Olá, pessoal.
2014 foi um ano repleto de acontecimentos no universo Saint Seiya. Foi o ano marcado por uma longa comemoração dos 40 anos de carreira do criador de Saint Seiya, Masami Kurumada. Saint Seiya Omega chegou ao seu fim e a estreia do filme em CG “Legend of Sanctuary”. Os mangás continuavam avançando (exceto o ND, que continuou se arrastando). O anúncio de um novo anime pegou todos de surpresa. Sem esquecer de um ano regado de lançamentos de Cloth Myths e outros produtos que, junto com eventos no Japão e aqui, só alimentaram nossas expectativas para 2015, o ano que marcará os 30 anos de início do mangá de Seiya.
Como já está virando tradição por aqui, enquanto comento o que se pode esperar para o novo ano, farei uma breve retrospectiva de 2014.
MANGÁ
Em março de 2014, “Episode G Assassin”, a continuação do mangá de Megumo Okada, iniciou-se na edição 43 da revista Champion Red Ichigo. A série chegou a um novo patamar ao migrar para a antologia online “Champion Cross”, e ainda por cima totalmente colorido (tal qual o seu volume 01). Agora a série vem sendo publicada semanalmente e pode ser visualizada gratuitamente. Mas o que mais impressionou são os mistérios envolvendo uma misteriosa trama temporal onde Shura e Aiolia aparecem no que parece ser o seu próprio futuro, com direito à aparição dos lendários Cavaleiros de Bronze. Até então, o doutor Shun, que agora assumiu uma nova Armadura de Virgem, e o barman Hyoga (!) fizeram aparições especiais. Enquanto isso, Shura e Aiolia viajam pelo Japão enfrentando os Gladiadores, guerreiros que cobrem seus corpos com Espadas Sagradas (bem ao estilo dos Titãs e suas Somas no EpG). Apesar do visual excêntrico se manter, a história se tornou no mínimo instigante. O volume 2 já tem data de publicação marcada para 20 de fevereiro.
“Saintia Sho”, o mangá de Kurumada e Chimaki Kuori que substituiu o Episode G nas páginas da Champion Red, foi um dos destaques de 2014. Em cada capítulo mensal, passando-se paralelamente aos acontecimentos da Guerra Galáctica do mangá clássico, tem agradado a maioria dos fãs tanto pelo seu belíssimo traço quanto por uma história que se propõe a complementar o clássico (recheada de aparições de personagens aclamados como Saga, Aphrodite, Milo e Marin, bem como novas figuras como Mayura de Pavão, Katya de Coroa Boreal, Shaolin de Ursa Menor, dentre outros). Espera-se que a história continue avançando e que ela venha para o Brasil oficialmente, já que em 2015 a história será publicada na França e na Itália . No Japão, a publicação do volume 04 está marcada para 20 de fevereiro de 2015.
“Saint Seiya The Lost Canvas Meio Shinwa Gaiden” chegou ao seu 11º volume japonês (o volume 12 já tem lançamento marcado para 8 de janeiro) e fechou o ano publicando o início da história de Sion de Áries, nas páginas da Bessatsu Shonen Champion da Akita, apresentando o caminho do antigo Mestre para se tornar o Cavaleiro de Áries. Destaque para a aparição de seu antecessor, Avenir de Áries. Com certeza, a JBC continuará publicando todos os gaiden por aqui. Porém, após o mistério fica por conta do que virá depois de tudo isso. Será que mais gaidens contando histórias de outros personagens além dos dourados virão? Será que Shiori Teshirogi terminará sua longa trajetória com Saint Seiya em 2015? Ou será que seremos tomados de surpresa por uma história totalmente diferente do mundo do “Mito de Hades”?
Falando sobre essas 03 obras, junto com a publicação de seus volumes, em outubro, veio o anúncio de um crossover extra com um “embate dos sonhos” entre os personagens Shura de EpG Assassin, Tenma de The Lost Canvas e Shoko de Saintia Sho. Os fãs que enviassem selinhos nos obi (faixas de papel com publicidades relacionadas à obra) até 19 de novembro, concorreriam a essa história especial que combinará os desenhos de Okada, Shiori e Kuori. Até então não tivemos mais detalhes sobre o sorteio dessa história e nem detalhes sobre como será essa combinação inusitada.
Para o desespero de alguns fãs, “Saint Seiya Next Dimension Meio Shinwa” pouco avançou ao longo de 2014. Só juntou capítulos o bastante para lançar apenas o volume 9, em junho. A série só foi até o capítulo 68, em janeiro de 2014, onde cobras invadiram o Santuário anunciando a volta do 13º Cavaleiro de Ouro, Ofiúco. O último suspiro da série foi em junho, com a publicação de um mísero capítulo extra de 8 páginas coloridas na Shukan Shonen Champion, em função da divulgação do filme “Legend of Sanctuary”. Vemos um flashback do clássico onde Seiya salvou Saori de Shaina e Jamian, e depois Atena retoma sua forma adulta e promete partir para a “next dimension”. Os fãs que acompanham a série ficaram esperançosos até então, mas Kurumada tem se dedicado ao retorno de outras de suas obras. Naturalmente, o retorno do Next Dimension é uma das maiores expectativas para alguns fãs, embora não haja qualquer data anunciada para isso.
“Kurumada Suikoden: Hero of Heroes”, de Yun Koga, é um crossover das várias obras de Masami Kurumada publicado na Champion Red ao longo deste ano. Chegou a ter mês em que ele não foi publicado na Champion, mas mesmo assim a história chegou ao seu 8º capítulo (o 9º se contar com o prólogo), marcando a chegada de Ikki. Apesar de mostrar vários personagens de Kurumada, a história acaba chamando mais atenção pela aparição dos personagens de Saint Seiya. De fato, o apelo dos Cavaleiros é tão grande que é comum eles figurarem em destaque em páginas coloridas da história. O enredo é basicamente a abdução de personagens de diversas épocas de histórias de outras obras de Kurumada por parte de uma criatura que pretende reestabelecer o curso da mitologia que foi alterado por fatos envolvendo aqueles personagens. No último capítulo, publicado em dezembro, a estranha criatura depara-se com a chegade Ikki de Fênix a sua presença. O volume 01 desse mangá já está marcado para 20 de fevereiro de 2015.
ANIME
“Saint Seiya Omega” chegou ao seu fim em 30 de março de 2014, totalizando 97 episódios. Em 29 de janeiro foi lançado os boxes de blu-ray e dvd do arco das “Novas Armaduras” com seus 26 episódios, e em 25 de julho foi vendido os boxes com o arco final, “O Despertar do Ômega”. Até então os fãs ainda alimentavam esperanças pelo anúncio de uma continuação do anime, e até a publicação de uma nova imagem dos personagens (vide imagem em destaque) na página do mês de março do calendário de 2015 vendido pela Toei Animation chegou a chamar a atenção dos fãs, mas por enquanto não se tem notícias sobre mais aventuras de Koga e seus amigos. Enquanto isso, o Brasil só viu a versão dublada em português de parte da primeira temporada, com seu último box lançado em maio. Parte da saga das 12 Casas será vendida em 28 de janeiro de 2015. Até então, nada oficial sobre blu-rays pela Playarte.
Não foi só Omega que ainda não saiu em blu-ray por aqui. Enquanto a série de TV clássica saiu no Japão em dois fantásticos boxes de blu-ray (confira minha análise do box I aqui), e os 4 filmes clássicos foram relançados em blu-ray, a Espanha saiu na frente e lançou em dezembro o The Movie Blu-ray Box com os 5 filmes clássicos, booklet e card autografado pelo diretor Shigeyasu Yamauchi. E eles já anunciaram a série de TV em 06 boxes começando pelo Pegasus Box em 2 de janeiro pela Selecta Vision.
No mercado home video streaming, todos os OVAs da Saga de Hades realmente começaram a ser exibidos pelo Crunchyroll e pela Netflix, porém com cortes. A Crunchyroll foi além e disponibilizou todos os 114 episódios da série clássica com dublagem em português da Álamo. Ainda não há data para Omega e os filmes clássicos também aparecem nesse mercado ascendente.
Depois de muitos anúncios, teasers e imagens um tanto quanto repetitivas, o filme “Saint Seiya Legend of Sanctuary” estreou no Japão em 21 de junho, e não demorou muito para vir para cá. O filme estreou por aqui em 11 de setembro, combinando com as comemorações dos 20 anos de “Os Cavaleiros do Zodíaco” no Brasil. O filme foi lançado com uma série de bugigangas (até o mesmo relógio que o Seiya usa no filme foi vendido pelo Japão), incluindo sua própria linha de bonecos, Saint Cloth Legend. O blu-ray, dvd e versão digital do filme já foram lançados em 05 de dezembro. Por aqui, fica a expectativa pelo lançamento do filme cujo dvd já tem lançamento marcado para 25 de fevereiro de 2015, e é um misto de expectativa com apreensão já que será um lançamento da Paris Filmes. A empresa criou a maior polêmica em torno do último filme de Dragon Ball Z ao optar por não utilizar a dublagem dos cinemas e redublar tudo, mudando vozes como a do protagonista Goku. A aclamada dublagem brasileira de “Lenda do Santuário” foi o maior chamariz para bom desempenho do filme nas bilheterias do Brasil e seria uma tragedia se ocorresse o mesmo que ocorreu com Dragon Ball Z. Enquanto isso, fica a expectativa dos japoneses anunciarem a continuação do filme. Será que as palavras de Kurumada se concretizarão e teremos uma história totalmente original nas telonas?
Em 2014, a maior de todas as surpresas foi o anúncio de um novo e original anime: “Saint Seiya Soul of Gold”. Tudo começou com um anúncio de um novo projeto em outubro de 204, depois veio a bomba na Tamashii Nation de novembro com direito a um teaser que chegou a passar na bem-sucedida Comic Con Experience de dezembro que ocorreu em São Paulo e depois foi divulgado oficialmente na internet, e acabamos tendo a confirmação de que será uma série de TV. A história ainda é um mistério, apesar de rumores sem qualquer referência vindos do fórum japonês 2ch descrevendo que Cavaleiros de Ouro teriam 7 dias para derrotar um(a) deus(a) que ameaça a vida dos Cavaleiros de Bronze (depois outra pessoa completou escrevendo que seria uma ameaça ao retorno deles dos Elísios, mas aí já não dá para diferenciar o que pode ser uma afirmação ou simplesmente mais das inúmeras conjecturas que existem por lá). Por enquanto tudo não passa de boatos, só se tem certeza que o anime estreará na primavera do Japão (entre março e junho) e que os Cavaleiros de Ouro ressuscitarão como protagonistas dessa história que não existe no mangá de origem. Para conferir uma retrospectiva completa de tudo que saiu oficialmente e dos rumores mais fortes sobre esse novo anime, recomendo que deem uma olhada na página especial do nosso site. A partir de janeiro já teremos novas revistas que poderão trazer mais novidades, mas certamente algo maior virá no site oficial do anime.
E MAIS…
Onde tem novidades sobre Saint Seiya, com certeza há novidades sobre produtos à venda. A Tamashii Nation 2014 e a Comic Con Experience do Brasil nos mostraram pelo que podemos aguardar para este ano de 2015. Entre Cloth Myths de Espectros, Cavaleiros, novos lançamentos da EX como o Aiolia com Armadura Divina de Ouro de Leão de “Soul of Gold” e mais Legends do novo filme, também podem ser lançadas novas linhas de produtos para 2015: Saint Cloth Head/Mask, Saint Cloth Action, Saint Cloth Object, Saint Cloth Series Rebirth. Não há garantias de que todas elas (nem todos os bonecos mostrados nos eventos) serão lançados, mas ficam aí grandes expectativas.
Há rumores de que, no verão japonês (entre junho e setembro), teremos o lançamento de mais um jogo caça-nível com novas e belas animações refeitas no pachinko que até agora tem sido apelidado apenas de “CR Saint Seiya 3”. Não se tem certeza se será algo focado na saga de Poseidon ou se eles irão direto para a saga de Hades.
Desde 2013, vimos um verdadeiro boom de jogos para celular baseados em Saint Seiya, e ao longo de 2014 tivemos amis ainda. Depois do ilustre “Saint Seiya Galaxy Card Battle” da Mobage, que continua firme e forte com belos e inusitados cards com os traços do anime; na mesma linha temos também “Saint Seiya Ultimate Wars” da Gree; “Saint Seiya Cosmo Slotte“ da Bandai Namco, e em 2014 nasceu “Saint Seiya Sugo-waza Party Battle” da COPRO baseado parcialmente no visual do mangá. Pegando carona no lançamento do filme “Legend of Sanctuary”, o jogo “Puzzle & Dragons” também ganhou uma versão de Saint Seiya. Para a web foi lançado “Saint Seiya Big Bang Cosmo”, desenvolvido pela DeNA.
A Jump Festa de dezembro de 2014 não trouxe nada de informação nova sobre Saint Seiya, mas enquanto isso, no mundo dos jogos de video game, fomos surpreendidos pela notícia de que em 2015 o ocidente terá direito a uma versão “plus” de jogo “J-Stars Victory Vs.”, lançado em 19 de março de 2014. Este jogo reune diversos personagens de obras publicadas da Jump em arenas de batalha e um story mode muito louco. Dentre estes personagens destaca-se a participação de Seiya de Pégaso. “J-Stars Victory Vs. +” terá como outra novidade um modo arcade, ainda não tem data específica para 2015, mas virá com um exclusivo arcade mode e sairá para PS4, PS3 e PS Vita.
O teaser de “Soul of Gold” deixou bem claro que o anime faz parte do projeto de comemoração de 30 anos de Saint Seiya, que começou a ser publicado nas páginas da Shukan Shonen Jump em 26 de novembro de 1985. Além destes pontos levantados aqui, estaremos ansiosos por quais novidades virão para comemorar tal marco.
Espero que este ano de 2015 seja ainda melhor do que foi 2014 para os fãs de Saint Seiya! E estaremos juntos por aqui, pelo twitter e pelo facebook com muitas novidades e mais artigos interessantes!
Até a próxima e um feliz 2015 para todos!
De 2015, estou muito interessado a continuação da Next Dimension, Soul of Gold, Saintia Sho.
O Gaiden de Lost Canvas eu não gosto.
Episódio GA eu não me importo.
K.Suidoken eu não gosta.