Estamos nos aproximando do final do ano de 2017 e pouco se sabe sobre os 3 projetos (anime de Saintia Sho, o filme live-action e a nova série em computação gráfica da Netflix) até então anunciados desde dezembro de 2016.

Enquanto esperávamos, Kurumada anunciou rapidamente o projeto de um novo mangá, “Saint Seiya Episode Zero”.

Anúncio da Champion Red publicada em 17 de novembro de 2018.

Este projeto trata-se de uma história focada nos acontecimentos do nascimento de Saori e a batalha de Aiolos de Sagitário para salvá-la. Será uma série curta, com apenas 3 capítulos, começando a partir da edição publicada em 19 de dezembro (com capa de Saint Seiya, algumas páginas coloridas e até um calendário especial de brinde.

No entanto, até lá, teremos anúncios de “grandes novos projetos” para o futuro na Tamashii Nations 2017 (entre os dias 1 e 3 de dezembro, com uma prévia para algumas pessoas já em 30 de novembro), em que pode ser abreviada a espera dos fãs por alguma novidade concreta sobre os 3 projetos inicialmente prometidos.

Em entrevista do site Gokin.it, os membros da Bandai, Ryuzo Noda, chefe de vendas globais e equipe de marketing do departamento de colecionáveis, e Daiki Fukaura, membro do mesmo departamento, comentaram sobre as últimas edições do evento Tamashii World Tour e, ao serem perguntados sobre a existência de planos para o lançamento de produtos ligados a um ou mais dos 3 projetos mencionados, foi respondido o seguinte:

Claro, já temos planos em mente e gostaríamos de lançar tantos produtos quanto possível e oferecer aos fãs o que eles querem. No entanto, como fabricantes da marca, temos que fazer escolhas e seleções. Nosso trabalho é satisfazer os fãs e isso não é apenas sobre “o que lançar”, mas “como lançar”. O relacionamento com a forma de lançar serve um contexto apropriado; por exemplo, Siegfried foi exibido pela primeira vez no México na etapa da World Tour na América do Sul. Então, temos planos, mas primeiro devemos pensar em outras prioridades, como permitir que os fãs completem suas coleções e lancem os EX asgardianos e novos Cloth Myth clássicos. Além disso, como aconteceu com Soul of Gold, poderíamos preparar algo especial para esses projetos no próximo evento.

A pergunta seguinte instiga os membros da Bandai a dizerem o que eles acham sobre a série de Saint Seiya produzida pela Netflix, o que foi respondido:

Será algo completamente diferente da série clássica de Saint Seiya, justamente porque será feita pela Netflix. Eu acho que a Netflix está se concentrando mais nas novas gerações do que nas relacionadas à série clássica. A essência do projeto, portanto, deve se prender a essa reboot para os dias de hoje, com a consequência de ter um look mais da moda e, portanto, mais elegante com cenas de ação mais nítidas e incisivas. Na próxima Tamashii Nations 2017, você saberá mais.

Ao serem lembrados sobre o quanto os fãs adoram a arte e o estilo visual da série clássica, foi esclarecido o seguinte:

Sim, estamos plenamente conscientes. Nós sabemos que é a pedra angular dos fãs do clássico Saint Seiya, mas esse reboot também é importante na tentativa de engajar novas gerações, com o objetivo de torná-los apaixonados pela marca Saint Seiya. Como a cultura de anime e mangá está crescendo, acreditamos que é o momento certo para lançar esse projeto. Se, no entanto, lançarmos um produto para uma nova série sem ter um feedback dos novos fãs, seria uma falha, e isso não é o que queremos. O objetivo, portanto, é envolver novos fãs, lançando seus produtos apenas quando esses fãs estiverem prontos para ter um interesse coletivo por eles. Obviamente, teremos em mente também os fãs da série clássica.

Essa estratégia da Bandai não é novidade, e os entrevistados chegaram alfinetá-los ao perguntar se essa esperança de envolver uma audiência mais jovem através de um novo anime mais atual que gerariam novos produtos seria o mesmo ocorrido na produção de “Saint Seiya Omega”, o que foi respondido com um risinho.

Depois disso, eles confirmaram que há a possibilidade de não apenas lançar deuses como Abel e Éris, como também de seus guerreiros, e que se dedicarão a lançar personagens ainda não lançados, mas fazendo a ressalva que “tudo isso será possível se o mercado for favorável e os fãs quiserem isso”. O mesmo feedback dos fãs pode determinar um possível lançamento do Cloth Myth EX da versão Espectro de Sion de Áries com trajes do Mestre, ao estilo “Saga Saga Premium Set”, que inclusive teria sido bem-sucedido em vendas conforme os próprios entrevistados. E eles ressaltam que o momento é propício para lançamentos da linha Cloth Myth EX e terminam a entrevista prometendo que os fãs não ficarão desapontados com os anúncios da Tamashii Nations que ocorrerá em dezembro.

Vale lembrar que entre 7 e 11 de dezembro, haverá a Comic Con Experience 2017 em São Paulo, onde estas e outras novidades poderão ser mostradas aos fãs brasileiros, que tem uma reconhecida relevância para Kurumada e as empresas por trás de Saint Seiya.

 

Fontes: XI THE FROG, Saint Seiya Official e Passion4Fun via Gokin.it.