Olá amigos!

Bom, o mundo CDZ anda mais efervescente do que de costume, não?

Kurumada colocou fim ao seu adorado Ring Ni Kakero 2 (na verdade, parece que ele ainda pretende fazer um epílogo…), mas anunciou no final do penúltimo capítulo de RNK2 os planos de um jogo online de Saint Seiya, produzido fora do Japão, o que deixou os boatos sobre um filme live action americano um tanto desacreditados. Eu admito que não lamento por isso, mas enfim.

O que mais empolgou o mundo dos fãs de Saint Seiya foi a confirmação de um novo anime, o já esperado anime de Saint Seiya – The Lost Canvas, Meiô Shinwa. O anúncio foi formalizado pela própria Shônen Champion, onde o mangá é regularmente publicado (estou aguardando o amigo RVD editar os dois anúncios que já saíram e que eu já traduzi tem um tempo).

Para dar um gostinho, trago a tradução feita por mim e editada por mim (!) do anúncio do anime também publicado (só que em cores) na revista japonesa Newtype!

Bom, como era de se esperar, Araki Productions, que sempre esteve junto de Saint Seiya, agora não está mais envolvida com a série, muito menos o mestre das músicas de Saint Seiya, Seiji Yokoyama. Bem, é triste que agora toda a equipe clássica tenha mudado junto com a mudança de estúdio de animação (sai a Toei, entra a TMS, com uma boa reputação na área, o que trás alguma esperança de boa animação pelo menos), cabe ressaltar que, pelo menos, o veterano Yoshiyuki Suga está de volta a Saint Seiya.

No entanto, não me parece que a mudança de estúdio foi o motivo da saída dos antigos membros. Por motivos não revelados, Araki estava disposto a não mais trabalhar com Saint Seiya após o fim de Elísios (um amigo que teve contato com Himeno e outros da produção me garantiu isso), e há muitos anos, quando Yamauchi, outros membros da equipe e o elenco foram removidos da série, corria o boato de que Yokoyama só permaceu por conta de Araki. Não há nada concreto sobre essa trajetória, mas o fato é que eles saíram mesmo.

Outro fato é que, anteriormente, a TMS já se envolveu com Kurumada, eles produziram Bt’x Neo. Shiori Teshirogi agradeceu ao Kurumada pela animação do The Lost Canvas, ou seja, certamente esse histórico de Kurumada e da TMS foi importante na negociação, e o mestre como não é bobo nem nada, entrou nessa. Aliás, no anime ele é creditado como “conceito/idéia original”, em vez de simplesmente “autor original” como ocorre no mangá do LC, o que isso quer dizer? Maior ou menor envolvimento de Kurumada com o anime? É esperar para ver.

Kurumada é uma figura no mínimo intrigante. Quem viu aqui no site a matéria sobre o Mangá no Genba, onde ele mostrou partes dos próximos capítulos do Next Dimension, percebeu que o ND tá sendo produzido faz tempo, mas por algum motivo inexplicável, nada foi publicado ainda, e o ano já tá acabando, Ring Ni Kakero 2 já acabou, uma pena que o ND não acabou logo também.

Eis que agora surge o anúncio do “primeiro” volume do Next Dimension. Cômico isso, considerando a quantidade de coisas que se tem e que se descambou para o lado do pós-Hades. O Mangá no Genba nos mostrou que realmente vem mais coisas ligadas ao Tenkai. Ao longe se escutam os ecos de “o ND vai virar Tenkai! Espero que vire!”. Mas não seria um despropósito um mangá que se propõe a mostrar a Guerra Santa passada de Hades de repente virar o Tenkai? Tá certo que Kurumada não tem mostrado sentido com o ND, mas virar o Tenkai seria o cúmulo.

Antes que algum Kurumadista exautado venha me encher como da outra vez, eu aviso que não tenho nada contra um mangá do Tenkai feito pelo Kurumada. Acho que era o que ele deveria fazer mesmo, em vez de se dar continuidade a contar a história da Guerra Santa passada, que já está bem desenvolvida (pode ter quem não curta, mas está) e extremamente popular (tá aí o anime para provar).

Kurumada deveria dar logo um fim a Next Dimension dizendo que tudo não passou de um sonho muito louco de um personagem qualquer ou que aquilo tudo é uma outra dimensão, uma dimensão alternativa, enfim, a next dimension que o título diz. Aí os leitores deste meu post devem estar pensando: ah, mas o ND não vai acabar não, é só o primeiro volume que vem por aí! Mas Kurumada tem uma obra obra mediocre que só teve o “primeiro” volume: Raimei no Zaji. E sem mencionar outros volumes únicos como Akaneiro no Kaze, Evil Crusher Maya e Aoitori no Shinwa. Há prescedentes fortes para que o ND não passe do volume 1 mesmo.

Kurumada deve andar mais livre agora, considerando que ele como sempre só está “supervisionando” o Episodio G e o The Lost Canvas (e agora colaborando com o anime do LC?), acho que ele poderia se dedicar de verdade (no sentido de reunir uma equipe decente para trabalhar no mangá como ele) ao Tenkai.

Acho que comentei bastante para um post só, mas enfim é bom fazer isso de novo. Quem se opõe, só lamento, mas se quiser externar algo contrário ou alguma opinião sobre tudo isso, faça com respeito, por favor.

Na próxima trago os outros anúncios do LC traduzidos e editados e mais comentários. Aliás, fiquei com vontade de falar outras coisas e trazer mais coisas sobre Kurumada e sua trajetória com Saint Seiya. Até lá!