Olá, pessoal.

Depois de muito tempo, resolvi fazer a análise do segundo DVD-box japonês lançado em dezembro de 2012.

Mesmo sendo um simples relançamento (lembrando que ao longo de 2003 a série saiu no Japão pela primeira vez em DVD), por ter comprado o volume I (confiram a análise dele aqui) eu não poderia deixar de comprar esta versão. E mesmo tendo comprado posteriormente os antigos DVD-boxes e agora, em 2014, tendo adquirido os espetaculares blu-rays, não me arrempendo de ter comprado este item. Mas vamos deixar para comentar sobre os blu-rays em julho deste ano (confiram nossa página no facebook para ver as novidades sobre eles, temos já muita coisa legal lá). E vamos ao dvd-box.

Descrição:

Número de discos: 09 (todos dual-layer)
Peso: 1030g
Código: BCBA-4451
Tempo de duração: total de 1305 minutos
Formato: NTSC
Código da Região: 2 (Japão, Europa, Oriente Médio e África do Sul apenas)
Legendas: nenhuma
Áudio: Japonês Dolby Digital Mono
Tamanho da tela: Standard
Codificação: MPEG-2

Valor 26250 ienes , Lançamento: 21/12/12

 

Como já comentei na análise do box I, a Bandai Visual reciclou o conteúdo que já havia nos dvd-boxes mais antigos. Os mens apresentam um sutil diferença em relação e o maior bônus é a ilustração da caixa produzida por Michi Himeno, o que realmente faz desse box um belo enfeite por si só. Seguindo a linha da ilustração do box I, lançado no mês anterior daquele ano de 2012, tomando como base o conceito melancólico do último encerramento do anime (aquele com a canção “Blue Dream”). Havia uma lenda entre os fãs de que no passado, quando os episódios passavam na TV Asahi, haveria uma cena final pós-créditos mostrando o Mestre Ancião pressentindo a chegada de Hades, mas isso não é verdade mesmo.

Screenshot da última cena do box: o encerramento Blue Dream que serviu de temática para as ilustrações dos boxes de 2012.

Tal qual o box anterior, mesmo tendo a mesma quantidade de discos dos boxes de 2003, os mesmos foram dispostos em menos caixas internas. Por isso, dentre as capas do passado, desenhadas pelo finado Shingo Araki e por Michi Himeno, duas delas ficaram de fora. Eis as capas que foram mantidas neste box II:

Seguindo a mesma linha das capas anteriores, as capas correspondem a cada fase do anime. Este box contém os episódios 61 ao 114, portanto as capas abrangem o final das 12 Casas, as novas Armaduras usadas em Asgard e os momentos finais da saga de Poseidon.

O segundo box contém 54 episódios, menos que a caixa anterior que tem 60. E isso não diminuiu o valor do box, o que achei um absurdo na época. Os japoneses não são bobos, sabem que esse segundo box reúne os melhores momentos da série. Por mais que a primeira caixa tenha alguns bons momentos como o memorável primeiro episódio, as lutas contra Ikki e os Cavaleiros Negros, as batalhas contra os Cavaleiros de Prata e o início das 12 casas, ainda assim o clímax final da batalha do Santuário está aqui. De quebra há a saga de Asgard e Poseidon completas.

Reforço o que disse na análise anterior: não percebi diferença de qualidade (talvez pessoas com mais experiência em vídeo possam me corrigir). Os episódios mantém a mesma estrutura original japonesa, com a abertura (Pegasus Fantasy/Soldier Dream versão Asgard e versão Poseidon), títulos originais, eyecatches, encerramento (Blue Forever/Blue Dream) e previews dos próximos episódio, sem quaisquer extras.

Igualmente, não há booklets presentes nos DVDs do passado, e os menus seguem o mesmo estilo do box anterior, ou seja, mesmas imagens de personagens e cores diferentes.

 

 

Para finalizar, repito as palavras da minha análise do box anterior: quem comprou os boxes passados está bem melhor servido. Preferiria ter os boxes antigos (Acabei comprando todos os boxes antigos também ao longo dos anos que se seguiram a esta análise – Pegasus Box, Dragon Box, Andromeda Box, Cygnus Box, Phoenix Box), o conteúdo é basicamente o mesmo, mas com mais capas e com os booklets. Ainda havia uma edição limitada com bonecos da linha Saint Cloth Series. Os japoneses ficaram impressionados com o valor destes boxes relançados, e realmente são baratos em comparação aos preços dos antigos. De todo modo, isso fez quem não conseguiu comprar no passado correr para garantir o seu. Eu comprei mais pela nostalgia e por achar que a série merece ser apoiada.  Sou fã confesso do anime, foi por causa dele que virei fã da obra e consigo apreciar ainda hoje o anime, mesmo com todos os seus defeitos.

Estou preparando uma super análise das mídias em que os filmes foram lançados, mas a próxima talvez seja o review do blu-ray box.

Até a próxima!