As Estrelas Malignas (antes) Misteriosas do colar de contas (aksamala) de Shaka não representam, como já visto na matéria completa, os Espectros restantes da invasão do Santuário e tampouco se encontram na fonte original das 108 Estrelas – o épico chinês “Na Margem da Água”. São, por assim dizer, uma referência a uma doutrina budista (e talvez, não necessariamente, a Espectros). Os kanjis são:

忿

Ódio (ira): 瞋 e do sânscrito: pratigha.

Dúvida: 疑 e do sânscrito: vicikitsā.

Estupidez: 痴 e do sânscrito: dṛṣṭi.

Ganância (avareza, luxúria, gula, inveja): 貪 e do sânscrito: rāga.

Arrogância (preguiça, orgulho): 慢 e do sânscrito: māna.

Ignorância: 忿 e do sânscrito: avidyā.

 

Em conjunto esses termos são conhecidos como “Os Seis Definhamentos Básicos” ou “As Seis Aflições Básicas” elaboradas pela primeira vez em sânscrito na obra Abhidharma-kośa de Vasubandhu, autor da escola/doutrina Mahayana do budismo. Essas aflições ou definhamentos são chamados kleśa na antiga língua hindu (kilesha mais comumente no budismo).


Maiores detalhes, confira a matéria completa.


*Agradecimentos a Igor Knauss, por ter me ajudado com o entendimento dos kanjis, e ao site “La Guia de Saint Seiya“, que usando uma tradução antiga dessa matéria chegou a elaborar uma teoria sobre essas Estrelas (baseada na teoria do Yogasutra) que me levou a expandir a pesquisa até o Abhidharma-kośa.