Olá, amigos!

Outro episódio impressionante, um dos melhores na minha opinião.
Confiram os comentários!

Aproveito para explicar que minha ausência das postagens se deve ao fato de eu estar preparando ainda o novo Taizen, como infelizmente estou praticamente fazendo tudo sozinho, a inauguração ainda vai demorar um pouco. Como os comentários demandam mais tempo, tenho deixado eles de lado. Mas pretendo acelerar com eles tão logo o novo site entre no ar.

Até a próxima!

Episódio 10 [exibido em 03/06/2012]
Kesshi no dakkan ! Mô hitori no Gold Saint !
Resgate desesperado! Mais um Cavaleiro de Ouro!

★ Staff principal:

Roteiro: Akatsuki Yamatoya
Diretor técnico e Storyboard: Rie Matsumoto

Diretor de Animação: Yoshihiko Umakoshi
Yamatoya, que cuidou do roteiro do segundo e sexto episódio de Omega (além de ter trabalhado numa das versões do roteiro do filme Tenkai), retoma este episódio. E Rie Matsumoto retoma as mesmas funções que assumiu no episódio 3 de Omega. E Umokoshi, character designer de Omega assume a direção de animação do episódio.

★ Elenco:

Kôga de Pégaso: Hikaru Midorikawa
Sôma de Leão Menor: Katsuyuki Konishi
Yuna de Águia: Satsuki Yukino
Ryûhô de Dragão: Tetsuya Kakihara
Haruto de Lobo: Tatsuhisa Suzuki

Alia: Mamiko Noto
Diretor de Palaestra (Ionia): Ryûzaburô Ôtomo

Mycenae de Leão: Yutaka Nakano
Marciano A: Sôta Arai
Marciano B: Ryôsuke Kanemoto

Seiya de Sagitário/Narrador: Toru Furuya

Neste elenco, destaque para a jovem que foi usada por Marte para substituir Atena, que finalmente é creditada com seu nome real.

O novo Leão é interpretado por um dublador maduro, porém não tem personagens de grande destaque em seu currículo.

Outra coisa que me chamou a atenção é que, pela segunda vez, Ryôsuke Kanemoto, o Paradise de Ave do Paraíso, faz ponta como Marciano.

★ Resumo + Pontos Principais.

Após destruir o Santuário e as 12 Casas, Marte ergueu seu templo e no lugar das 12 Casas, ele começa a erguer a Torre de Babel, enquanto a jovem que substitui Atena é sua prisioneira. Em sua mão, ela possui um tipo de cristal. Da mesma que Marte usou o poder dela para destruir o Santuário, é com o poder dele que ele começa a recontruí-lo.
A Torre de Babel é um mito bíblico, uma torre construída pelo humanos para atravessar os céus, um verdadeiro desafio à Deus, que puniu os homens fazendo com que eles falassem linguas diferentes e não se entendessem, é o símbolo da ambição dos homens (seguem aqui várias ilustrações que se aproximam muito do design da torre no anime). Agora, Marte quer punir a humanidade novamente por meio dessa nova torre. Ionia toma a jovem em seus braços e a coloca numa espécie de tanque de água que de alguma forma absorve seu cosmo de luz e o faz fluir para ativar o poder da Torre.
Perto dali, Kôga e os outros se impressionam com o que aconteceu no Santuário. Kôga quer prosseguir e resgatar a jovem misteriosa a todo custo. Sôma então tem um plano e conta com a ajuda de Yuna para isso.
Enquanto Sôma, Haruto e Ryûhô distraem os Marcianos, Kôga e Yuna se infiltram na Torre de Babel. É engraçado como Yuna serviu ali para neutralizar a impulsividade de Kôga, nesse ponto, Sôma se mostrou bem estrategista ao deixar Yuna com a missão de acompanhar Kôga.
Do lado de fora da Torre de Babel, quatro luzes parecem se espalhar por pontos diferentes e bem longe dali. Dentro da Torre (que por sinal é decorada com alfrescos que não pude identificar ainda com alguma referência real), depois de derrubar alguns Marcianos, Yuna e Kôga chegam até o local onde está a jovem falsa Atena. E mais uma vez, uma referência a Nike, o que mais uma vez me faz pensar na teoria dela ser a encarnação da deusa da vitória.
 
Nessa ocasião, ao ser resgatada, a jovem revela para Kôga que seu nome é Aria/Alia. Cabe explanar que ambas as leituras são válidas. “Aria” significa canto, canção, hino e etc. Porém, eu opto por usar Alia, pois pode ser uma referência à palavra “Aliá ou Aliyah (translit. do hebraico עליה ou עלייה : ascensão ou elevação espiritual) é o termo que designa a imigração judaica para a Terra de Israel”, conforme vi na wikipédia, e também pode significar simplesmente a palavra “outro(a)” em italiano, o seguiria a tendência de Marte, o deus romano, e uma alusão ao fato dela ser tomada como a “outra Atena”.
Ainda dentro da Torre, Alia explica que a torre foi construída para realizar a ambição de Marte, ela concentra cosmo, inclusive o dos Cavaleiros. Então, Kôga, Yuna e Alia se deparam com uma visão tão estarrecedora quanto a visão do pilar dos Cavaleiros de Ouro selados no quinto filme (Tenkai): um pilar com as pessoas de Palaestra aprisionados para alimentar a torre com seus cosmos!
No mesmo recinto, encontra-se um inesperado obstáculo: o atual Cavaleiro de Ouro de Leão! Seu elmo não mudou muito com relação à antiga Armadura de Leão.

Apronuncia de seu nome é Mikene, porém pode ser transcrito como Mykene ou Mycenae, por ser uma referência a palavra Μυκήνη do grego antigo ou à Μυκήνες do grego moderno, ou seja, o sítio arqueológico grego de Micenas, que “foi um dos maiores centros da civilização grega e uma potência militar que dominou a maior parte do sul da Grécia”, segundo a wikipedia. Opto por utilizar Mycenae. A propósito, em Micenas há um monumento chamado de “Portal do Leão“. Da mesma forma que Ionia, seu nome é uma referência geográfica.
Mycenae fala em voz alta que o sacrifício dos Cavaleiros é em prol do bem do Santuário. Perante um Cavaleiro de Ouro, Yuna não hesita e foge imediatamente usando o vento, levando Kôga e Alia com ela. Porém,
Enquanto Kôga, Haruto, Sôma e Ryûhô ganam tempo enfrentando Mycenae, Yuna foge com Alia a pedido de Kôga. Mycenae tem como atributo o fogo, mas Sôma não é pareo para ele, sendo o primeiro a ser facilmente nocauteado. Haruto tenta atacar o Leão de surpresa, mas é superado pela velocidado do Cavaleiro de Ouro. Mesmo usando sua técnica Sôga Hôrô Jin (algo como “Formação de Presas do Lobo Uivante”), não é efetivo, e ele também é nocauteado. Nesse momento, ficou mais evidente algo que se segue durante toda a luta entre Leão e os jovens de bronze: Mycenae não estava lutando com o intuito de matar os jovens, ele poderia facilmente, mas aparentemente não lutou para valer. Ele destroi o escudo de Dragão e derruba Ryûhô, mas quando Kôga ascende seu cosmo para lutar, o próprio Marte vem para enfrentar Kôga.


Kôga não é pareo para Marte ainda, e quando tudo parecia perdido, Seiya surge e revela que aconteceu algo com seu corpo, ele é quase um fantasma, e isso certamente tem a ver com o resultado da luta do passado entre eles. Mesmo assim, Seiya usa o que resta de sua força para atacar Marte!
O choque entre os poderes provoca uma imensa explosão, encerrando-se assim o episódio.
Gostei muito deste episódio. Foi muito emocionante, me lembrou muito o OVA 13 da Saga de Hades Santuário, quando os Cavaleiros enfrentaram Rhadamantys de Wyvern.