. Lembrando que o termo “Suikoden” do título é uma referência à famosa novela chinesa “As Margens da Água” ou “Na Borda da Água” que já tinha servido de inspiração para a criação dos 108 Espectros de Hades em Saint Seiya (leia mais sobre isso aqui).

ANIME

bluray_box_inside
Saint Seiya Omega atravessa mais um ano e mais uma vez surgem expectativas sobre uma nova temporada. Até o momento, nada foi confirmado. A segunda temporada, chamada de “Saga das Novas Armaduras”, tem mostrado uma evolução em relação à primeira. Apesar de um traço tão inconstante quando os tempos da série de clássica, Omega tem mostrado um enredo envolvente onde os Seiya e os demais Cavaleiros Lendários aparecem mais em cena, além de algumas participações especiais e momentos que evocam a nostalgia dos fãs da série clássica. Mesmo quando parece que os acontecimentos são previsíveis acabamos sendo surpreendidos. Apesar de haver um inimigo maior por trás da atual ameaça de Palas, como ocorreu na primeira temporada, não se sabe se isso será o gancho para uma nova temporada.

Enquanto o box de dvd e bluray com os 26 episódios correspondente ao primeiro arco da segunda temporada será vendido a partir do dia 29/01 no Japão, a Playarte lançou até então apenas os 12 episódios dublados da primeira temporada em DVD. O trabalho da Playarte com “Os Cavaleiros do Zodíaco” sempre deixou a desejar, mas a atual estratégia com “Os Cavaleiros do Zodíaco Ômega” tem sido a pior de todas. Apesar dos erros primários na produção da mídia dos DVDs, a primorosa atuação dos jovens dubladores brasileiros que assumiram os protagonistas, combinada a atuação dos veteranos, faz dessa série algo que merece ser vista pelos fãs.

Apesar do mercado de home video e as TVs aberta e fechada tem estado cada vez mais apática, canais streaming como Crunchyroll e Netflix tem chamado a atenção por trazerem a preços módicos, vídeos de qualidade e que tem conquistado gradualmente fãs de animes. Saint Seiya tem sido a cereja do bolo. Enquanto a Crunchyroll tem trazido Omega legendado em português com poucos dias de diferença em relação à exibição no Japão, a Netflix trouxe em 2013 todos os OVAs existente de The Lost Canvas com áudio original japonês, legendas em português e, surpreendentemente, a dublagem brasileira antes mesmo da Focus Filmes ter lançado tudo em DVD. E este ano, a Netflix já confirmou a vinda de todos os 34 episódios legendados e dublados da série de OVAs da Saga de Hades. Creio que isso é um forte indicativo de quem não precisaremos mais depender da TV aberta ou mesmo de lançamentos em DVD para contemplar a série clássica, os filmes e talvez até a versão dublada em português de Omega (que não foi trazida pela Crunchyroll).

Entameplex_14_1
Um dos grandes momentos de 2013 foram os anúncios em torno do próximo filme, originalmente chamado de “Saint Seiya The Movie”, agora recebeu o novo título de “Saint Seiya The Legend of Sanctuary”, e um site oficial com direito até a versão brasileira. Kurumada é creditado como supervisor criativo e de cara o temos sido bombardeados com uma série de visuais bem diferentes daquilo que estávamos acostumados a ver em qualquer vertente da obra. Ao que parece, mudanças visuais se refletirão também em mudanças no que conhecemos da história original da famosa “Saga das 12 Casas do Zodíaco”. Até o lançamento devemos ter mais trailers, entrevistas com os produtores e mais detalhes sobre a história e o visual de cada personagem. A estreia deve ocorrer mundialmente, mas não se sabe ainda a data exata ou se será simultâneo.

O RESTO…

IMG_1877
Alguém ainda tem dúvidas que a linha de Cloth Myths e seus derivados vai ficar por aí? Ano passado foi o 10º aniversário da linha que tem sido um dos principais engrenagens que fazem o mundo Saint Seiya girar. O novo filme “Legend of Sanctuary” nem foi lançado ainda e já tivemos Aiolos e Seiya anunciados. Além dos CMs comemorativos de 10 anos, Omega deve continuar a ter sua coleção desenvolvida, o que talvez sirva para impulsionar mais episódios do anime.

No campo dos games, além dos desenrolar do jogo chinês de Saint Seiya Online e do lançamento de mais uma máquina Pachinko, “CR Saint Seiya Hoshi no Unmei”, trazendo uma série de novas animações redesenhadas de momentos clássicos do anime e de momentos presentes apenas no mangá, a maior parte das atenções girou em torno do lançamento do jogo “Saint Seiya Brave Soldiers” para PS3, que teve sua versão brasileira (Bravos Soldados) lançada pouco depois no Brasil. O jogo de luta trouxe o que os fãs queriam (nem tudo, na verdade…): pancadaria num mano-a-mano. Apesar de mais de 50 personagens selecionáveis, na verdade tinham muitas versões diferentes dos mesmos personagens. Apesar de muitas skins inusitadas para os personagens, a Saga de Asgard ficou de fora, nada de Guerreiros Deuses, apenas Seiya de Odin resgatado do jogo anterior (Saint Seiya Senki, vulgo Batalha do Santuário, por aqui). Os Espectros também tiveram sua participação limada mais uma vez. Shun, Shiryu, Hyoga e Ikki não tiveram suas versões com Armaduras Divinas. Isso tudo leva a crer que um outro jogo será lançado, o que faz deste um descarado ensaio.

Enquanto isso, em 19 de março deste ano teremos a participação de Seiya de Pégaso no já comentado jogo “J-Stars Victory Vs.” para PS3 e PSVita. Apesar de ser um jogo homenageando o universo de personagens de mangás da Jump, Seiya com a Armadura de Pégaso na primeira temporada do anime clássico será um dos personagens principais, e com a voz do eterno Toru Furuya. Lembrando que desde o jogo “Saint Seiya Meio Hades-hen Junikyu-hen” do PS2, Furuya havia sido substituído, retomando o papel de Seiya apenas a partir do jogo “Saint Seiya Omgea Ultimate Cosmo” do PSP.

slottle
Ano passado foi a consolidação dos jogos para celular de Saint Seiya. Depois do ilustre “Saint Seiya Galaxy Card Battle” da Mobage com suas belas ilustrações que refazem cenas do anime, filmes, OVAs e trazem cenas inéditas do mangá, surgiu “Saint Seiya Ultimate Wars” da Gree (que vem batendo cada vez mais recordes de usuários). E fechando o ano de 2013, foi a a vez na Bandai Namco pegar carona nessa onda com o lançamento do “Saint Seiya Cosmo Slotte“.

Por enquanto é isso, pessoal. O ano já começou e daqui em diante, pretendo continuar firme e forte postando meu ponto de vista e informações interessantes sobre o Universo Saint Seiya.

Então, até a próxima!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

2 Comments

  1. Cara. Você é fã de verdade. Sensacional este seu apanhado. Dá até mais esperança quando a gente lê. Espero que saia muito mais jogos de Saint Seiya, mas agora no PS4. Valeu.

    • Bendita pressa… ne3o e9 que eu pulei mesmo cparicf3rnio? El Cid > Shura > Izo > IoniaVocea vea a aparie7e3o inicial do Ionia foi muito boa (pra ne3o dizer foda) e tal… e eu tinha le1 minhas expectativas sobre a batalha contra ele ai foi o episf3dio que saiu e what was that?A backstory dele e9 puro NARM (quando a histf3ria tenta fazer com que vocea simpatize com uma situae7e3o, mas acaba ficando fore7ado, como uma piada que ne3o tem grae7a ou uma cena triste que faz vocea faz vocea pensar “e daed”)Vocea vea o Shura tem o arrependimento dele por ne3o ter acreditado no Aioros e o El Cid mesmo com o estoicismo dele ainda se permite ficar furioso pelo Sysiphus e pelos seus dedscipulos…Mas no final de tudo o caso e9 que o Ionia caiu fe1cil demais…sem mais Ate9 mais vermr.poneisps.: se falta de atene7e3o mata-se… estava comentando com a conta da minha irme3…

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Email
Print