Autor/ Tradução:
Allan “Nicol”
Fonte:
Kunion Cafe.
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Kunio Tsujita: Projeto de Verão – Notas das lembranças
em comemoração a conclusão de
Saint Seiya Meiô Hades Meikai-hen e Elysion-hen
e de todos os episódios exibidos na TV
Após o fim dos OVAs da fase Elísios, Kunio Tsujita, que tem se encarregado da seleção de cores do anime desde sempre, comenta brevemente cada um dos 18 OVAs de Hades Meikai-hen (Inferno) e Elysion-hen (Elísios):
PRIMEIRA PARTE (originalmente publicada por Tsujita em 05/08/08)
Mês passado, “Saint Seiya Meiô Hades Elysion-hen” foi concluída. “Saint Seiya” foi exibido na TV pela primeira vez em 1986. Houve um grande vazio em sua trajetória, desde que o mestre Kurumada terminou de desenhar todo o mangá original de “Seiya”, levando 22 anos para sua verdadeira conclusão total.
Então, os episódios 5 e 6 do final do “Elysion-hen” (N.T.: Saga Elísios) estão agora na SkyPerfecTV! sendo exibidos à um alto preço. Comemorando por conta própria, trarei em 3 partes as “Notas das lembranças em comemoração a conclusão de Saint Seiya Meiô Hades Meikai-hen e Elysion-hen & de todos os episódios exibidos na TV”.
Então.
Primeiro de tudo, a partir do “Meikai-hen Zenshô” (N.T.: A Saga Inferno/Mundo das Trevas – Primeira Parte). A série “Meiô Hades Jûnikyû-hen” (N.T.: Saga de Hades, Santuário) do diretor Shigeyasu Yamauchi, o final dos últimos 13 episódios, Seiya vai ao Meikai (Mundo das Trevas). A história começa com Shun e os outros indo atrás de Seiya, chegando também ao Meikai.
A partir do “Meikai-hen”, o diretor da vez foi Tomoharu Katsumata. Katsumata esteve no começo da série, na produção do episódio 2. Naturalmente, o gosto também mudou com a troca de diretores e da maioria da equipe principal (main staff). Então, sentiram alguma diferença?
“Meikai-hen Zenshô” 1º Episódio – Atravessem! O Rio Aqueronte
Direção Técnica: Tomoharu Katsumata
Eu mesmo especifiquei o máximo possível as cores do primeiro episódio, apesar de eu ter feito algo assim ao longo da série. Eu estava encarregado de especificar todas as cores deste primeiro capítulo, na verdade foi a fase inteira, dei os primeiros toques nos genga (N.T.: desenhos chave da animação), espero que tenham prestado um pouco de atenção nos detalhes.
Nesta série, toda a fase “Meikai” é quase um palco. O ambiente é naturalmente sombrio, Por outro lado, as cores estabelecidas para os personagens ficaram um pouco escuras demais, de um jeito ou de outro, a fase inteira pode ter ficado sombria, esse tom é que era o ponto.
Na série anterior de “Hades Jûnikyû-hen”, como o palco estabelecido era “o Santuário que ficava na Terra e uma longa noite”, as cores dos personagens foram feitas como “a escuridão da noite” na realidade, mas agora o palco é o “Meikai” (N.T.: o Mundo das Trevas ou Inferno).
O diretor Katsumata disse “se a base é entrar no ‘Meikai’, não seria melhor mais brilho?”. Então, a base do Meikai foi desenhada com brilho. Reduzimos um pouco o brilho do que se poderia considerar “normal” das cores, a tela praticamente não poderia ser vista com tanta escuridão, o próprio cenário era sombrio, por isso foi planejado para que se pudesse ver quase “normal”.
É, o capítulo 1. Tem mais né? Falar só da interminável parte do “rio Senzu” (N.T.: o rio do mundo dos mortos no budismo), a travessia de barco do Rio Aqueronte. Hmm…É banal (riso forçado).
“Meikai-hen Zenshô” 2º Episódio – Um tribunal silencioso
Direção Técnica: Noriyo Sasaki
A história começa a se mexer a partir do 2º episódio, passei o bastão da seleção das cores para (Tomoko) Kohioki. Ela ficou encarregada das cores daqui até o episódio 6.
O sistema de cores dos Espectros, a linha de indicações básica já tinha sido criada desde a série anterior, era basicamente colorir as imagens conforme as imagens do mangá original (por exemplo, se o cabelo no mangá fosse preto ou se fosse branco, etc.), as cores deveriam fazer referência ao mangá original. Como o Rune, “guest-character” (N.T.: personagem convidado) do episódio 2 tem o cabelo prateado.
“Meikai-hen Zenshô” 3º Episódio – O Lendário Cavaleiro (Saint) Orphee
Direção Técnica: Tomoharu Katsumata
Primeiro, a cena de Pharaoh e Cérbero, os planos continham algo das cores básicas do Meikai. Se a cor básica da Armadura de Pégaso do Seiya é branco, qualquer coisa assim em um espaço preto faz alguém ficar zonzo (riso forçado).
Então, quando as cores básicas de cada cena foram decididas, a Armadura de Pégaso tinha sempre o seu padrão. Pode-se dizer que o ponto acabou sendo o quanto reduzir do branco.
Isso mesmo, o Orphee de Lira aparece no 3º episódio, sua base é quase o branco também.
Mesmo tendo muitas cenas de “técnicas especiais” nas lutas de “Seiya”, é regra da série que a cor especial do personagem seja usada para colorir o “espaço da técnica especial”. Quanto à este episódio 3, ambos os lados usam uma técnica especial com as cores de cada lado, ajustando um pouco até a metade, ao dispor-se a técnica especial, a aura é liberada, aplicada a cor do personagem com um pequeno contraste ao sistema normal, produzindo sua cor especial no espaço só do lado que disparou a técnica, dizem que também produz uma brisa.
A propósito, o “boom” e a explosão, assim como os danos causados foram feitos com o processo HCM, isso também foi arranjado.
“Meikai-hen Zenshô” 4º Episódio – Orphee, o triste réquiem
Direção Técnica: Yû Nobuta
No Meikai com um cenário tão sombrio, o local onde Eurydice está aprisionada nos episódios 3 e 4 é um iluminado jardim de flores. A personagem foi desenvolvida para ter brilho.
Entretanto, o efeito de quando Seiya e os outros lutam em um espaço brilhante não é fácil de fazer na tela. Isto é consideravelmente difícil. Então, quando a luta começa, é feita a imagem de um espaço, leva-se em conta o efeito de luz com que se faz brilhar. Essa tarefa é a mesma usada com o Elysion-hen.
“Meikai-hen Zenshô” 5º Episódio – Hades! Possessão assustadora
Direção Técnica: Tomoharu Katsumata
A sala do Rei das Trevas Hades. Aqui está o equilíbrio das cores básicas dos personagens, na verdade é minha parte preferida, a melhor. O brilho é reduzido para que a textura das cores apareça ainda melhor. Ficou legal (risos).
Colocar brilho ao redor do trono e de sombra na parte da audiência, a alternância caiu muito bem.
E o Hades com “a cara do Shun”. a cena de destaque dessa produção pode ser chamada de “Hades Shun”(risos). Naquele momento, o Shun de Andrômeda que era um pouco rosado, bem corado de seu sangue, fica pálido como se perdesse o seu sangue ao ser possuído por Hades.
“Meikai-hen Zenshô” 6º Episódio – Batalha violenta! O caminho até a Judeca
Direção Técnica: Tomoharu Katsumata
A cena fica apropriadamente tensa quando um dos Cavaleiros de Ouro aparece na tela. E o roxo predomina sobre a cor cinza de Rhadamanthys e os outros 3 Juízes do Meikai quando se encaram, até reluz mais (risos).
E aí vem a estrela principal, surge o Ikki (risos). Apesar da aura de cada um dos 5 Cavaleiros de Bronze estarem em todos os processos de fotografia, essa aura laranja que o Ikki de Fênix tem, parece a melhor dos 5, é a que fica mais bonita na tela. É como se ele fosse o mais forte de todos (risos).
* * *
Bom, já chega de se prolongar nesses 6 episódios, os últimos 2 foram um pouco, ou devo dizer muito, díficeis de colocá-los na agenda.
Mesmo assim, foi o começo do “Meikai-hen”. Com o fim do “Zenshô”, dá para se pensar em várias coisas, vou começar a preparar os comentários seguintes.
SEGUNDA PARTE (originalmente publicada por Tsujita em 06/08/08)
“Meikai-hen Kôshô” 1º Episódio – Castigo divino! O Grande Eclipse
Direção Técnica: Tomoharu Katsumata
Após o “Zenshô” (primeira parte) acabar, foi iniciada pouco depois a produção do “Kôshô” (última parte), mas pensando muito sobre o final do “Zenshô”, a “maneira de fazer” mudou um pouco.
A maior das mudanças foi a textura nas Armaduras. dando uma textura material à imagem, o processo de dar acabamento ao colorir o cell, adicionando o reflexo da luz e diminuindo a sombra de forma natural, foi um trabalho manual. A equipe de efeitos especiais se encarregou deste trabalho.
A partir deste “Seiya”, a imagem tornou-se o ponto, a textura era aplicada apenas em uma quantidade limitada de quadros, ao ser colorida, a cell é fotografada. No entanto, afinal de contas, as imagens que não receberam textura têm a aparência de um quadro borrado, mas com a sensação de colorido digital. Foi crucial, em especial, para a Armadura branca do Seiya, que é o protagonista.
Eu ficava pressionando de todos os lados, “ora, vamos aplicar a textura em todos os personagens, todos os quadros!”, eu ficava implorando que todos os quadros passassem pelo processo de textura.
Assim, depois de conferir como ficaram as cores, todos os quadros são passados ao sr. (Toshio) Katsuoka, chefe da equipe de efeitos especiais de Seiya, sob sua supervisão, o processo de textura com o pincel é realçado.
Ao olhar depressa o 1º episódio pela primeira vez, sr. Araki disse “acho que seria bom aplicar o pincel em tudo”, “Vou aplicar em tudo! (risos)”, eu disse. “Então, dê o melhor com esses desenhos!”, naquele momento, eu fiquei contente com a cara de satisfação do sr. Araki.
“Meikai-hen Kôshô” 2º Episódio – Ikki! Punho da lamentação
Direção Técnica: Tomoharu Katsumata
Por conta da fuga da Kohioki, que eu tinha pedido para cuidar da seleção das cores no “Zenshô” (risos), eu fiquei encarregado de toda a seleção de cores do “Kôshô”.
Nos episódios 1 e 2, a história avançava, tendo como centro o “Hades Shun”, Ikki e Pandora. O desenvolvimento foi realmente simples (risos). Porque brincamos com várias pequenas técnicas.
Uma delas foi a cena em que Ikki fala sobre Andrômeda para Pandora. A imagem de Andrômeda acorrentada da mitologia deveria coincidir com a imagem do rosto de Shun, a cor de oliva dos cabelos da Andrômeda mudava para a cor verde do cabelo do Shun. Não houve sobreposição com especificação de fotografia. Quando uma cor vem depois da outra, dá essa impressão, o que mais eu poderia dizer? Foi divertido por um momento (risos). Mesmo não havendo uma designação da direção em especial, às vezes eu adiciono uma marca através da “cor”como esta. Assim também, é feita uma especificação de cores por conta própria.
“Meikai-hen Kôshô” 3º Episódio – Atena! Sacrificando sua vida
Direção Técnica: Nobutaka Nishizawa
A alma de Hades deixa o corpo de Shun por causa da Atena, no começo, pensamos em fazê-lo como uma luz branca, tal qual o ectoplasma como massa branca do mangá original, de todo jeito, essa atmosfera não ficaria boa com os outros. Então o Nishizawa disse “você deveria fazê-lo com uma cor que passasse a sensação de maldade”. Por isso a aura de Hades ficou vermelha em um esquema azul escuro, assim foi o processo.
“Meikai-hen Kôshô” 4º Episódio – Ikki! Punho da lamentação
Direção Técnica: Noriyo Sasaki
Finalmente o Seiya consegue escapar do Cócito e vai ao “Muro das Lamentações”. O esquema das cores básicas dos personagens perante o “Muro das Lamentações”, na verdade, é o mesmo tom de cores da “sala de Hades”. Particularmente, eu gosto desse equilíbrio do tom das cores. Quando foram dispostas ao acaso as amostras de tons de cores no quadro de arte (decoração do cenário), acabei deixando exatamente aquelas mesmo (risos).
Ah, os tons de cores do Cócito também eram meus favoritos.
“Meikai-hen Kôshô” 5º Episódio – Reúnam-se! Armaduras de Ouro
Direção Técnica: Tomoharu Katsumata
É claro, são as Armaduras de Ouro! (risos). Seja como for, as Armaduras de Ouro são o destaque da tela.
Apesar de forçar a “textura em todos os quadros” do “Kôshô”, como esperado, o esquema da produção continuava deixando para o final, só algumas pitadas eram dadas. Mesmo assim, foi possível dar a sensação de qualidade nas Armaduras de Ouro (riso forçado). A equipe de efeitos especiais foi persistente até o fim nesses 2 últimos episódios em especial. Agradeço à eles, também.
“Meikai-hen Kôshô” 6º Episódio – Adeus! Cavaleiros de Ouro
Direção Técnica: Nobutaka Nishizawa
Finalmente, o último do “Kôshô” também. Exatamente, “Adeus! Cavaleiros de Ouro”… Nossa, que conversa longa diante do “Muro” (riso forçado). Esta é a ponte para o “Elysion-hen”.
E, aqui também, o Ikki, a grande estrela, aparece no final (risos). O cara é mesmo o gostosão (risos).
* * *
Tantas coisas que aconteceram no “Meikai-hen”, dentre elas a “mudança do elenco”, mesmo assim conseguimos concluí-lo.
ÚLTIMA PARTE (originalmente publicada por Tsujita em 07/08/08)
“Elysion-hen” 1º Episódio – Batalha mortal até os Elísios
Direção Técnica: Tomoharu Katsumata
Agradeçam ao sr. (Yûki) Akimoto que “adora o Ikki” pela seleção de cores a partir do episódio 1 do “Elysion-hen”. É, mesmo eu sempre me encarregando do 1º episódio, cometeram o erro de convocá-lo para trabalhar na reunião do 1º episódio (riso forçado). Por isso ele disse “tá, aceito!” (riso forçado). Então, Akimoto cuidou da seleção de cores de todos os episódios.
O 1º episódio ainda passa pelo “Muro das Lamentações”. O plano de cores feito desde o “Meikai Kôshô” foi utilizado.
“Elysion-hen” 2º Episódio – Os deuses da Morte e do Sono
Direção Técnica: Tomoharu Katsumata
Finalmente, a partir do episódio 2, o cenário muda para os Elísios. É drástica a mudança do Mundo das Trevas (Meikai) para Elísios (Elysion), que é um mundo radiante, repleto de luz. Para dizer a verdade, é muito trabalhoso.
Apesar da situação de “Seiya” de estar constantemente partindo para lutar, seus punhos estão sempre prontos, mas ao invés de se lançarem como nas artes marciais, sua principal forma de lutar é disparando projéteis de luz. Por isso, o efeito na tela aparece melhor em um espaço preto.
Na reunião técnica do 1º episódio, eu sugeri “façam as lutas no espaço o máximo possível”, o objetivo proposto era fazer um espaço preto como a imagem do espaço sideral, o processo de fotografia da luz seria mais fácil também.
Então, a partir do 2º episódio, finalmente, aparecem Tânatos e Hipnos.
Na verdade, os dois apareceram na abertura junto com Hades e suas Sobrepeliz (Surplices) desde o “Meikai-hen Zenshô”. Disseram para “não mostrá-los até que aparecessem nessa fase”, por muito tempo, do “Meikai-hen” até estes 2 episódios do “Elysion-hen”, tudo foi feito de acordo com aquelas silhuetas, no começo, quando a abertura foi feita no “Meikai-hen Zenshô”, os tons de cores dos dois já estavam quase acertados.
De qualquer forma, adoro esses dois. Dentre as Armaduras e Sobrepeliz que apareceram até aqui, são as melhores para mim.
A propósito, nas aberturas do “Zenshô”, “Kôshô” e “Elysion-hen”, nós fizemos algumas pequenas alterações (risos). Mesmo sabendo que a tendência é pularem a abertura ao verem os DVDs (risos), será que estariam interessados em darem uma olhadinha nelas e compará-las? (risos).
“Elysion-hen” 3º Episódio – Reforços de Ouro
Direção Técnica: Nobutaka Nishizawa
Apesar de “Seika” ser a irmã mais velha do Seiya, não havia um desenho exato estabelecido para ela até então, mesmo ela tendo aparecido de relance no “Meikai-hen”, seu capuz e suas cores foram decididas com base nos genga (N.T.: desenhos chave da animação) que surgiram naquela época. Então, agora, o estabelecido não apareceu, no final das contas (riso forçado). As disposições de coloração foram feitas a partir dos genga para serem usados nesta fase. Falando em estabelecimentos que não existiam, na verdade, coisas como o Geki de Urso também não existiam, esqueceram de fazer a seleção de cores antes da colorização digital (perplexo), pediram ao Akimoto para que ajustasse essas mudanças em todas as telas.
Então, o Santuário onde Seika e os outros estão, assim como as cores dos personagens, gradualmente escurecem com o avanço do eclipse solar.
“Elysion-hen” 4º Episódio – A Lendária Armadura Divina
Direção Técnica: Tomoharu Katsumata
Finalmente, aparece a Armadura Divina (God Cloth).
Seu esquema de cores é original da versão do anime. Apesar das cinco terem disposição de cor totalmente douradas no mangá original, de todo jeito seria exagerar muito nos Cavaleiros de Ouro. Na verdade, no final do 3º episódio, Seiya e os outros usam as Armaduras de Ouro, mesmo mudando só um pouco, ainda não seria fácil diferenciá-las na tela.
E ainda, eles lutaram tanto até então com suas Armaduras, eu quis colocar as “cores” de cada um dos cinco para seguir essa impressão. Os cinco juntos tiveram cores esbranquiçadas como base de suas Armaduras Divinas, cada “cor” foi tratada com sua sombra de cor.
Esse tom de cor da Armadura Divina, na verdade, já tinha aparecido no filme (dirigido por Shigeyasu Yamauchi) “Saint Seiya Tenkai-hen Josô” (N.T: Saint Seiya Prólogo da Saga do Céu). Na era mitológica, a Armadura que estava no corpo do único Cavaleiro que feriu Hades era essa Armadura Divina. Não é? Não concordam que conecta-se perfeitamente? (risos).
As roupas que ficam por baixo são todas brancas. Eu queria destacar o equilíbrio das cores próprias das Armaduras Divinas e a chamada divindade de uma “Armadura Divina”. Então, fiz todos terem as roupas brancas.
Seiya veste pela primeira vez sua Armadura Divina no 4º episódio, (Misako) Ogata da fotografia se esforçou muito nessa cena. Eu falei “a aura borbulha da Armadura Divina” para dar alguma forma. Foram feitos repetidos testes de fotografia, além disso, Ogata fez vários retoques por conta própria.
“Elysion-hen” 5º Episódio – Hades, o Rei das Trevas! Despertando da Mitologia
Direção Técnica: Nobutaka Nishizawa
(N.T.: O título deste OVA foi traduzido conforme o que o próprio Tsujita escreveu. Originalmente, o título do OVA é apenas “Despertando da Mitologia”).
“Elysion-hen” contou com espaço suficiente da agenda, mesmo assim o 5º episódio e o último ficaram ainda muito apertados na agenda, como era de se esperar. Minha nossa, essa é a sina dessa área da animação (riso forçado).
A alma de Hades vai para cima do mausoléu de Hades, essa foi uma técnica da equipe de efeitos especiais. Não usaram 3D, a matéria bruta é feita, usualmente, no esboço, a impressão de transparência foi produzida, basicamente, com trabalho manual. A aura de luz foi colocada ali com a fotografia.
Não apenas a “alma de Hades”, mas também o “vaso” recebeu totalmente o processo de textura do pincel das mãos da equipe de efeitos especiais. Naturalmente, as pedras arrebentadas, as flores do jardim dos Elísios, os efeitos das lutas de Seiya e os outros, etc., todo esse tipo de coisa teve a mão da equipe de efeitos especiais. Enfim, a força da equipe de efeitos especiais foi indispensável em “Saint Seiya”.
Mesmo a tensão aumentando, gradualmente, até o final, a quantidade de trabalho e os detalhes não diminuíam. Além disso, o tempo se esgotava rapidamente. Mesmo assim, nos mantivemos firmes até o fim.
Desde o “Meikai-hen Zenshô”, eu insistia em dizer “vamos colocar textura em todos os personagens, em todos os quadros!”, apesar de ter havido um pouco de resistência (risos), sou muito grato à equipe de efeitos especiais, persistimos juntos até conquistarmos à vitória!
“Elysion-hen” 6º Episódio – Para um mundo repleto de luz!
Direção Técnica: Tomoharu Katsumata
A última Armadura assumida por mim foi a “Armadura de Atena”.
Afinal, acho que as Armaduras Divinas de Seiya e os outros e a “Armadura de Atena” ficaram melhor não sendo igualadas, o esquema de cor dourada foi usado também na base das Armaduras Divinas, mas foi distribuído um tom de cor esbranquiçado feito os das Armaduras Divinas para pintar as bordas da Armadura (de Atena). Esta “Armadura de Atena” também ficou uma Armadura dourada deslumbrante bem como a cor estabelecida no mangá original. Aqui deu para juntar bem o esquema de cores próximo a cor do mangá original.
“Tânatos”, “Hipnos”, “Armaduras Divinas” e “Armadura de Atena”. Dentre todas as Armaduras e Sobrepeliz que apareceram até o Elysion-hen, essas são minhas mais favoritas (risos).
* * *
Um ano e meio se passou desde o começo da produção até a conclusão da “Saga de Hades – Elísios”, com isso chega ao fim a animação de “Saint Seiya” que era continuada há tanto tempo. O “grupo Saint Seiya” se dissolveu.
Hades foi derrotado, Atena e os Cavaleiros salvaram a Terra da crise. Para onde eles irão depois disso? O que aconteceu com Atena? Seiya sucumbiu? Ahh, eu quero fazer essa continuação!
“Só não sei quando será…”. Após o fim da primeira edição da equipe do último episódio, o (Kôhei) Ohara-kun, responsável pelos projetos, nos saudou. “Até a continuação que queremos fazer! ‘Saint Seiya’ ! “. Eu ficarei esperando por esse dia.
Pior animação que já assisti. Esse verme japonês gostou dessa merda. São os piores OVAS da história de Saint Seiya.
Produção capenga e pobre, efeitos especiais bizarros, além claro, dos péssimos traços de animação esquecidos em Hades Santuário, sem dúvida, os melhores capítulos de Saint Seiya, 13 obras de arte. É lamentável o que fizeram com os OVAS de Hades Inferno/Elíseos, Faltou maior critério para animar. Espero que nunca mais animem Saint Seiya com esse Staff ridículo, ainda comemoraram, é inacreditável.
Não poderia ser diferente. Eles nunca iriam declarar publicamente o contrário, e dentro do trabalho deles com as cores, ele fez o seu melhor como outros membros da produção. Eles sempre comemoram ao final de toda produção. E Tsujita esteve presente da equipe desde a série clássica, é muito desrespeitoso se referir a ele (ou a qualquer outra pessoa) como “verme”. Concordo que a qualidade dos OVAs de Meikai e Elysion não tiveram o mesmo nível da fase Junikyu, mas não vamos perder a compostura por isso.
Concordo de forma menos agressiva com o comentário do ricardo. A qualidade caiu… despencou! Mas, ainda assim, em se tratando das cores, estas fases ficaram tão bonitas quanto se poderia esperar. Acho que, caso não tivessem usado tantos efeitos especiais e colorização digital, os cenários poderiam ter ficado os melhores dentre todos os já apresentados em Os Cavaleiros do Zodíaco.
A correria do prazo para entregar também foi outro grande inimigo. Se estas fases fossem tratadas como episódios de TV ao invés de OVA, ou seja, se tivessem mais tempo para desenvolver a história, certamente teríamos outras fases tão queridas quanto Asgard é para os fãs.
Mas, mesmo dentro deste turbilhão de emoções, ainda nos brindaram com essa cor linda e exclusiva para as Armaduras Divinas e de Atena no anime. Cá entre nós, muito mais interessantes do que as versões douradas do mangá.